11 filmes que tod@ (futur@) administrador/a precisa ver!

By Comunicacão FAPPES 2 meses ago

Engana-se quem acredita que a inspiração para o desenvolvimento na carreira de Administração só se dá no mundo acadêmico e no dia a dia corporativo.

Além dos meios tradicionais, existem filmes para administradores que podem oferecer uma visão mais ampla da profissão.

Ou seja: em uma mistura de entretenimento e informação, você consegue entender a realidade profissional que espera por você e as responsabilidades da profissão.

Aprenda, então, como esses 11 filmes para administradores podem ajudar no seu desenvolvimento profissional! Prepare a pipoca!

1. Invictus (2009)

Sob a direção do veterano Clint Eastwood, e com Morgan Freeman no papel de Nelson Mandela às vésperas das eleições presidenciais da África do Sul, Invictus dá uma aula de empreendedorismo ao mostrar o líder sul-africano aproximando-se do time nacional de rúgbi.

A ideia pode até parecer absurda inicialmente, mas o filme explora o cenário político e econômico do país com maestria, apontando as qualidades que um coach deve desenvolver para unir equipes e orientar cada um para almejar os mesmos objetivos.

2. Amor sem Escalas (2009)

Jason Reitman, que vem acumulado notoriedade em Hollywood pela preferência por histórias pouco convencionais, coloca George Clooney no papel de um profissional cuja função é ir até as empresas para demitir os seus funcionários.

O embate do filme se dá por meio da contratação de uma profissional (Anna Kendrick) que promete revolucionar o setor com um sistema de videoconferência para demissões, o que aumentaria a produtividade, reduziria os custos e otimizaria a logística.

Soa familiar para você que está à procura de uma boa faculdade de administração? Pois é, trata-se da ruptura dos modelos tradicionais e como lidar com essa transição.

Bateu curiosidade? Aproveite que o filme está no catálogo da Netflix!

3. Nação Fast Food (2006)

Dirigido por Richard Linklater, o longa cutuca a ferida de uma indústria polêmica e de grandes consequências à saúde da população: a de fast foods.

A trama gira em torno do esforço de um executivo em apagar as crises de imagem que a sua empresa passa — como a presença de coliformes fecais na carne e o uso de imigrantes ilegais como mão de obra.

A perspectiva clara do enredo está na seguinte avaliação: até que ponto podemos chegar para visar os lucros? E, em contrapartida, é uma tremenda lição para os administradores sobre como não conduzir os negócios.

4. Jobs (2013)

A figura à frente da revolução que a Apple empreendeu nos últimos anos é por si só uma aula para os futuros administradores.

Acontece que Steve Jobs é muito mais que isso, e, no filme que leva o seu sobrenome, passamos por diversas situações até a construção de um império que dita muitas das regras do setor de tecnologia.

Vale a pena, também, pela caracterização bem feita de Jobs por Ashton Kutcher, que fugiu bravamente dos convencionais papéis de comédia que protagoniza.

E você pode assistir ao filme o quanto antes, pois ele está no catálogo da Netflix.

5. O Discurso do Rei (2010)

O filme de Tom Hooper é inspirado no momento em que o então rei da Inglaterra, George VI, procurou o auxílio de um terapeuta para controlar a sua gagueira — um impedimento grave em seus discursos públicos.

A mensagem mais nítida da produção está na relevância em formar líderes que saibam — e consigam — se expressar, independentemente das dificuldades. Além disso, há uma lição a ser aprendida, que é a de não abaixarmos a cabeça para tudo.

Por exemplo: o terapeuta se mantém firme em sua metodologia, mesmo que isso signifique tirar a realeza do sério — claro que com uma boa dose de inteligência e cautela, algo que todos nós devemos desenvolver.

6. Cidadão Kane (1941)

Filme indispensável para os estudantes de Comunicação Social, o filme de Orson Welles — considerado por muitas décadas como o mais relevante de todos os tempos — também conserva algumas lições para quem está em busca de bons filmes para administradores.

Podemos tomar como exemplo os dilemas éticos e como podemos nos portar diante deles — o que é determinante para o crescimento dos futuros profissionais em Administração.

7. Coach Carter (2005)

Os esportes seguem como grande lição de vida para diversas áreas profissionais. E, em Coach Carter, acompanhamos um ex-jogador de basquete que assume o desafio de comandar o time de sua antiga escola.

No entanto, o obstáculo que o separa do sucesso está na desmotivação dos alunos e do corpo docente. As lições que se seguem estampam as qualidades que um líder deve desenvolver para guiar seus colaboradores aos resultados — e a se sentirem parte das mudanças.

Dica: o filme também se encontra no catálogo da Netflix!

8. Monstros S/A (2001)

Hora de encher a sua tela de cores e criaturas fofas e peludas — e algumas assustadoras. E, caso você ainda não entenda como a animação Monstros S/A faz parte de nossa lista de filmes para administradores, nós explicamos!

Ironicamente, a lição do filme reside na gestão de pessoas cada vez mais humanizada (ainda mais quando falamos em uma corporação regida e sustentada por monstros) — uma qualidade essencial para a criação de um ambiente de trabalho motivador e produtivo.

Vale, também, analisar o quanto a animação da Pixar (que faz parte do catálogo da Netflix) se estende a uma importante discussão: a resistência às mudanças que acaba estagnando os profissionais ao longo do tempo e que os coloca no lugar-comum de suas profissões, sem oportunidades de crescimento.

9. Chef (2014)

Excelente aula de empreendedorismo com uma pitada de bom humor, o filme dirigido e protagonizado por Jon Favreau explora a reinvenção de um chef que, após demitido, investe no modelo de food truck e coloca em ação a sua visão tão criticada pelos ex-chefes.

Além de ser o mais recente dos nossos filmes para administradores, Chef é uma preciosa aula para avaliarmos o negócio como um todo: foco não apenas na solução, mas no relacionamento com o cliente, no marketing e na crença em seus valores para obter êxito profissional.

Vale acompanhar de perto o desenrolar dessa deliciosa história. E, para isso, procure pelo filme na Netflix!

10. Maldito Futebol Clube (2009)

Outro filme que pode servir de inspiração aos futuros administradores e que usa como pano de fundo as lições que o mundo dos esportes nos dá.

Também baseado em fatos, o filme mostra a trajetória de um técnico que levou o seu time de futebol ao título do campeonato inglês.

A valorosa lição que podemos levar desse ótimo filme é que, ainda que o técnico conheça muito de futebol, ele não vai atingir o objetivo sozinho. É importante unir a equipe, motivá-los e capacitá-los a enxergarem aquilo que você acredita — e se deixar aprender com eles também.

11. Garota Exemplar (2014)

Por fim, acrescentamos um thriller de sucesso que, através da visão do diretor David Fincher, podemos observar o quanto os dilemas éticos cruzam o nosso caminho, e o quanto vale o peso de sua responsabilidade nas decisões tomadas.

Agora, que tal compartilhar nossa lista de filmes para administradores em suas redes sociais? Em seguida, marque @s seus/suas amig@s e preparem longas — e proveitosas — maratonas cinematográficas para discutirem outras lições que vocês podem absorver desses filmes!

Category:
  FAPPES

Comente

Your email address will not be published.