12 características de quem leva jeito para empreendedorismo

By Comunicacão FAPPES 3 meses ago

Se você é curios@, busca sair do convencional e tem o sonho de construir algo para fazer a diferença no mundo, provavelmente tem as características de um empreendedor/uma empreendedora de sucesso. A cada dia, mais pessoas se destacam com essa vontade de fazer um produto inovador e apresentar soluções diferenciadas para o mercado.

Algumas características pessoais já nascem com @s empresári@s, mas muitas podem ser aprendidas e adaptadas ao longo da vida. Tudo depende da vontade de ser melhor a cada dia e ter um objetivo a ser alcançado. Quer conhecer melhor as características de um empreendedor / uma empreendedora? Acompanhe nosso post e descubra!

1. Tem ousadia

Segundo dados obtidos em uma pesquisa feita pelo professor americano da Universidade de Harvard, Dr. David McClelland, a principal característica de um empreendedor/uma empreendedora de sucesso é saber utilizar os recursos que se tem.

Nesse sentido, ele observou que muit@s empresári@s são ousad@s. El@s não têm medo de tentar, errar e buscar outra solução para um problema. Diante das dificuldades, el@s buscam coragem para seguir em frente e ultrapassar obstáculos.

2. Procura oportunidades

@ empreendedor/empreendedora é capaz de observar as mudanças do mundo que @ rodeia e encontrar oportunidades com base nesses fatos. Sendo assim, el@ é proativ@ e está sempre em busca de oferecer novos produtos ou serviços para atender às necessidades das pessoas.

3. Encara obstáculos de frente

Muit@s empreendedor@s já faliram empresas, mas não se abalaram diante disso. Ao contrário: el@s aproveitaram o conhecimento obtido para arriscar novamente, investir em outra área e corrigir as falhas anteriores.

Sendo assim, quem pretende empreender deve ser capaz de encarar as dificuldades de frente, reavaliar as situações e mudar os planos quando for necessário. Muitas vezes, é necessário se esforçar acima da média para conquistar um objetivo.

4. Sabe liderar

A liderança é outra característica fundamental do perfil dess@ profissional. Ela pode já nascer com a pessoa ou ser desenvolvida. O principal fator é ter vontade de seguir em frente, saber orientar pessoas e estimulá-las a fazerem o melhor pela empresa. Ou seja, é preciso saber delegar tarefas, cobrar resultados e ser um/uma incentivador/incentivadora no ambiente de negócio.

5. Está dispost@ a correr riscos

Se você pretende empreender, deve estar dispost@ a correr riscos. Porém, muitos deles podem ser calculados. Ou seja, é possível fazer testes antes de lançar produtos, consultar pessoas próximas e controlar as finanças do negócio.

O importante é saber tomar decisões com base nas informações que possui para diminuir as chances de erro e, ao mesmto tempo, estar dispost@ a encarar os desafios sem titubear.

6. É comprometid@ com o que faz

Sem comprometimento não se chega a lugar algum. Por isso, um/uma empresári@ de sucesso deve saber que, muitas vezes, precisará sacrificar compromissos pessoais para alcançar seus objetivos.

Muitas vezes, @ empreendedor/empreendedora trabalhará mais do que os próprios funcionários, pois é el@ quem tem o maior interesse de entregar um produto ou serviço no prazo correto.

Sendo assim, el@ deve ser comprometid@, pegar as responsabilidades para si e orientar a equipe para fazer o melhor, pois está preocupad@ com a qualidade do produto ou serviço que entregará ao/à cliente.

7. Procura se manter atualizad@

Um/uma empreendedor/empreendedora deve se manter informad@ sobre o cenário econômico, político e social mundial. Também precisa coletar dados com seus/suas fornecedores/as, clientes e concorrentes.

No caso d@s concorrentes, el@ pode comprar um produto para conhecer o seu funcionamento, qualidade e prazo de entrega. Depois, deve fazer o mesmo teste com seu material, para fazer uma avaliação geral e saber como melhorar os seus processos.

8. Tem autoconfiança

@ empreendedor/empreendedora precisa ter confiança no seu negócio e ter autonomia para tomar decisões e agir nos momentos importantes. Deve confiar em suas opiniões, ser otimista, ter determinação e saber defender suas ideias diante dos outros.

Muitas vezes, el@ precisa transmitir essa confiança para @s outr@s funcionári@s a fim de obter apoiador@s.

9. Procura manter uma boa rede de contatos

O networking é fundamental para qualquer carreira, mas principalmente para quem pretende empreender. É por meio de bons contatos que se obtém indicação de clientes, fornecedor@s e investidor@s.

Ao manter uma boa rede de relacionamentos, também se consegue influenciar e persuadir mais pessoas, obtendo apoio para novos projetos e mantendo bons relacionamentos comerciais.

Para isso, é recomendável participar de cursos presenciais, eventos e se reunir com contatos para um café sem compromisso, por exemplo, mas que pode proporcionar uma troca de ideias.

10. Sabe se expressar

Uma característica fundamental para tod@ empreendedor/empreendedora de sucesso é saber se comunicar. Afinal, el@ precisa manter contato com clientes, colaborador@s e fornecedor@s.

Portanto, el@ deve transmitir ideias com clareza e objetividade. Caso não tenha essa habilidade, pode fazer cursos de comunicação para aprender a se expressar bem de forma verbal e escrita.

11. Estabelece metas e analisa resultados

@ empreendedor/empreendedora sabe que precisa definir objetivos e traçar os caminhos para alcançá-los. Sem uma meta definida, fica difícil compreender quais os passos essenciais para conquistar o sucesso em determinada área.

Depois de estabelecer as metas, é necessário fazer o planejamento para alcançar os resultados. Sendo assim, é preciso definir prazos e critérios para avaliação. As métricas identificarão em que aspectos @ empreendedor/empreendedora está acertando e o que deve ser modificado.

El@ também deve ficar atent@ às mudanças do mercado, taxas de câmbio e custos da matéria-prima, pois esses dados podem influenciar na avaliação dos resultados da companhia. Muitas vezes, será preciso adequar etapas ou ideias em função dessas situações para conseguir se manter competitiv@.

12. Busca o aperfeiçoamento

Uma característica de um/uma bom/boa empreendedor/empreendedora é saber que precisa melhorar sempre. Para isso, el@ investe em cursos profissionais, línguas estrangeiras, workshops, leitura de livros e outras maneiras que possa encontrar para se aperfeiçoar.

Afinal, el@ entende que, se não acompanhar as mudanças do mercado e não melhorar como profissional, correrá o risco de ficar ultrapassad@.

Como você viu, um/uma empresári@ de sucesso precisa ser autoconfiante, buscar o aperfeiçoamento, saber se comunicar e manter uma boa rede de contatos. Se ainda não possui algumas características, é só investir no aperfeiçoamento pessoal para seguir nesse caminho do empreendedorismo.

Gostou deste post sobre as principais características de um empreendedor/uma empreendedora? Aproveite para seguir as nossas redes sociais e receber as novidades na sua timeline! Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest!

Categories:
  Administração, Blog, Empreendedorismo, FAPPES, Graduação

Comente

Your email address will not be published.