O mundo já está cheio dos iguais

By Comunicacão FAPPES 2 anos ago

https://www.youtube.com/watch?v=CuX1Obs0vTQ&feature=youtu.be

 

Hoje vou falar sobre criatividade.

E aí? Ser criativo, hoje em dia, é importante?

Imagina se alguém quer contratar uma pessoa que tem sempre as mesmas ideias? Ou que pensa igual a todo mundo? Acho que não, né?

Então! Muita gente acha que criatividade é um dom e não é bem assim! Criatividade tem a ver com treino, com prática, com vontade, com exercício. Pois é!

Você já ouviu falar da “teoria do lado direito e do lado esquerdo” do cérebro? O lado esquerdo é aquele que está sempre deixando tudo “quadrado”, fazendo as coisas certinhas, seguindo uma ideia lógica, regras. O lado direito é o lado que deixa você mais “solto”, deixa você mais imaginativo. Os dois misturados estão ótimos! Os dois trabalhando em conjunto está equilibrado. Mas a maioria das pessoas deixam o lado esquerdo trabalhar um pouco mais e o direito, que é aquele que cria, que inventa, fica um pouco mais “preso” do que o lado esquerdo.

Então, uma dica boa para ser criativo é uma dica assim: Esqueça a palavra “não”. O maior inimigo da criatividade é a palavra “não”. Porque, quando você está criando algo, você fica com medo do que os outros vão pensar. Não você, todo mundo! Porque você fica pensando “Nossa, o que será que vão achar”? E sempre vão dizer “’Nããã’, isso não é tão bom”! ou “Isso? Ah, Nããão!” O “não” atrapalha, ele tolhe a criatividade. Então quando você tiver imaginando algo diferente, faça isso: Esquece o “não”! Deixa, em um brainstorming, o “não” do lado de fora. Combina com todo mundo que está criando com você que a palavra “não” é proibida.

A dica 2 para sua criatividade ser um pouco mais forte é “Olhe para o mundo de um jeito diferente“, você vai ver tudo como possível de mudança. Como assim? É assim, sim: Tudo pode mudar! Sabe aquela coisa: “Tudo se transforma, nada se cria.”? Pois é! Tudo se transforma mesmo. Porque as coisas já estão aí. Você olhou para tudo, você viu tudo e tudo que você vai criar tem a ver com aquelas coisas que você já viu. Você só está modificando, melhorando, juntando e reformando de um jeito diferente. Isso é criar. Olhar para tudo de um jeito que pode mudar. E aí, quanto mais coisas você olha, mais você junta na sua cabeça, e você deixa de um jeito que, a qualquer momento, pode ser usado de uma forma diferente.

 

Então são duas dicas: 1: Esquece o “Não”. 2. Olhe para tudo de um jeito que nada é definitivo, tudo é passível de mudança. E cria, vai criando. Cria para você mesmo, cria qualquer besteira, e aí vai treinando, treinando, porque, assim, uma hora você vai criar para o mundo.

 

Profa. Vanessa Dohme

Categories:
  Blog Acadêmico, Fappes
this post was shared 0 times
 000
About

 Comunicacão FAPPES

  (198 articles)

Comente

Your email address will not be published.