A sua carreira está nas suas mãos ou nas mãos de alguém?

By Virgínia Terra 2 anos ago

 

E aí pessoal, tudo bem?

Hoje nós vamos falar sobre carreira. E aí, você tem uma carreira? Está construindo uma carreira? Ela está na sua mão, ou na mão de alguém? Viemos dar algumas dicas para vocês pensarem na sua carreira.

Cada vez mais as organizações vivem em um ambiente de incerteza. O que significa que a necessidade delas por pessoas que pensem diferente e que sejam donas de si mesmo é mais importante. Dentro disso, a única certeza que nós temos é que cada vez mais as pessoas precisam construir a sua carreira baseada no seu propósito de vida, ou seja, a carreira vai refletir aquilo que é importante para você. Certo? Perfeito!

Significa, então, que sua carreira, ao invés de ser objetiva, ou seja: baseada no objetivo da organização, ela é subjetiva: baseada naquilo que você quer para você. Aquilo que faz sentido na sua cabeça e no seu coração. Ok?

E por que isso cada vez mais faz sentido? Antigamente os contratos entre empresas e pessoas eram de longo prazo, você ficava a vida inteira em uma organização. Hoje isso não acontece mais. Você vai passar por várias organizações. Para que você consiga fazer de forma bem-feita é necessário que você tenha competências que sejam transferíveis. O que que é “transferível”? Significa que aquilo que você sabe de uma organização você tem que conseguir vender para outra, tem que conseguir levar a outra organização.

Para que você faça isso com muito sucesso é necessário que você tenha três competências muito importantes:

1. O saber porquê
Ou seja, qual o sentido do seu trabalho? Qual o sentido da carreira? Qual o sentido do que você faz pra você?

2. O saber como
Quais são as habilidades que você tem que desenvolver para que você possa, de fato, desempenhar um papel numa organização, afinal de contas você tem que ser bem avaliado e considerado muito competente naquela organização.

3. O saber com quem
Ou seja, quais as pessoas que vão te ajudar a chegar no seu objetivo. Qual o tipo de relacionamento e quem são as pessoas que você vai ter que construir através desse tempo.

Para que você construa essas três competências é importante que você tenha outras duas capacidades. A primeira delas é autoconhecimento e a segunda é auto capacidade de aprender.

Carlos Eduardo Tieppo
Coordenador Acadêmico
Categories:
  Blog Acadêmico, Fappes
this post was shared 0 times
 000
About

 Virgínia Terra

  (32 articles)

Supervisora de Marketing - Comunicação

Comente

Your email address will not be published.