Em 201​6 vou virar empreendedor?

By Virgínia Terra 2 anos ago
É sempre muito prazeroso falar sobre empreendedorismo. A arte de empreender é algo desafiador e requer o desenvolvimento de competências e sobretudo saber viver com uma certa dose de risco e emoção. Certamente não é uma atividade que as pessoas devem buscar sem fazerem antes uma prévia análise do nicho de negócio, um estudo profundo das possibilidades de sucesso e sobretudo um plano de negócios consistente.

Estou impressionada com a quantidade de pessoas que desejam empreender. Final de ano então é a época que as pessoas mais fazem planos de mudança e sonham em abrir novos negócios…. Cada dia mais pessoas querem abrir o seu próprio negócio, ser chefe de si mesmo, ganhar muito dinheiro, fazer seu próprio horário de trabalho ou mesmo trabalhar em sistema home office ou com total flexibilidade de tempo. O objetivo é sempre o mesmo, ter mais qualidade de vida com maiores ganhos e com menor pressão de cobranças de chefias, clientes e pares. Ser funcionário está virando sinônimo de sofrimento diário!

É possível trocar seu emprego pelo mundo do empreendedorismo com sucesso?  É um sonho real?

Claro que Sim ! É possível! Porém……. não é para todos!

Como empreendedora, já tive oportunidade de abrir algumas empresas e quero passar um pouco da minha experiência para vocês. Para que você seja bem sucedido na carreira empreendedora, fique atento à essas dicas:
– Esteja ciente que por vezes sua empresa irá ocupar mais tempo do que o trabalho anterior. Sim, haverá dias que você irá trabalhar mais do que quando era funcionário, principalmente no inicio do negócio, e terá preocupações que antes não eram relacionados às suas responsabilidades.
– Faça algo que seja muito prazeroso para você, o prazer será fonte importante para sua realização e vencer os constantes desafios;
– Estude, estude e estude o máximo que você puder sobre os produtos e serviços que irá oferecer. Conhecer a área de atuação na prática é fundamental. Verifique se o que deseja fazer é de real interesse para seus futuros clientes. O empreendedor está sempre lendo, se aperfeiçoando e aprendendo atividades novas.
– Tenha capital disponível para pelo menos um ano de operação. O mercado pode nos surpreender. Existem muitas aceleradoras, investidores anjo e maneiras de captar investimento para começar seu negócio.
– Utilize sua rede de contatos e todo o conhecimento e experiencia adquirida ao longo de sua carreira. Certamente serão úteis.
– Não abra um negócio pensando em não ter chefe. Seu cliente agora é seu chefe, e o contra-cheque no final do mês será 100% fruto do resultado de seu trabalho e gestão do negócio. A pressão por resultado por vezes é muito maior do que aquela pressão que a empresa faz para você bater sua meta no final do mês.
Agora uma coisa é certa, não há sucesso sem disciplina. Se você não criar hábitos saudáveis e estabelecer para si mesmo prazos, datas e controle, você mesmo poderá se auto boicotar na gestão do negócio. Características como Liderança, Inovação e Gestão de Pessoas é fundamental para gerenciar bem o negócio e são competências importantes para quem quer empreender.
Essas são pequenas dicas que pretendo aprofundar nos próximos textos. O campo sobre este assunto é vasto e muito dinâmico, com certeza temos assunto para todo o ano de 2016!
Avalie se realmente é o momento de você trocar seu emprego no próximo ano por um novo negócio…..e tenha Sucesso na sua escolha!
Irina Bezzan
Coordenadora do Núcleo de Apoio a Carreiras e Headhunter
Categories:
  Blog Acadêmico, Fappes
this post was shared 0 times
 000
About

 Virgínia Terra

  (32 articles)

Supervisora de Marketing - Comunicação

Um Comentário

Comente

Your email address will not be published.