Como Aplicar Andragogia na sua Empresa

By Juliana Batista 1 ano ago

Ao estruturar processos de educação dentro das organizações, as áreas de desenvolvimento pessoal já estão de olho no modelo de aprendizagem ativa chamado de andragogia. Nele o aluno torna-se responsável por sua experiência em educação enquanto que o professor assume uma postura de facilitador e mediador do processo. Por meio da andragogia empresarial os profissionais de desenvolvimento humano conseguem adaptar os seus programas para as necessidades dos colaboradores e alcançar melhores resultados educacionais. No entanto, muitas dúvidas ainda seguem estes profissionais quando pretendem empregar a andragogia no ambiente empresarial e, por isso, vamos tentar esclarecer alguns pontos fundamentais neste artigo.

Primeiramente, deve-se conhecer muito bem os objetivos da aprendizagem, ou seja, quais serão os conhecimentos que os colaboradores necessitam desenvolver e como eles estão ligados às estratégias organizacionais. Quando estes pontos estão claros, a escolha pela instituição de ensino, pela metodologia e pelo conteúdo fica mais alinhada e possui maior chance de sucesso.

Neste mesmo sentido, é imprescindível conhecer muito bem os colaboradores que irão participar do processo. Quer dizer, deve-se procurar entender quais são as suas dificuldades, quais são as suas formações e experiências prévias em educação, bem como quais são as suas expectativas em relação à carreira profissional dentro e fora da organização e as suas motivações de aprendizado. Tendo estas informações em mãos, o gestor consegue perceber as deficiências educacionais e adaptar o método mais adequado.

andragogia na sua empresa

andragogia

Após identificados os objetivos e as necessidades, o formato e os conteúdos da educação corporativa serão selecionados, podendo ser desenvolvidos internamente na organização ou com o apoio de uma instituição de ensino competente. Atualmente existem no mercado instituições que conseguem oferecer soluções em aprendizado que utilizam os princípios da andragogia e que são customizadas para cada demanda organizacional. Na Fappes os programas de educação corporativa são personalizados para cada empresa e para cada grupo de colaboradores, atendendo as necessidades específicas e abordando metodologias de ensino inovadores.

Por fim, os gestores de recursos humanos precisam tornar a andragogia empresarial parte da cultura organizacional, ampliando a sua atuação e funcionários impactados. Processos ligados à gestão do conhecimento contribuem muito para o estabelecimento da aprendizagem ativa entre os talentos da organização, como por meio de reuniões para discussão de casos e vivências pessoais, apresentações com experiências de liderança, brainstorms para estimular criatividade e outros recursos que criem meios de expandir a compreensão de questões complexas e resolução de problemas.

Category:
  Blog Corporativo