Sabia que o Enem pode te ajudar a entrar na faculdade?

By Virgínia Terra 1 ano ago

Descubra como utilizar o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – como vestibular das melhores faculdades do país.

O Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – é uma avaliação de caráter nacional, que foi criado pelo Ministério da Educação há 18 anos. Seu objetivo é avaliar os estudantes do Ensino Médio, ano a ano, tanto de escolas públicas quanto particulares. Os resultados, dependendo do desempenho do aluno, também servem como vestibular na maioria das universidades públicas e privadas.

No início o Enem fazia parte do processo de seleção das faculdades públicas, apenas. Mas com o passar do tempo, as instituições privadas também resolveram aderir à ideia, uma vez que o exame não tem como foco apenas a verificação do aprendizado de conteúdos básicos; também há a avaliação das competências e habilidades que o aluno domina, como interpretar gráficos, mapas, saber argumentar, solucionar problemas etc.

Instituições Públicas

Para participar do processo de seleção das públicas é preciso se cadastrar no SISU – Sistema de Seleção Unificada. O aluno pode se cadastrar com os seus resultados do Enem e fazer a matrícula em uma instituição pública de ensino superior, caso tenha uma nota desejável, que ultrapasse o resultado mínimo necessário e atenda as necessidades de cada curso (isso significa que os pesos das notas de Ciências da Natureza, por exemplo, podem ser mais importantes se você escolher fazer um curso de Biologia).

Instituições Particulares

As instituições particulares não tem um sistema unificado como o SISU. Cabe ao vestibulando procurar saber se a faculdade que deseja aceita esse processo ou não. Às vezes, em algumas faculdades, a nota do Enem é utilizada parcialmente, e o aluno ainda precisa realizar a prova de seleção. Mas na FAPPES, por exemplo, sua nota no Enem pode ser 100% utilizada como substituta do vestibular interno, você precisa apenas alcançar uma nota mínima exigida.

Vantagens

→ O ProUni utiliza apenas a nota do Enem (sempre do ano anterior) para classificar os candidatos à possíveis bolsas de estudos nas instituições privadas. Quanto maior a nota, mais chances de conseguir!

→ Se o aluno está formado no Ensino Médio a partir de 2010, ele precisa ter feito o Enem para solicitar o FIES – Financiamento Estudantil. O desempenho mínimo é 450 pontos nas provas objetivas e nota maior que zero na redação.

*A renda familiar máxima para concorrer ao ProUni é de três salários mínimos mensais por pessoa. Já para o FIES, a renda é, no máximo, 2,5 salários mínimos por pessoa do grupo familiar.

Categories:
  Blog Acadêmico, Carreira, Fappes