Educação Corporativa: Gestão do Conhecimento nas Empresas

By Juliana Batista 1 ano ago
Gestão do Conhecimento

A Educação Corporativa permite às organizações alinhar as suas iniciativas de aprendizado e conhecimento empresarial às suas estratégias de negócio. Assim, administrar o conhecimento que é gerado dentro da organização por todos os seus agentes faz-se fundamental para que ela consiga melhorar o seu desempenho e alcançar níveis elevados de vantagem competitiva frente ao mercado, pois o conhecimento é uma dos principais ativos intangíveis de qualquer organização.

Gerenciar o conhecimento trata-se de captar, produzir, sistematizar, transferir e integrar dados e informações internas e externas à organização, transformando-os em conhecimento acessível a todos. Muito mais que criar um sistema para inserir informações que poderão dar suporte às tomadas de decisão, a gestão do conhecimento envolve a cultura e a educação nas empresas, tornando-se aplicado e dando suporte à inovação e criatividade. Confira abaixo alguns pontos que devem ser considerados pelas organizações quando pretendem gerenciar o conhecimento empresarial e comece já a planejar a sua implementação:

O conhecimento está em toda parte

A empresa como um todo muitas vezes assume que é a única detentora do conhecimento, esquecendo-se que cada indivíduo que faz parte do seu convívio tem perspectivas e conhecimentos adicionais que partem das suas experiências únicas. Ou seja, sob um panorama vindo da Educação Corporativa, as trocas de conhecimento que vão gerar aprendizagem dentro da organização acontecem de maneira colaborativa, entre todos os envolvidos e dando oportunidade a todos os níveis organizacionais.

Ambientes favoráveis

Proporcionar ambientes que sejam favoráveis para as trocas de informações, experiências e ideias é fundamental para a expansão do conhecimento. Assim, dentro de uma perspectiva de incorporar a Educação Corporativa à cultura organizacional, a empresa deverá preocupar-se com a sua estrutura física, formato de comunicação e modelos organizacionais, como, por exemplo, mantendo salas amplas onde equipes múltiplas podem trabalhar coletivamente compartilhando ideias e estruturas de comunicação menos formais também para facilitar as trocas.

Múltiplas plataformas de gestão

Implementar sistemas para gerir o conhecimento contribui para que o conhecimento produzido dentro da organização por seus colaboradores e as suas interações não seja perdido ou fique restrito a uma área. Muitas organizações criam bibliotecas e repositórios virtuais com ideias, soluções já utilizadas, casos de sucesso, conteúdos relevantes e canis de comunicação instantânea internos como sistemas para administrar o seu capital intelectual. No entanto, não são apenas os sistemas informatizados e online que permitem essa gestão, soluções simples como reuniões semanais para trocas de experiências, espaços de convivência e eventos também são formas de ampliar as interações internas e externas da organização.

Category:
  Blog Corporativo