Aplicando Marketing 3.0 para Gerar Valor

By Juliana Batista 1 ano ago
Aplicando Marketing 3.0

Aplicando Marketing 3.0

O termo Marketing 3.0 cunhado por Philip Kotler em seu livro “Marketing 3.0 – As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano” veio para acompanhar as mudanças sociais vividas nas últimas décadas por nossa sociedade mundial desde os recentes avanços tecnológicos, políticos e ambientais. Os seus conceitos e ideias propõem uma revisão na forma como as empresas encaram as suas relações com os seus consumidores e comunidades, bem como o seu papel de agente transformador no mundo. A partir dos principais conceitos listados a seguir, descubra como a sua empresa pode aplicar o Marketing 3.0 e iniciar sua mudança para a geração de mais valor financeiro e sustentável:

 

Construa relacionamento

Ouvir os clientes sempre foi fundamental, mas agora se torna insuficiente, pois é preciso criar laços e interagir com eles constantemente, indo além da venda de produtos e serviços. A relação entre empresa e consumidor é o centro das atenções e deverá usufruir das possibilidades tecnológicas disponíveis para se fortalecer, como em mídias sociais, fóruns e blogs na Internet, além dos canais físicos, como eventos presenciais e ações de marketing para comunidades. As empresas devem ver o seus consumidores por inteiro e, nas palavras de Philip Kotler, com mente, coração e espírito.

 

Defina seus valores

O Marketing 3.0 reflete os avanços e novas aspirações da nossa sociedade atual, cujos consumidores estão mais preocupados em se relacionar com atores os quais tenham valores compatíveis com os seus. Assim, é imprescindível que as organizações estabeleçam valores de atuação em seus produtos e serviços condizentes com práticas sustentáveis, com inovação e transformação social.

 

Trabalhe em colaboração

Todos os agentes que se relacionam com a organização – clientes, fornecedores, parceiros, funcionários e sociedade – possuem informações e ideias que podem ser trabalhadas em conjunto para o crescimento e geração de valor coletivo. Neste sentido, o Marketing 3.0 enfatiza a importância da cocriação dentro das empresas para o desenvolvimento de produtos e serviços criativos e inovadores que possam beneficiar não somente a ela própria, mas todos os envolvidos.

 

Trabalhe para um mundo melhor

Os consumidores do novo milênio querem ter contato com organizações que contribuam para a construção de um mundo melhor para se viver, diminuindo desigualdades sociais, ampliando direitos sociais e recuperando o meio ambiente já tanto devastado pelo estilo de produção e consumo desde a Revolução Industrial. Assim, as empresas que desejam estar à frente devem ir muito além do seu objetivo ‘lucro’, devem procurar atender as novas demandas do seu consumidor por sustentabilidade e impacto social positivo.

 

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