Profissional de Marketing: o que faz e como se tornar um(a)

By Comunicacão FAPPES 2 meses ago

Está escolhendo a sua futura profissão e tem curiosidade sobre as atividades que um profissional de Marketing desenvolve? Então você está no lugar certo! Nós entendemos que o processo de decisão gera muitas dúvidas nessa fase importante da sua vida.

Por isso, preparamos este post que servirá como um guia para você, com explicações sobre essa área de atuação e o perfil exigido para essa profissão. Quer conhecer melhor sobre o assunto? Continue a leitura e descubra!

Qual é o papel d@ profissional de Marketing nas organizações?

A carreira na área de Marketing é relativamente nova, pois surgiu há pouco mais de 25 anos. Porém, a cada dia @ profissional conquista mais espaço no mercado de trabalho, visto que as empresas precisam lançar produtos, conquistar e reter clientes.

Por isso, ess@ especialista é responsável por promover as vendas, melhorar a imagem do negócio perante o público, descobrir as necessidades dos clientes e desenvolver estratégias de comunicação com foco em resultados.

Sendo assim, @ profissional pode atuar de diversas maneiras:

  • como um consultor externo;
  • no desenvolvimento de estratégias e ações de comunicação interna da companhia;
  • contribuir para a criação e desenvolvimento de produtos;
  • fazer pesquisa de mercado para avaliar os hábitos de consumo;
  • no desenvolvimento de um planejamento estratégico, ao coletar e analisar dados;
  • na promoção da marca nas mídias digitais;
  • na promoção de Inbound Marketing;
  • na área de merchandising, ao planejar os canais para inserção publicitária;
  • na promoção do Marketing Esportivo, organizando e divulgando eventos, comprando mídias e anunciando a contratação de atletas;
  • também pode atuar no desenvolvimento de campanhas políticas.

Qual é a formação exigida?

Quem pretende atuar na área de Marketing pode escolher entre algumas opções de graduação.

Uma delas é a faculdade de Administração, que proporciona uma visão ampla sobre o mundo corporativo e oferece várias oportunidades de colocação profissional. Porém, também é importante considerar a grade curricular, pois alguns cursos dão mais ênfase para essa área.

Depois, @ alun@ pode intensificar o aprendizado investindo em cursos rápidos de atualização ou em cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado focados na área de Marketing.

Outra opção é fazer um curso tecnólogo em Marketing. Inclusive, essa faculdade oferece um ensino mais rápido, de apenas dois anos, possibilitando um ingresso na carreira em um período menor de tempo.

Vale lembrar que essa é uma área em constante mudança, o que exige d@ profissional ter vontade de aprender sempre mais, se atualizar sobre as mudanças do mercado e manter um bom networking.

Quais as principais habilidades exigidas?

Se você pretende atuar na área de Marketing, deve ficar atent@ às principais características exigidas pela profissão. Porém, não se preocupe se não tiver algumas delas, pois podem ser aperfeiçoadas ao longo da vida. Veja:

Ser criativo

Esse é um atributo essencial para quem pretende atuar no ramo. Afinal, as estratégias precisam ser adaptadas conforme as mudanças no perfil d@s clientes e as novas tecnologias que vão surgindo.

Por isso, é preciso ter coragem para se arriscar, pesquisar o que os outros estão fazendo e que gera resultados, propor ações e tentar sair na frente em relação aos concorrentes.

Ter boa comunicação

A comunicação é fundamental em qualquer profissão, principalmente para quem atua na área de Marketing. Nesse sentido, é imprescindível saber repassar as ideias com clareza e objetividade e também ouvir as opiniões de terceiros. É importante saber respeitar o outro, gostar de pessoas e manter uma boa convivência no ambiente de trabalho.

Porém, muitas vezes, é necessário saber explicar as ideias e objetivos e impor limites para possíveis interferências que podem surgir. Nesses casos, o indicado é mostrar para os demais colaboradores que você é especialista no assunto e que já fez as pesquisas necessárias sobre o produto ou serviço.

Gostar de tecnologia

Cada vez mais, a área de Marketing precisa adaptar as suas ações em função das novas tecnologias. Portanto, o profissional precisa gostar das ferramentas digitais e se sentir confortável para aprender sobre as novas mídias e softwares que vão surgindo.

Por exemplo: o Facebook surgiu há 13 anos, mas ele começou a se popularizar no Brasil em 2012. A partir daí, as empresas e os profissionais de Marketing precisaram se adaptar e entender como essa ferramenta poderia ser utilizada para divulgar produtos e aumentar as vendas.

Um cenário parecido ocorreu com a automação de Marketing no país. Nos últimos anos, os e-mails começaram a ganhar mais importância nas estratégias de divulgação dos produtos e serviços, criando uma necessidade do uso de plataformas para otimizar os processos.

Ou seja, as mudanças tecnológicas são constantes e exigem do profissional certa habilidade para se adaptar a elas.

Saber transformar números em informações relevantes

Atualmente, @s profissionais da área de Marketing precisam valorizar — e muito — os dados. Sendo assim, é fundamental saber analisar as estatísticas de vendas e criar métricas de avaliação de resultados com base no custo de criação, lançamento e divulgação de um produto ou serviço.

Isto é, @ especialista não pode ter medo de números. É essencial conhecer o processo da jornada de compra de um cliente, criar estratégias para alcançar o objetivo e saber medir os resultados obtidos, com base nos investimentos financeiros aplicados.

Possuir conhecimento em outro idioma

O dia a dia da área envolve muitos termos técnicos em inglês como: briefing, brainstorming, mailing, franchising, entre outros. Por esse motivo, @ profissional de Marketing precisa conhecer muito bem o inglês, principal língua utilizada nesse setor.

Como consequência, é necessário investir no aprendizado do idioma antes mesmo de entrar na faculdade. Além disso, também é recomendável conhecer um pouco de espanhol, já que muitas empresas que oferecem vagas de trabalho são multinacionais e têm o idioma como pré-requisito em uma seleção de emprego.

Parece uma profissão desafiadora? Com certeza é uma área que exige dedicação, estudo constante e muita vontade de se aperfeiçoar como profissional. Mas também é um setor que conquista muitas pessoas por ser uma área dinâmica e com a possibilidade de apresentar resultados mensuráveis para os gestores.

Gostou de conhecer mais sobre a atuação d@ profissional de Marketing? Aproveite para seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades! Estamos no Facebook, LinkedIn, Instagram, Twitter e Pinterest!

Category:
  Blog Acadêmico
this post was shared 0 times
 000
About

 Comunicacão FAPPES

  (211 articles)

Comente

Your email address will not be published.