9 livros de ficção que todo empreendedor criativo deveria ler!

By Comunicacão FAPPES 5 meses ago

Quando se trata de abrir um negócio ou oferecer um serviço, todo conhecimento é válido, por isso, determinados livros para empreendedores não devem sair da sua cabeceira. No entanto, também é possível aprender tudo sobre o assunto em páginas não tão óbvias: as das obras de ficção.

Para você entender melhor, reunimos neste post 9 dicas de livros que podem mudar a sua visão sobre o empreendedorismo e desenvolver o seu lado mais criativo. Confira!

1. O Monge e o Executivo, de James C. Hunter

Um dos livros mais recomendados por empresários, a história de O Monge e o Executivo relata as descobertas espirituais de um empresário bem-sucedido durante a sua estadia em um mosteiro.

Talvez você esteja se perguntando: “mas como isso pode me ajudar a empreender melhor?”. A resposta é simples: a obra traz em suas páginas a essência sobre como se tornar um(a) líder melhor, não apenas no trabalho, mas na vida em si.

Com o processo de descoberta do protagonista, @ leitor(a) aprende lições de como se relacionar melhor com as pessoas e como motivá-las — algo essencial para ter sucesso no empreendedorismo!

2. 1984, de George Orwell

Em sua última e mais famosa obra, George trata dos perigos da submissão ao poder. Inspirado nos regimes totalitários dos anos 30 e 40, o roteiro segue o personagem Winston, que vive em uma sociedade futurística em que todos os passos da população são vigiados e controlados pelo “Grande Irmão”.

Embora tenha sido publicada há mais de 60 anos, a obra ainda consegue atingir profundamente a [email protected] que a leem. Para empreendedores e [email protected] profissionais, ela traz um panorama importante sobre as relações trabalhistas e como se desvencilhar das amarras das hierarquias para ganhar qualidade de vida.

3. On the Road, de Jack Kerouac

“As únicas pessoas para mim são as loucas, as que estão loucas para viver, loucas para falar, loucas para serem salvas, desejando tudo ao mesmo tempo, as que nunca bocejam ou dizem algo comum.” Identificou-se com essa frase? Pois, se você sonha ou já está empreendendo, com certeza é uma dessas pessoas!

Empreendedores possuem um espírito criativo único e uma coragem que @s diferencia do restante [email protected] profissionais. E é exatamente essas características que os protagonistas do livro Na Estrada (On the Road) — Sal Paradise e Dean Moriarty — possuem. A narrativa relata as suas aventuras pelo oeste dos Estados Unidos e pelo México.

Com uma linguagem motivadora — a exemplo da frase que abre esse tópico — o livro inspira pessoas a se arriscarem mais e conversa diretamente com uma geração de profissionais [email protected] e empreendedores, que sabem exatamente o que não querem: viver uma vida comum, dentro dos padrões.

4. Grande Magia, de Elizabeth Gilbert

Mesmo não sendo um livro para empreendedores, e sim uma biografia da sua autora, Grande Magia traz uma perspectiva primorosa sobre criatividade e como desenvolvê-la.

Diferentemente do que muitos pensam, ninguém nasce [email protected] Essa característica pode (e deve!) ser desenvolvida ao longo da vida — até mesmo por quem não trabalha em uma área artística.

Para os empreendedores, abraçar o que desperta a sua curiosidade e se entregar àquilo que amam é uma maneira de prosperar e criar um negócio extremamente bem-sucedido.

5. A Arte da Guerra, de Sun Tzu

Um livro concebido há 25 séculos pode continuar trazendo ensinamentos valiosos para os profissionais? A Arte da Guerra é uma prova de que sim. Escrito em 513 a.C., além de uma referência no meio militar, é um das obras mais lidas e influentes no mundo corporativo.

Seu diferencial é comparar o ambiente de uma empresa a um verdadeiro campo de batalha — local que rege a trama do livro.

Dentre as principais lições para empreendedores estão: conheça a si mesmo e ao seu concorrente, desenvolva a criatividade e reconheça a sua inferioridade — nem sempre o ataque é uma estratégia para superar adversários fortes; muitas vezes, é melhor agir de surpresa.

6. O Monge que Vendeu sua Ferrari, de Robin Sharma

Considerado um best-seller da ficção, o livro aborda um roteiro — até certo ponto, clichê — de um advogado bem-sucedido que sai em uma jornada espiritual pela Índia, mas, ainda assim, inovador nas reflexões que traz.

Para empreendedores, a história pode ser vista como uma metáfora sobre a relevância da disciplina e do autoconhecimento na construção de um negócio — até mesmo os de pequeno porte — e desperta um olhar importante sobre como encontrar alegria com o trabalho.

7. Atlas Shrugged, de Ayn Rand

Conhecido no Brasil como A Revolta de Atlas, este livro para empreendedores, mesmo lançado em 1957, traz uma linguagem atual e explora temas de interesse de qualquer profissional, como: objetividade, raciocínio lógico, individualismo e capitalismo, sob um ponto de vista mais filosófico.

Com a luta do protagonista Dagny Taggart para manter a empresa ferroviária criada pelo seu avô viva, @ leitor(a), e principalmente @ empreendedor(a), é convidado a refletir sobre quais atitudes podem levar um negócio à ruína e as características essenciais que formam uma boa liderança.

8. The Fountainhead, de Ayn Rand

Também de Ayn Rand, o romance The Fountainhead, ou A Nascente, em português, relata a história de um arquiteto que não aceita as práticas tradicionais da sua profissão e se utiliza de criatividade e inovação para construir seus empreendimentos.

Mesmo parecendo ter um enredo simples, o livro traz lições preciosas para empreendedores — pessoas que não se submetem às convenções do meio quando se trata de construir uma carreira.

Entre elas estão: não se preocupar com o que os outros pensam e buscar sempre o que é mais interessante — mesmo diante de críticas. Afinal, a vida é sua e cabe a você vivê-la da melhor forma possível!

9. O Alquimista, de Paulo Coelho

Uma das obras mais aclamadas do escritor brasileiro Paulo Coelho traz também importantes lições para empreendedores que buscam motivação para seguir seus sonhos e enfrentar os desafios que o ato de empreender apresenta.

O livro relata a história do jovem Santiago, que abandona uma vida — e um trabalho — estável para perseguir o sonho de encontrar um tesouro desconhecido. De modo geral, a história do personagem mostra que não há como conseguir o que se deseja sem fazer sacrifícios.

Para empreendedores, isso significa não esperar muito para perseguir sua paixão, estar preparado para enfrentar adversidades, ter foco no seu objetivo, aceitar que cometerá erros e aproveitar a jornada. Afinal, empreender não é fácil, mas é uma oportunidade única de fazer o que você acredita!

Agora que você já descobriu os livros para empreendedores que podem dar um up na sua carreira, que tal compartilhá-los com @s [email protected] nas redes sociais? Vamos espalhar conhecimento por aí!

Categories:
  Administração, Empreendedorismo, FAPPES, Graduação, Liderança

Comente

Informe seu e-mail para enviar seu comentário.