Cadê a inovação nos cursos de administração?

By Comunicacão FAPPES 3 meses ago

Nossa sociedade muda constantemente e, com isso, muitos aspectos de nosso cotidiano também evoluem.

Quando falamos do universo corporativo, a crescente concorrência e a exigência cada vez maior por parte [email protected] clientes faz com que as empresas precisem desenvolver características que, antes, talvez não fossem tão fundamentais.

Nesse sentido, a administração chegou em um novo momento, em que deve ser capaz de preparar companhias de todos os tamanhos e áreas de atuação para dar conta dos desafios atuais e que vêm pela frente.

Para tanto, é claro, a própria figura [email protected] profissional de administração também precisa mudar — e isso começa na universidade. Entretanto, poucos cursos de administração já perceberam que precisam deixar o modelo tradicional e seguro de lado e, cada vez mais, investir na inovação. Afinal, é somente assim que as instituições de ensino serão capazes de preparar @s estudantes para o futuro que @s aguarda no mercado de trabalho.

Sendo assim, preparamos este post especialmente para você, que está considerando ou já se decidiu pelo curso de administração.

O que deve ser feito para inová-lo? O que as empresas esperam de você após a formatura? E, nesse contexto, por que ainda vale a pena seguir a carreira de administrador(a)? Para entender isso e muito mais, continue com a gente!

O que precisa mudar nos cursos de administração?

Diante de todas as mudanças que mencionamos na introdução, uma coisa permanece: [email protected] são alguns [email protected] profissionais mais [email protected] no mercado de trabalho atual. Afinal, [email protected] são fundamentais para todas as empresas, figuras imprescindíveis para a companhia que quer crescer e desenvolver todo o seu potencial.

Mas a realidade é que a maioria das instituições de ensino ainda não está preparada para transformar @s [email protected] nesses profissionais. Elas ainda se mantêm presas ao tradicionalismo e às convenções da antiga administração, tampando os olhos para as mudanças que precisam colocar em prática o quanto antes.

Com isso, profissionais recé[email protected] chegam ao mercado de trabalho com dificuldades de colocação ou de fazer jus ao que @s contratantes esperam [email protected] Assim, sobram oportunidades, mas faltam pessoas para preencher essas vagas.

Afinal, o que foi vivido durante a faculdade não foi a administração moderna, mas algo que fica cada vez mais para trás. E quais são essas mudanças? De que maneira os cursos de administração devem evoluir (ou, em poucos casos, já estão evoluindo)? Entenda agora:

1. Valorização da prática

Na administração, a teoria é fundamental. Você deve, sim, ter acesso à história, ao que @s maiores [email protected] da área têm a dizer, aos preceitos que formam a base dessa área, aos conceitos matemáticos que são usados cotidianamente dentro da administração etc. Mas, é claro, isso não é tudo!

A prática é igualmente imprescindível, pois é ela quem vai permitir que você coloque a mão na massa, raciocine de maneira mais profunda sobre o que aprendeu e desenvolva suas capacidades de raciocínio, liderança, criatividade e gestão de crises, entre tantas outras que devem fazer parte do profissional da administração moderna.

Além disso, é por meio da prática que você descobrirá as áreas da administração com as quais você tem mais afinidade e/ou é mais [email protected] A partir daí, você terá pelo menos algum embasamento para pensar em especializações após a formatura, em cursos extras para fazer até mesmo durante a faculdade e para começar sua carreira de forma certeira com um estágio em uma empresa que tem tudo a ver com você.

Mesmo as matérias mais teóricas, como estatística e matemática, podem ter seu conteúdo calcado na realidade. Isso torna a aula mais dinâmica para @s [email protected], permitindo que [email protected] realmente aprendam o conteúdo, e não apenas o decorem. Dessa forma, é muito mais fácil e intuitivo levar tudo o que é aprendido em sala de aula para fora da universidade.

2. Entendimento das necessidades atuais do mercado

No centro da falta de inovação dos cursos de administração, encontra-se um problema grave: o fato de que as instituições de ensino não compreendem, ou preferem não compreender, o que o mercado de trabalho atual exige [email protected] profissional dessa área.

Se o próprio curso não investe na modernização da profissão, consequentemente, @s profissionais [email protected] ali dentro também não estarão [email protected] para o que encontrarão no “mundo real” pós-formatura. Portanto, trata-se de um ciclo vicioso que precisa urgentemente ser revisto.

Ao contrário de tantas outras profissões, [email protected] não estão [email protected] a um único setor ou campo de atuação. Como já falamos, toda empresa precisa de profissionais dessa área. Dessa forma, sempre que um nicho do mercado ou tendência corporativa começa a crescer, @s [email protected] crescem junto.

Mas, para aproveitar essa riqueza de oportunidades, é preciso estar [email protected]!

3. Investimento em oportunidades extraclasse

Para [email protected] [email protected], ter experiências desafiadoras ao longo da faculdade e de toda a carreira é muito importante para o desenvolvimento das habilidades necessárias para fazer a diferença como profissional.

Por isso, as faculdades de administração mais antenadas investem com força em proporcionar essas experiências para @s [email protected] da instituição. Além dos estágios, cuja importância já discutimos, intercâmbios também são excelentes maneiras de você incrementar seu currículo e ainda aprender lições que levará para a vida toda.

Você pode passar alguns meses no exterior estudando inglês, por exemplo, ou até mesmo investir em um curso intensivo de algumas semanas. A fluência na língua inglesa já deixou faz tempo de ser um diferencial no mercado de trabalho e, atualmente, é praticamente uma obrigação. Portanto, preencha essa lacuna o quanto antes!

Nas melhores instituições, você pode ter acesso dentro da própria universidade a aulas de inglês para negócios, desenvolvida especialmente para [email protected], [email protected], [email protected] e demais profissões do mundo corporativo.

Mesmo quem já é fluente no idioma tem muito a ganhar com um curso como esse, que ensinará você a efetivamente comunicar-se em inglês dentro da sua profissão. Para tanto, você aprenderá o jargão da área, vocabulários específicos para viagens e reuniões, como redigir relatórios e documentos em inglês, e muito mais.

Outra possibilidade é investir em intercâmbios dentro de instituições de ensino ou mesmo de empresas estrangeiras, nas quais você abrirá seus horizontes para tudo o que a administração tem a oferecer.

Qualquer que seja o tipo de intercâmbio escolhido, você certamente retornará para o Brasil com muito conhecimento e amadurecimento na bagagem. Afinal, muito além do aprendizado acadêmico, a experiência “obriga” você a se virar sozinho, muitas vezes pela primeira vez, em um lugar novo e com pessoas desconhecidas ao seu redor.

Isso ajuda você a tornar-se mais [email protected] e independente, além de mais rá[email protected] e criativo para solucionar problemas. Não precisamos lembrar o quanto essas qualidades são imprescindíveis [email protected] [email protected] atuais, não é mesmo?

Além disso, ofertar oportunidades extraclasse incentiva @s [email protected] a correr atrás daquilo que [email protected] querem e a lutar por essas chances. Quando você chegar no mercado de trabalho, essa determinação e garra ajudarão você a ir cada vez mais longe.

4. Possibilidade de personalizar a grade de estudos

Durante seus anos na escola, você certamente já pensou que certas matérias não teriam utilidade alguma para seu futuro, não é mesmo? E é verdade!

Seria muito mais interessante ter a chance de montar sua própria grade de estudos e, dessa maneira, ser capaz de focar nas disciplinas de que você mais precisará enquanto acadêmico e profissional. A mesma lógica vale para as universidades.

Nesse contexto, as melhores e mais antenadas instituições de ensino já implementam maneiras de cada [email protected] escolher as disciplinas mais alinhadas com seu perfil e objetivos. Com isso, formam-se profissionais melhor [email protected] para atuar em determinada subdivisão da administração.

Outra vantagem, é claro, é que você não terá que perder seu tempo absorvendo conhecimentos que jamais voltará a utilizar. Assim, você estará livre para dedicar toda a sua atenção às matérias que você [email protected] escolheu.

Mas essa escolha das disciplinas para sua grade, é claro, não é aleatória. É preciso planejamento, capacidade de decisão, proatividade e eficiência para conseguir diferenciar aquilo que você precisa estudar daquilo que pode ser deixado de lado.

Dessa maneira, a própria organização do seu plano de curso torna-se uma maneira de você colocar em prática qualidades que são importantíssimas para sua profissão.

5. Incentivo ao empreendedorismo

Se a administração está mudando, o mesmo vale para o mundo empresarial. Cada vez mais, quem surge com as melhores e mais inovadoras ideias para novos negócios são pessoas que não querem ser vistas como empresárias, mas como empreendedoras.

E para [email protected] jovens, é na faculdade que [email protected] têm o primeiro contato com o empreendedorismo e é quando poderão colocar esse conceito em prática sem — por enquanto — ter que enfrentar os riscos e flutuações do cenário real.

Portanto, muitas faculdades de administração investem em programas para a criação de empresas júnior, para o planejamento de empreendimentos ou para o desenvolvimento de pesquisas identificando nichos do público que ainda não são atendidos, por exemplo.

Em meio a essa experiência toda, [email protected] estudantes acabam descobrindo uma oportunidade real de empreender e, assim, percorrem os semestres restantes já com um objetivo concreto em mente.

E acredite: uma formação acadêmica que valorize e incentive o empreendedorismo fará a diferença lá na frente. O número de empreendimentos não para de crescer, mas muitos surgem a partir de [email protected] sem experiência alguma no setor que escolheram para atuar ou de gestão de negócios em geral.

Isso, por si só, nem sempre é um problema — pois muitos desses empreendimentos prosperam. Mesmo assim, é significativa a quantidade de pessoas que abrem empresas do zero e não conseguem fazer seu negócio vingar, algo que acontece frequentemente por falta de visão de negócios, de planejamento financeiro ou de falhas na gestão.

Assim, enquanto profissional da administração, você tem uma chance incrível de fazer seu empreendimento dar certo, já que terá todas as habilidades e conhecimentos necessários para guiá-lo rumo ao sucesso — e tudo isso antes mesmo de se formar na universidade!

Como é a administração de empresas na prática?

Até agora, discutimos de que maneira os cursos de administração podem evoluir para, assim, serem capazes de preparar @s [email protected] para o mercado de trabalho que @s espera. Mas como é esse mercado de trabalho?

Entender isso é fundamental, pois você também tem um papel importante a cumprir no desenvolvimento da sua carreira. Saiba como:

1. Relacionamentos interpessoais

Você vai ver muitos números na faculdade e cotidianamente lidar com eles durante sua carreira, mas não se engane: no coração da administração, estão os relacionamentos interpessoais. Para o profissional da área, é fundamental saber lidar com pessoas, ter habilidades de liderança e ser capaz de ouvir e de colocar-se no lugar da outra pessoa.

Além disso, é claro, é importante ter um bom relacionamento com a própria organização em que você atua. Afinal, você trabalhará em prol dos objetivos e valores da empresa e, portanto, deve abraçá-los e lutar por eles.

Muitas pessoas ainda têm uma visão [email protected] [email protected] como [email protected] profissional egoísta, “[email protected]” e [email protected] para tentar se dar bem a qualquer custo. Essa imagem não poderia estar mais distante da realidade atual! No cenário moderno, além da inovação dos negócios, a qualidade de vida no ambiente de trabalho é muito valorizada.

Hoje, o mercado de trabalho não tem mais espaço para profissionais individualistas, que preocupam-se apenas com seu sucesso e não demonstram interesse algum de compartilhar conhecimentos. Pessoas assim são vistas como figuras negativas dentro da equipe, pois podem espalhar comportamentos problemáticos, intrigas e discórdias.

Nesse contexto, @s profissionais da administração mais [email protected] são [email protected] que mostram a que vieram e que fazem a diferença dentro da organização. Para tanto, demonstrar proatividade, ousadia, disposição e capacidade de ajudar a equipe a superar metas e desafios são algumas das características mais procuradas dentro da área.

A competitividade continua importante, mas atualmente ela é incentivada de maneira mais amigável, para que [email protected] se envolvam mais com o processo de lutar pelos objetivos da empresa. O cooperativismo é ainda mais importante: dentro da equipe, cada pessoa deve contribuir para o desenvolvimento da outra — e como [email protected], cabe a você supervisionar, incentivar e liderar isso.

Mas não se preocupe! Você não precisa nascer exalando carisma para se dar bem como [email protected] Ao escolher uma instituição de ensino com o perfil que apresentamos no tópico anterior, você será, ao longo do curso, [email protected] para desenvolver essas características dentro de você e conseguir aplicá-las enquanto profissional.

2. Responsabilidade social

De que maneira a empresa em que você trabalha contribui para a sociedade e para o mundo? As evoluções percebidas no mundo transformaram a responsabilidade social em uma das maiores exigências [email protected] cliente [email protected], que é capaz de abandonar uma marca adorada diante de uma injustiça, preconceito ou falta de ética por parte da empresa.

E como [email protected], você tem um papel importante no alcance desse objetivo. A partir de suas capacidades de organização, incentivo e cooperação, você vai otimizar a busca da empresa pela responsabilidade social. Nesse sentido, é seu dever agir sempre em nome do bem da organização, da sua equipe e da sociedade como um todo.

3. Humanidade e empatia

Isso passa por sua capacidade de desenvolver relacionamentos interpessoais de qualidade, mas vai mais além e, portanto, merece seu próprio espaço.

Quando o assunto é o relacionamento entre empresa e cliente, e até mesmo entre empresa e profissional, você já percebeu o quanto esse laço torna-se cada vez mais estreito e personalizado? O mercado atual não tem mais espaço para uma organização que enxerga sua equipe e seu público apenas como números.

Queremos ser [email protected] enquanto indivíduos e, hoje, sabemos como exigir isso das empresas com que nos relacionamos. Isso tem profundas ramificações, tanto na maneira com que você se relacionará com @s colegas e com @s chefes quanto com @s pró[email protected] clientes.

No quesito vendas e fidelização [email protected] clientes, por exemplo, qualidade é mais importante do que quantidade. De que [email protected] cliente em específico precisa? Como você pode ajudá[email protected]? O que você pode oferecer para incentivá[email protected] a continuar voltando para a empresa?

Para responder a essas e outras perguntas que ajudarão você a fechar negócio e a fidelizar [email protected] cliente, você precisa exercitar sua empatia e colocar-se no lugar [email protected] Dessa forma, [email protected] se sentirá [email protected] enquanto ser humano, e não apenas como mais uma venda que você quer fechar somente com o objetivo de alcançar sua meta.

Por que estudar administração ainda vale a pena?

Depois de falarmos sobre todos os pontos em que os cursos de administração podem melhorar, você pode ter ficado em dúvida sobre se vale a pena ou não seguir esse caminho atualmente, nessa fase de transição. A resposta? Claro que sim! Olha só:

1. Oportunidade de fazer a diferença

Como deu para perceber a partir do que lemos até agora, @s profissionais da administração encontram-se no centro da revolução pela qual as empresas atuais estão passando — e que, por sua vez, são resultantes das mudanças na própria sociedade.

Portanto, se você quer fazer a diferença em sua vida profissional e, dessa forma, encontrar também satisfação pessoal, a administração certamente lhe dará o espaço necessário para isso. E mais do que isso: como o desenvolvimento da profissão é constante e cada vez mais compreendido e valorizado, você poderá participar desse importante momento e efetivamente contribuir para a evolução da área.

A administração é a base das empresas. Com isso, as mudanças na profissão ocasionam grandes inovações na própria cultura organizacional das companhias atuais — algo que, mantenha em mente, é motivado também pelas exigências [email protected] clientes.

Se @s clientes querem ser [email protected] como seres humanos individuais, [email protected] também desejam construir um vínculo mais intenso com suas empresas preferidas. Trata-se de um grande ciclo revolucionário que não para de se fortalecer.

Dessa maneira, as empresas passam a contribuir mais ativamente para o bem da sociedade em diversos aspectos, tanto em termos sociais como ambientais.

2. Alta variedade de oportunidades

Quer mais?! Vamos lá! Devido à diversidade de oportunidades para que @s [email protected] atuem dentro das empresas, você tem uma centena de caminhos entre os quais escolher. Há cargos ideais para todos os perfis, desde desenvolvimento de carreiras até gestão de investimentos.

Portanto, apesar de haver algumas qualidades importantíssimas para qualquer [email protected], essa profissão abraça pessoas de todos os estilos, personalidades e qualidades.

3. Chance de encontrar um curso alinhado com seus objetivos

Se parece que os cursos de administração pararam no tempo, é porque a área passa por um momento extremamente significativo de sua história. O que acontece, porém, é que muitos ainda não perceberam isso ou, então, preferem não fazer parte dessa revolução.

Nesse contexto, entrar para uma instituição de ensino apta a preparar @s [email protected] do futuro significa que você encontrou um espaço alinhado com seus próprios interesses e prioridades, tanto em termos pessoais quanto profissionais.

Nos próximos anos, a tendência é que a inovação se espalhe cada vez mais, tanto na esfera das empresas quanto das instituições de ensino. Mas aquelas da vanguarda, é claro, continuarão na frente, já que tiveram a proatividade e a coragem necessárias para dar esse importante passo antes das outras.

4. Desafios constantes

Se você está [email protected] no curso de administração, provavelmente está atrás de alguma profissão em que a rotina seja inconstante e os desafios, frequentes. Em seu dia a dia, a administração é uma carreira empolgante e repleta de oportunidades para você mostrar a que veio.

E considerando o momento importante em que a área se encontra, esses desafios tornam-se ainda mais frequentes, pois os profissionais já inseridos no mercado de trabalho (dentro e fora da sua universidade) ainda estão aprendendo a andar por esse novo mundo.

A administração não é o caminho para quem quer se acomodar na rotina de escritório. Você busca uma profissão que exija que você continue se aperfeiçoando continuamente, mostre-se [email protected] para novos aprendizados e tenha a oportunidade de constantemente vivenciar novas experiências? Então, [email protected] ao mundo da administração!

E então, [email protected] para descobrir ainda mais novidades e tendências sobre os melhores cursos de administração e sobre seu desenvolvimento pessoal e profissional? Assine agora mesmo nossa newsletter gratuita e receba todo o nosso conteúdo diretamente na sua caixa de entrada!

Categories:
  Administração, Blox, Carreira, Empreendedorismo, Faculdade, FAPPES, Futuro Executivo, Gamificação, Gestão do tempo, Graduação, Inovação, Metodologia Ativa, Sala de Aula Invertida

Comente

Informe seu e-mail para enviar seu comentário.