Como Aplicar Design Thinking na sua Empresa

By Juliana Batista 2 anos ago
Design Thinking na Empresa

Design Thinking na Empresa

Solucionar problemas e criar alternativas inovadoras constantemente são os maiores desafios das organizações em mercado competitivos e dinâmicos como os que convivemos hoje. Contudo, é possível desenvolver um ambiente favorável às inovações dentro de praticamente todo tipo de organização por meio da abordagem do Design Thinking. Nela as pessoas estão no centro de tudo, tanto clientes como funcionários, parceiros, fornecedores, e a inovação surge a partir da interação coletiva entre mentes com diversos backgrounds e da experimentação com coleta de feedbacks das ideias. Veja a seguir como aplicar Design Thinking na sua empresa por meio dessas práticas:

 

Trabalho em conjunto

Um dos pilares do Design Thinking é o envolvimento de pessoas das mais diversas áreas e expertises trabalhando em conjunto. Assim, com equipes multidisciplinares, a geração de ideias é mais rica e atinge soluções mais criativas, pois cada indivíduo consegue contribuir com perspectivas diferentes e a interação com o outro provoca avanços no conhecimento coletivo. Para que funcione, as equipes devem estimular a empatia entre os indivíduos, para que cada um consiga entregar a sua unidade bem como enxergar o todo.

 

Imersão na cultura organizacional

A inovação constante só consegue avançar dentro da organização quando faz parte da sua cultura organizacional. Quer dizer, o Design Thinking tem caráter transformador, modificando o modo como as pessoas pensam os processos e os problemas. Assim, caminha-se para um olhar fora dos padrões já estabelecidos e para um hábito de experimentar ideias sempre. As mudanças de cultura não são rápidas, mas gradativamente é possível envolver todos os membros da organização para esse crescimento em conjunto.

 

Implementação unificada

Para que os conceitos do Design Thinking não se percam e tornem-se apenas atividades isoladas, é fundamental que a sua implementação seja responsabilidade de um único gestor. Dessa forma, pode-se assegurar que terá fundações e continuidade dentro da organização. Bem como, por meio da educação corporativa poderá motivar e expandir para a organização como um todo, alterando a cultura interna.

 

Aprender fazendo

Praticar o tempo todo para aprender com os erros e sucessos é a maior contribuição do Design Thinking. Por isso, deve-se ter em mente a criação de espaços e oportunidades para que as equipes de trabalho explorem possibilidades, colocando suas ideias em prática rapidamente. Lançar as soluções no mercado, mesmo que ainda de forma prototipada para um pequeno grupo, traz grandes insights e possibilidades de reinventar soluções ainda melhores.

 

Adaptação do ambiente

Além da mudança nas pessoas, o próprio ambiente físico da organização deve favorecer as trocas entre elas.  Ou seja, manter espaços abertos com equipes de diversas áreas compartilhando o mesmo ambiente cria uma atmosfera de coletividade que só vem beneficiar a organização. Neste formato, os funcionários conseguem trocar experiências e expandir suas mentes para inovar em suas tarefas diárias, além de promover a colaboração de uns com os outros.

 

Não tenha pressa em transformar a sua organização num espaço inovador que consiga rapidamente responder às demandas do mercado. Comece de maneira gradual incorporando os elementos do Design Thinking, lembrando sempre que as pessoas de dentro e de fora da sua organização são o centro do desenvolvimento das novas soluções.

Category:
  Blog Corporativo

Comente

Informe seu e-mail para enviar seu comentário.