O que é Educação Corporativa?

By Juliana Batista 2 anos ago

 

O sucesso das estratégias empresariais está intrinsecamente conectado ao capital intelectual que as organizações conseguem reter, motivar e desenvolver, pois seus colaboradores e a gestão eficiente do conhecimento gerado por estes é um dos fatores decisivos em mercados altamente competitivos. Dessa forma, é imprescindível às organizações possuírem sistemas de Educação Corporativa os quais sejam guiados pela estratégia de longo prazo da organização.

A Educação corporativa é uma prática de educação voltada para os talentos de uma organização e que busca para atender as necessidades estratégicas da organização. Ela vai muito além de treinamentos e capacitações, pois visa desenvolver o conhecimento, as habilidades e as atitudes dos colaboradores focando nos resultados empresariais, bem como busca personalizar-se para cada necessidade empresarial e ambiente cultural corporativo.

Essa modalidade de ensino empresarial abrange não só educação formal, como a graduação e a especialização, mas também a educação estratégica in company, orientada para uma aprendizagem inovadora, ou seja, aquela que utiliza uma educação ativa, disruptiva e humanizada, visando maximizar os resultados e alcançar a missão da organização. Com isso, todo o coletivo corporativo é estimulado a um tipo de aprendizagem que favorece o autodesenvolvimento, a disseminação da cultura organizacional e a formação de lideranças.

Educação Corporativa

Educação Corporativa

À medida que os retornos são alcançados, os sistemas de educação corporativa estão ganhando cada vez mais espaço dentro das organizações. Estas perceberam que

o investimento nos seus colaboradores traz resultados tangíveis, como o aumento da produtividade, a diminuição de erros e a retenção de talentos. Pesquisas com grandes corporações modelo na implantação de sistemas de Educação Corporativa apontaram que os investimentos em torno de 2% a 4% da receita geram um retorno de 10% a 20% sobre a lucratividade da organização.

Apesar dos esforços em selecionar os melhores talentos do mercado, os profissionais de recursos humanos ainda enfrentam dificuldades em encontrar talentos altamente qualificados, principalmente com as competências comportamentais adequadas para atuarem em suas organizações. Assim, estas deficiências básicas de ensino podem repercutir em deficiências também na criatividade, autonomia e liderança desse profissional. Os esforços das instituições de ensino que desenvolvem sistemas customizados de Educação Corporativa são para estimular a aptidão para o aprendizado nos talentos, provocando uma mudança comportamental significativa e colaborando para o alcance dos objetivos organizacionais.

 

Juliana Batista

Category:
  Blog Corporativo

Comente

Informe seu e-mail para enviar seu comentário.