Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior - FAPPES | 0800 730 7766

A Metodologia Ativa é uma concepção educacional que coloca os estudantes da graduação como principais agentes de seu aprendizado. Nela, o estímulo à crítica e reflexão são incentivados pelo professor que conduz a aula, mas o centro desse processo é, de fato, o próprio aluno. É possível trabalhar o aprendizado de uma maneira mais participativa, uma vez que a participação deste aluno é que traz a fluidez e a essência da Metodologia Ativa.

A grande proposta da Metodologia Ativa é aperfeiçoar a autonomia individual do aluno, desenvolvendo-o como um todo, para que ele seja capaz de compreender aspectos cognitivos, socioeconômicos, afetivos, políticos e culturais.

Preparamos um infográfico super explicativo para você saber tudo sobre a Metodologia Ativa!

Metodologia Ativa

De acordo com o infográfico, podemos concluir que esse processo aumenta drasticamente a performance dos alunos em sala de aula. E é por isso que ele confronta o ensino que vemos nas faculdades tradicionais, que detém a informação e trabalham com disciplinas fragmentadas. Concomitantemente às mudanças do mundo, os métodos de ensino também precisam ser mudados!

As instituições de ensino que já adotaram esse processo perceberam um progresso no que diz respeito ao comprometimento, retenção de conteúdo e interação. Também é possível perceber que, ao longo do processo dessa metodologia, o índice de aprendizagem pode aumentar em até 90%.

Virgínia Terra

Supervisora de Marketing - Comunicação

Este post tem um comentário

1. Ótimos infográficos! Realmente a aula acaba não rendendo muito quando só o professor fala e quando os alunos interagem o aprendizado é mais fácil além de incentivar outros alunos a dialogar.