Por que incentivar a aprendizagem organizacional?

By Juliana Batista 2 anos ago
Aprendizagem Organizacional

Dentro do ambiente empresarial é comum que, informalmente, os colaboradores interajam e troquem suas informações e experiências. Isso contribui para que o conhecimento gerado em uma área, ou por um único indivíduo, circule e ganhe novas dimensões em outra área, promovendo oportunidades de inovação e crescimento da vantagem competitiva da empresa. Contudo, esse processo consegue ser muito mais eficiente quando há o apoio e estímulo da própria organização por meio de aprendizagem organizacional, por exemplo, responsável pelo alcance do conhecimento em múltiplas formas, atendendo demanda internas e externas e focado em atingir metas estratégicas.

O aprendizado organizacional vai além de um relacionamento entre um professor e um aluno, estabelecendo uma dinâmica social por meio das trocas coletivas de ideias, experiências, informações e pontos de vista distintos. Assim, o conhecimento torna-se dinâmico e trabalha a favor da organização. Por isso, confira a seguir alguns dos principais motivos para implementar programas em aprendizagem organizacional na sua empresa:

Retenção e organização do conhecimento

Quando a aprendizagem organizacional está arraigada na cultura da empresa e tem seus processos claros e bem estabelecidos, a ausência de um colaborador não faz a organização extinguir sua capacidade de aprendizagem, ou perder um conhecimento relevante, pois o conhecimento tornou-se coletivo e está orbitando em todo o ambiente. Isso também reflete na rápida absorção do conhecimento pelos novos membros que entrem no grupo, fazendo com que a sua integração seja facilitada e que o histórico seja passado adiante.

Multiplicar o conhecimento

A aprendizagem organizacional permite que o conhecimento individual some-se ao todo da organização, tonando-se coletivo e disponível para que seja aplicado mais facilmente. Isso faz com que o conhecimento, que antes pertencia a uma unidade, multiplique-se e provoque mudanças em outros indivíduos. Toda essa dinâmica incentiva a criatividade e a busca por novas soluções para gerar negócios, melhorar processos e ganhar mercados.

Conhecimento gerando inovação

Os mercados e seus consumidores são dinâmicos e estão em constante mudança. Isso cria situações que obrigam as organizações a também estarem em constante renovação para se manterem competitivas atendendo às novas demandas. Todo esse movimento faz com que a aprendizagem organizacional seja fundamental para trazer novos olhares e perspectivas dos modelos antigos, pois o conhecimento se movimenta para inovar e aperfeiçoar produtos, serviços e processos.

Category:
  Blog Corporativo

Informe seu e-mail para enviar seu comentário.