Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior - FAPPES | 0800 730 7766

Se você é jovem e está prestes a entrar no mercado de trabalho — ou se você trabalha e estuda —, sabe bem que a competitividade está muito alta atualmente. A maior facilidade de acesso ao ensino superior, promovida no Brasil nos últimos anos, aumentou a oferta de profissionais com diploma universitário e acirrou ainda mais a corrida por uma boa vaga.

Nesse contexto, é fundamental ter um diferencial e se destacar. Estar sempre atualizado e fazer mais cursos que vão além da graduação é um bom caminho. Mas há outras dicas que você pode seguir para ser um profissional completo e ter uma carreira de sucesso.

Se quiser saber como conquistar isso, basta continuar com a gente neste post! Preparamos um material incrível para ajudar você nessa missão. Boa leitura!

1. Escolha uma faculdade que aposte na interdisciplinaridade

Há algumas gerações, ser um bom profissional e fazer bem um tipo de tarefas era o suficiente para que a pessoa conquistasse um trabalho de qualidade. Hoje em dia, o mercado demanda profissionais de formação mais eclética, que conseguem navegar com facilidade por diversos braços de um mesmo campo.

O primeiro passo para se tonar esse tipo de profissional é escolher uma faculdade que aposte na interdisciplinaridade. Uma instituição de ensino em que seja possível pegar matérias da grade de outros cursos e conquistar uma formação que vá permitir a você ter uma visão mais ampla do contexto da empresa onde trabalha.

Se você faz um curso de marketing, por exemplo, alguns conhecimentos em gerenciamento de processos ou administração serão muito úteis para otimizar recursos, fazer uma melhor gestão do tempo e conseguir os melhores resultados das ações planejadas.

Outra dica importante é sempre conferir se a faculdade é reconhecida pelo Ministério da Educação e também se é bem-vista pelo mercado. Parece óbvio, mas muitas pessoas ainda são “seduzidas” por discursos como facilidade para ser aceito na instituição de ensino ou preços mais baixos e acabam se esquecendo de checar o básico.

2. Tenha uma formação transversal

Encontrada a faculdade que aposta na interdisciplinaridade, entre de cabeça nessa tendência! As formações transversais são cursos que contêm matérias de diferentes áreas, mas que se conectam pela temática.

Algumas faculdades já preveem esses cursos em seus currículos formais. Caso a sua não tenha, você pode elaborar a sua própria formação transversal, de acordo com os seus interesses e as habilidades que ainda precisa desenvolver.

Procure traçar a sua trilha de aprendizado com matérias de campos diferentes do saber que se conectem e se complementem. Em vez de fazer só disciplinas pertencentes à grade do seu curso, procure outras formações que vão cobrir as suas lacunas.

Por mais que o seu curso seja muito bom e completo, sempre haverá coisas que você precisará aprofundar fora do horário das aulas. O importante é ser protagonista da sua trajetória e traçar o seu caminho, único e individualizado.

3. Siga o modelo de carreira em T

O modelo de carreira em T, também conhecido como T-shaped professional, diz respeito a um perfil que tem sido muito buscado pelas empresas de diferentes segmentos de atuação.

Trata-se de profissionais que têm uma formação generalista e conhecem um pouco sobre vários assuntos. Ao mesmo tempo, eles se aprofundam em uma ou duas áreas, nas quais se tornam especialistas.

Por saber navegar por diferentes universos e conseguir dialogar com profissionais de vários departamentos, o T-shaped professional tem sido muito buscado para os cargos de gestão.

Ele conhece um pouco sobre a realidade de cada área dentro da empresa e, dessa forma, consegue criar as pontes para otimizar processos, melhorar os fluxos e atingir melhores resultados.

Seguir esse modelo de carreira é uma ótima forma de ser um profissional completo, que tem conhecimentos amplos e variados e pode contribuir em muitas áreas da instituição em que trabalha.

4. Pratique o job rotation

A prática leva à perfeição. Essa afirmação é tão verdadeira que virou até ditado. Se você se dedica a fazer uma mesma coisa durante muito tempo, com certeza, com o tempo, será um mestre nessa atividade.

Mas, para quem deseja ser um profissional completo, essa pode não ser a melhor estratégia. Depois de anos e anos fazendo sempre o mesmo trabalho, chega uma hora que aquelas tarefas não representam mais um desafio. Você pode executá-las como ninguém, mas parou de crescer profissionalmente (e até pessoalmente, em certo sentido).

Por isso, o mais indicado para quem quer continuar se desenvolvendo é colocar-se sempre diante de novos desafios. Quando algo começar a ficar confortável demais, é hora de mudar. Nesse sentido, o job rotation, ou a rotatividade de trabalhos, é uma prática que pode fazer você crescer muito.

Em vez de procurar outros empregos na mesma função, busque por vagas que vão obrigá-lo a adquirir novas habilidades, ter uma rotina de trabalho totalmente diferente e lidar com outros perfis de pessoas, com os quais você não está acostumado.

5. Não limite seus conhecimentos a uma área

Muitos jovens ainda acreditam que precisam ter um foco bem definido para suas carreiras e serem especialistas em um único assunto, ignorando o resto à sua volta. Se isso era uma vantagem há cerca de 20 anos, tornou-se obsoleto no mercado de trabalho de hoje.

As empresas, agora, esperam que o profissional tenha jogo de cintura para conseguir transitar por diferentes tarefas, funções e rotinas de trabalho. Para isso, você precisa ter conhecimentos amplos e variados, que permitam uma contribuição real por todos os ambientes em que trabalhar.

Não tenha medo de seguir a sua curiosidade e aprender sobre diferentes áreas. Faça cursos extras que, aparentemente, não se relacionam ao seu dia a dia de trabalho, participe de experiências variadas mesmo que elas não possam ser incluídas em seu currículo, viaje quando puder e conheça realidades diferentes da sua.

Todo esse conhecimento, em algum momento, começará a fazer links entre si e poderá ser usado para ajudá-lo em uma situação profissional complexa.

6. Faça seu planejamento de carreira

Antigamente, o plano de carreira era uma tarefa da empresa. As organizações ofereciam percursos mais ou menos predefinidos aos seus funcionários, dependendo de sua formação e de quais cargos ele já havia ocupado.

Hoje em dia, a responsabilidade pela trajetória profissional pertence a cada um de nós. Cabe a você fazer o seu próprio planejamento de carreira e estabelecer qual percurso deseja trilhar.

Se, por um lado, isso permite muito mais liberdade, por outro, também coloca nas suas mãos uma responsabilidade grande de tomar as rédeas da sua própria vida e fazer suas escolhas.

Para não ficar perdido sem rumo, aceitando qualquer coisa e trocando de empregos sem um objetivo, é fundamental você fazer um plano de carreira. Mapeie onde você está e aonde quer chegar profissionalmente — se deseja ser gestor, abrir sua própria empresa ou ter uma carreira internacional.

Analise, também, quais são as habilidades que você precisa conquistar para alcançar seu objetivo e quais delas você ainda precisa trabalhar mais. E corra atrás de qualificar-se para ser quem você deseja!

Ser um profissional completo é uma tarefa que demanda tempo e investimento em você mesmo. Afinal, não se nasce sabendo tudo, nem torna-se um Mark Zuckerberg da noite para o dia. Mas é preciso começar de algum lugar, e quanto antes você der o pontapé inicial, mais cedo vai encontrar o caminho para o sucesso profissional.

Se você gostou deste conteúdo, vai adorar o que compartilhamos em nossas redes sociais. Siga nossos perfis no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e Pinterest e não perca nada!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Taxa de Inscrição Vestibular Futuro Executivo

R$25,00

O Programa Futuro Executivo da Fappes Blox foi feito para te transformar. Ele diz respeito a uma graduação em Administração com uma série de benefícios para mudar suas atitudes, comportamentos, suas visões empreendedoras e de mundo! Está pronto para transformar sua vida?

Fazendo o Programa Futuro Executivo você tem direito a um curso no Canadá, na McGill University durante um mês! Um curso de inglês e sessões de Coaching também entram na lista VIP das inúmeras vantagens do Programa. Nós da Fappes Blox acreditamos que a educação vai além de um diploma. E você?