Como ser feliz no trabalho? Veja se é realmente possível!

By Comunicacão FAPPES 2 meses ago

A relação entre trabalho e felicidade é algo muito complexo. É como se existisse uma barreira entre as duas coisas, impossibilitando sua coexistência. Muitas pessoas enxergam a felicidade como um fim — elas trabalham para serem felizes —, e não como um meio.

Essa separação, porém, é prejudicial a [email protected] nós. Se você não gosta do seu trabalho e se sente [email protected], então alguma coisa está errada. Ao colocar o trabalho e a felicidade em extremos diferentes, você estará caminhando em direção à insatisfação profissional.

É por isso que descobrir como ser feliz no trabalho é tão importante. Para alcançar a realização profissional, é preciso derrubar a barreira que separa uma coisa da outra. Se você deseja saber como fazer isso, continue a leitura deste artigo!

Conheça suas paixões

O conceito de felicidade é algo relativo. Enquanto algumas pessoas podem se sentir extremamente satisfeitas ao administrar uma startup, outras preferem um trabalho mais artístico e, por vezes, solitário, como escrever ou desenhar. O importante é que você saiba qual é a atividade que lhe traz aquela sensação de completude.

Trabalhar com algo que não lhe dá nenhum prazer é um grande tiro no pé. É comum ver muita gente abandonando seus sonhos para se manter na segurança de um emprego engessado que nada tem a ver com seu perfil. O medo do fracasso é justamente o que impede que a felicidade seja alcançada. Não caia no erro de escolher um curso superior ou uma profissão pensando apenas no sucesso.

Antes de pensar em dinheiro, fama ou poder, é necessário focar naquilo que nos dá prazer. Assim, estaremos [email protected] com o trabalho e, consequentemente, seremos muito mais [email protected], decolando na carreira e alcançando todo o resto.

Descubra qual regime de trabalho se adapta a você

Com o avanço da tecnologia e dos meios de comunicação, o mercado de trabalho se alterou de forma considerável. Hoje em dia, existem diversos regimes de trabalho que dão muito mais liberdade aos/às [email protected], fugindo do antigo padrão com horários fixos e normas rígidas.

Para descobrir como ser feliz no trabalho, talvez seja necessário analisar qual é o regime de trabalho que mais se adapta a você. Trabalhar em uma grande empresa, seguindo ordens e horários muitas vezes é uma rotina enfadonha que acaba trazendo infelicidade. Escolher um regime de trabalho diferente pode ser exatamente o que você precisa para mudar esse cenário.

Talvez o trabalho como freelancer seja muito mais interessante, por exemplo. Prestar serviços no seu próprio ritmo, criando suas próprias regras e escolhendo seus/suas clientes pode ser muito mais satisfatório do que um emprego fixo em uma grande empresa. Com o tempo, você pode acabar se destacando no mercado.

Se você tem espírito empreendedor, outra opção é tentar montar seu próprio negócio. Atualmente, a internet tornou essa possibilidade muito mais acessível. Existem diversos meios de abrir uma loja online, criar um blog ou canal de YouTube para conseguir ganhar dinheiro com um investimento baixíssimo. Dessa forma, você estará fazendo algo que gosta e ainda vai conseguir lucrar com isso.

Por fim, se você prefere a segurança de um emprego fixo aos moldes antigos, siga em frente! Seja qual for seu perfil, o importante é buscar um modelo de trabalho que lhe satisfaça.

Trace metas e objetivos

Vale dizer novamente que a infelicidade está muito atrelada à frustração profissional. É comum que muita gente abandone seus sonhos por ter a sensação de que eles são inalcançáveis. Mas, ao pensar assim, deixamos de fazer nossa parte e acabamos ficando [email protected]

Se você quer ser feliz no trabalho, é preciso tomar atitudes e se movimentar para que consiga crescer profissionalmente. Por isso, é preciso traçar certos objetivos, imaginando onde quer estar daqui a 10 anos e o que será necessário para alcançar essa posição.

Sem persistência e dedicação, é muito provável que você sinta um vazio existencial. Esperar que oportunidades caiam do céu não é uma opção. É preciso elaborar planos e colocá-los em prática para se motivar e crescer profissionalmente.

Faça a diferença

Mesmo que você não saiba quais são suas paixões ou que tipo de trabalho lhe dá prazer, ainda assim é possível ser um/uma profissional feliz.

Para isso, saiba fazer a diferença no seu trabalho, seja com seus/suas colegas, chefes ou clientes. É comprovado cientificamente que fazer o bem gera uma grande satisfação pessoal.

Busque, portanto, ser não apenas um/uma excelente profissional mas também uma boa pessoa. Não há nada mais gratificante do que fazer o bem aos/às [email protected] Ainda que as dificuldades tentem puxar você para baixo, é possível ser feliz ao deixar as pessoas ao seu redor felizes também.

Aprenda a lidar com problemas

Nada no mundo é perfeito. Não importa o quanto você busque o trabalho dos sonhos, ainda assim, será necessário enfrentar problemas e situações estressantes. Por isso, é preciso ter consciência de que dificuldades são inevitáveis, mas não devem impedir sua felicidade.

Saber lidar com os problemas é o diferencial de um/a bom/boa profissional. Se você se sente constantemente [email protected] no trabalho e percebe que isso está afetando sua vida pessoal, é preciso trabalhar seu mindset — suas atitudes mentais — para modificar essa situação e passar a agir de forma mais otimista.

Ao ver tudo com pessimismo, é inevitável que nos afundemos em um mar de negativismo e, com isso, somos [email protected] pela tristeza. Nessas horas, um apoio psicológico pode ser necessário para trabalhar a forma com que você lida com seus problemas.

Invista na sua carreira

A desmotivação no trabalho pode estar ligada à falta de estímulos na carreira. O aprimoramento profissional não deve ter fim. Por isso, é preciso que você nunca deixe de estudar e investir em si [email protected]

Fazer um curso específico, pós-graduação, participar de congressos e palestras são formas de aumentar o prazer pela profissão, fazendo com que você se sinta muito mais [email protected] a trabalhar. Além disso, ao conhecer pessoas diferentes, novas oportunidades podem surgir e fazer com que você se sinta muito mais [email protected]

Nunca é tarde para investir na carreira e descobrir novos gostos e prazeres. Não deixe que a preguiça ou o medo impeçam essa evolução.

Não existe nenhuma fórmula mágica que garanta como ser feliz no trabalho, mas isso não quer dizer que seja algo impossível. Com muita dedicação e persistência, você pode se livrar de toda insatisfação profissional e perceber que a felicidade não é algo a ser alcançado apenas no fim da carreira. Pelo contrário, ela deve estar presente em todo o caminho!

Com essas dicas, esperamos que você consiga ser feliz e [email protected] no trabalho! Aproveite e compartilhe este artigo com seus amigos nas redes sociais para que eles também saibam que isso é possível!

Category:
  Carreira

Comente

Informe seu e-mail para enviar seu comentário.