Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior - 0800 730 7766

Olhando a vida de grandes nomes da atualidade, como Elon Musk ou Viola Davis, é difícil imaginar o que e como essas pessoas fizeram para alcançar o patamar onde se encontram hoje. Construir carreira é uma tarefa para a vida inteira.

Para conquistar o sucesso — seja lá qual for a definição desse conceito para você —, é preciso muito planejamento e também muita ação. Afinal de contas, ideias no papel (ou dentro da cabeça) não fazem ninguém prosperar. Você precisa se dedicar para conquistar seus objetivos.

Neste post, reunimos algumas dicas para que você consiga construir a ponte entre onde está hoje e a vida profissional dos seus sonhos. Vamos nessa?

Saiba onde você quer chegar

A primeira providência para você começar a pensar a sua carreira é definir onde deseja chegar. Isso tem muito a ver com o conceito de sucesso profissional que cada indivíduo tem. Para alguns, o sonho é virar CEO de uma grande empresa. Para outros, é criar um canal no YouTube e conquistar dois milhões de seguidores.

Você precisa ter essa imagem de onde deseja estar daqui a dez ou quinze anos. Isso vai funcionar como uma bússola para ajudá-lo a tomar decisões. Sempre que estiver diante de escolhas, um bom exercício é perguntar a si mesmo: isso me aproxima ou me afasta do meu objetivo?

Defina um plano de ação

Traçado o horizonte, é hora de você definir o caminho para chegar lá. Pesquise sobre outros profissionais de sucesso na área em que você deseja atuar e veja quais são as suas qualificações, habilidades e qual foi o caminho que eles percorreram.

É claro que a carreira, assim como as demais dimensões da vida, é uma trajetória muito particular. Mas ver bons exemplos pode dar a você uma ideia de por onde começar. Vamos dizer que você deseje ser diplomata. É útil você saber quais cursos universitários aumentam suas chances de passar no concurso, quantas e quais línguas estrangeiras deve falar e outros aspectos dessa carreira.

Nesse plano de ação para construir carreira, leve em conta o desenvolvimento do seu diferencial no mercado. Qual é aquele traço marcante da sua personalidade que fará com que as empresas desejem contratar você em vez de outro candidato à mesma vaga?

Trace um plano de ação com as etapas, metas intermediárias e esteja atento também para colocar tudo no calendário. Quer fazer um intercâmbio? Defina mais ou menos o período em que gostaria de morar fora. Isso ajuda a concretizar o planejamento.

Não espere nada cair do céu

É bem verdade que algumas pessoas dão a sorte grande de estarem no lugar certo e na hora certa. Mas se você apostar nessa possibilidade, pode ser que você passe a vida toda esperando e a sorte nunca chegue.

Na maioria esmagadora dos casos, somos nós mesmos que construímos as nossas oportunidades para brilhar. Por isso, não fique esperando ser convidado para participar de projetos, ser buscado para um trabalho, ir a um evento do qual sempre quis participar. Corra atrás e crie suas próprias oportunidades. Isso, sim, é dar chance para a sorte!

Opte por uma faculdade inovadora

O Brasil possui, atualmente, mais de 2.400 instituições de ensino superior. Com essa alta oferta, a decisão pode não ser das mais fáceis. Depois de escolhido o curso, é hora de eleger onde fazer faculdade.

É importante você levar em consideração instituições que tenham uma veia inovadora. O sistema tradicional de ensino está comprovadamente ultrapassado. As faculdades que preparam os alunos para o futuro são aquelas em que os estudantes são incentivados a ter mais protagonismo sobre suas escolhas e sua trajetória acadêmica.

Instituições que incentivam você a pensar fora da caixa e enxergar o mundo como uma gama infinita de possibilidades são as que preparam melhor os alunos para os desafios do mercado de trabalho atual.

Saia da sua zona de conforto

Permanecer em situações sempre confortáveis não leva ao crescimento. A mudança traz incômodo, porque é sempre uma ruptura com algo ao qual estávamos acostumados, mas é necessária, pois com ela vêm a experiência, aprendizados e a segurança.

Exponha-se a situações que tirem você do seu eixo. Faça uma aula de dança, comece a aprender um instrumento, procure uma instituição para fazer voluntariado. Quando possível, viaje para um país diferente — se for um lugar cuja língua local você não domine, melhor, ainda!

Todas essas situações causam um turbilhão de mudanças internas, que fazem você passar a enxergar novos aspectos da complexa realidade em que vivemos. Isso traz bagagem para você ser um profissional mais completo no futuro e oferecer soluções mais inovadoras.

Adapte-se a mudanças

Mudanças são sempre processos difíceis. Dá medo, bate uma insegurança de não saber como fazer as coisas do jeito novo. Mas, na maioria das vezes, elas são inevitáveis. Porque é preciso crescer, e é preciso mudar para crescer.

Então, em vez de ser a pessoa que briga com o novo e tenta a todo custo manter o velho esquema, seja aquele que ajuda a mudança a chegar. Mais do que se adaptar, abrace as mudanças, incorpore-as e seja uma daquelas pessoas que ajudam os que têm maior dificuldade para se adequarem ao novo.

Fortaleça seu networking

Seu networking será seu maior tesouro por toda a sua vida profissional. Será por meio dos seus contatos que parcerias serão fechadas, oportunidades serão criadas, financiamentos e investimentos serão conseguidos e indicações serão realizadas. Portanto, cerque-se de pessoas.

Mas, cuidado: enxergar as pessoas com um olhar interesseiro pode ser um tiro no pé. Depois de um tempo, você passará a ser visto como alguém que só quer tirar proveito das amizades. Em vez disso, construa laços verdadeiros e tenha também interesse em contribuir com as pessoas. Com o tempo, os frutos disso virão naturalmente.

Construir uma carreira é algo que demanda paciência e dedicação. Afinal, a carreira profissional pode ser encarada como um trajeto, um caminho. Portanto, é uma tarefa para ser executada por um tempo longo. Cada passo que você dá é um tijolinho dessa estrada. O mais importante é ter coerência e integridade quanto aos seus valores.

Gostou das dicas que trouxemos neste post? Então, compartilhe este conteúdo com os seus amigos nas redes sociais e ajude-os a construir carreira também!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Taxa de Inscrição Vestibular Futuro Executivo

R$25,00

O Programa Futuro Executivo da Fappes Blox foi feito para te transformar. Ele diz respeito a uma graduação em Administração com uma série de benefícios para mudar suas atitudes, comportamentos, suas visões empreendedoras e de mundo! Está pronto para transformar sua vida?

Fazendo o Programa Futuro Executivo você tem direito a um curso no Canadá, na McGill University durante um mês! Um curso de inglês e sessões de Coaching também entram na lista VIP das inúmeras vantagens do Programa. Nós da Fappes Blox acreditamos que a educação vai além de um diploma. E você?