Aqui vão algumas dicas para quem sonha em viajar para outros países antes de completar 25 anos, ou até mesmo antes de terminar a faculdade!

Todo mundo – ou pelo menos a maioria das pessoas – já sonhou em fazer um intercâmbio: aprender um idioma diferente da sua língua nativa e absorver uma infinidade de aprendizados novos. Um intercâmbio faz com que a pessoa mergulhe em uma cultura completamente diferente da sua, aprenda a ser mais econômica, tenha mais atenção nas coisas que faz e certamente viva uma das melhores experiências da sua juventude.

Estar sozinho também traz uma oportunidade de tomar suas próprias decisões e aprender a impor os próprios limites. Essas novas experiências também acabam desenvolvendo competências novas como a iniciativa, o trabalho em equipe e a flexibilidade. Até lidar com os problemas acaba sendo mais “praticado”. A criatividade em lidar com problemas e frustrações acaba se transformando, ao longo do tempo, em uma criatividade natural, que todo mundo precisa.

As relações internacionais também acabam trazendo, além da cultura diferente, um modo diferente de enxergar a vida. E isso muda muito de um país para o outro, das pessoas com que você convive e os lugares que frequenta.

De fato, conseguir sair de casa para uma aventura de algumas semanas em outro país, depende de muita coisa. Dinheiro, trabalho, família… Na hora de fazer as contas, tudo conta. E se você não tem árvore de dinheiro, como conseguir fazer um intercâmbio antes dos 25 anos? A nossa dica é: procure uma faculdade que te leve ao exterior. Algumas instituições têm opções de transferência para uma faculdade estrangeira, para que você faça um ou dois semestres no país que escolher.

Uma opção mais barata seria procurar faculdades que tenham programas de intercâmbio e parcerias com universidades de fora, o que torna uma viagem internacional muito mais acessível. No Programa Futuro Executivo da FAPPES os alunos têm um Módulo Internacional de um mês incluso na grade disciplinar, ou seja, eles não pagam nada além de sua mensalidade para viajar ao Canadá.

Procurando com cautela e estudando com dedicação, com certeza você encontrará uma faculdade que te ajude a fazer o tão sonhado intercâmbio. A FAPPES está torcendo por você!

Luíza Caricati – Jornalista

Virgínia Terra

Supervisora de Marketing - Comunicação

Este post tem 3 comentários

1. Um intercâmbio faz com que a pessoa mergulhe em uma cultura completamente diferente da sua e aprenda a ser mais econômica.
    Eu conheço uma pessoa que foi para a Australia e tinha que tomar banho em menos de 5 minutos senão o chuveiro desligava, rs. Ele era uma pessoa que gastava muito com banho, ele voltou muito mais humilde. Obrigada pelo conteúdo

2. É, as vezes somos tão dependentes, mas quando estamos ‘sozinhos’ em determinadas situações temos que ‘crescer’ e também arriscar e é assim que muitos aprendem outros idiomas. Tem uns que também tem sorte de conhecer pessoas com outras nacionalidades, mas que gostam de ensinar.

3. Nossa que notícia boa, não sabia que tinha faculdades com programas de intercâmbio. Obrigada pela dica.