Manual do vendedor de sucesso: aprenda sobre a carreira e desafios

By bruno 4 meses ago

Em um mundo dominado por sites e cliques, em que uma busca rápida leva @ consumidor(a) ao produto que deseja, ainda existe espaço para quem deseja ser um vendedor de sucesso e ganhar dinheiro com essa profissão? A boa notícia é que a resposta é sim!

Mesmo que a tecnologia faça parte do nosso dia a dia e conduza muitos processos de compras na atualidade, alguns setores ainda dependem (e muito!) de um(a) vendedor(a) [email protected] para abordar @ cliente e converter necessidades ou desejos em faturamento.

Quer entender como funciona a carreira de vendedor(a) nessa nova era? Quais são os seus principais desafios e as características que @ tornam um(a) vencedor(a)? Então não perca este post! Fizemos um manual para você saber como se destacar no mercado e se dar bem nessa profissão. Confira!

Qual é o atual perfil do vendedor de sucesso?

Até pouco tempo atrás, as pessoas tinham um estereótipo de vendedor(a) bem definido: uma pessoa falante, extrovertida, que, mesmo sem formação superior, tinha a “lábia” necessária para convencer @ cliente e “vender seu peixe”.

Atualmente, o mercado se tornou muito competitivo. Com isso, o perfil [email protected] [email protected] também precisou mudar, fazendo com que se tornassem cada vez mais profissionais. Para se destacar na profissão, agora é preciso mais do que ser bem comunicativo. É fundamental ter conhecimento do produto, das técnicas de venda e [email protected] cliente.

Quais são os principais desafios de um vendedor?

Vencer a competitividade

Como já falamos, o mercado está altamente competitivo. @s [email protected] podem achar os produtos que desejam por meio de um dispositivo em suas mãos. Para encontrar espaço, @ vendedor(a) precisa se destacar com diferenciais que fazem [email protected] uma peça fundamental para o fechamento de negócios em uma empresa.

Profissionalizar-se

@ consumidor(a) está cada vez mais exigente. Afinal, [email protected] tem muitas opções à disposição. Para conquistar a confiança [email protected] cliente, é fundamental que @ vendedor(a) se profissionalize.

[email protected] precisa investir em uma formação apropriada, uma faculdade que @ faça entender a mente do seu público-alvo e saber exatamente como influenciá-la. Não há espaço para [email protected]

Criar conexão com @ cliente

O principal diferencial entre @ vendedor(a) e uma plataforma na internet é o poder de conexão que o contato pessoal pode garantir.

Por isso, @ vendedor(a) não pode ser [email protected] como [email protected] que quer “se dar bem” em uma negociação com @ cliente. [email protected] precisa mostrar que está ali para ajudar e trazer uma proposta vantajosa para ambas as partes.

Se [email protected] conseguir mostrar que as necessidades [email protected] cliente são sua maior prioridade, criará essa conexão e um vínculo de confiança que garantirá uma influência tremenda no processo de compra.

Quais são as características de um vendedor de sucesso?

Então, esqueça esse paradigma de que apenas as pessoas extrovertidas e falantes podem ser bons / boas profissionais de vendas. Saiba quais são, na verdade, as características que transformam @s [email protected] em [email protected]:

Pavor da zona de conforto

Grandes [email protected] são movidos por desafios. [email protected] não colocam os troféus por alcançarem metas ou aquela venda extraordinária na estante e olham para eles a cada dia. Para [email protected], as proezas realizadas são apenas o primeiro passo para uma carreira cheia de conquistas ainda maiores.

De certa forma, o vendedor de sucesso é viciado na adrenalina de sempre superar novos desafios. É como se a “normose” — vidinha normal, com uma renda média e uma rotina estável — fosse uma doença da qual precisa fugir desesperadamente.

Portanto, se você é o tipo de pessoa que quer sempre mais (da vida, da profissão, dos negócios, do seu próprio talento) e não tem medo de se arriscar para alcançar melhores resultados, provavelmente é um(a) excelente [email protected] a vendedor de sucesso.

Autoridade

Lembre-se de que a era [email protected] vendedor(a) falante, que não dava tempo nem para o consumidor respirar entre uma observação e outra, simplesmente passou. Hoje o que um(a) cliente admira em um(a) profissional de vendas é a sua capacidade para falar de um produto com propriedade e oferecer soluções.

Se @ vendedor(a) atua em uma área, precisa realmente conhecer tudo sobre ela: seus produtos, opções que os concorrentes oferecem, as vantagens e desvantagens de cada um e, principalmente, quais são as necessidades [email protected] cliente e como os produtos as atendem.

Por isso, o que importa não é o seu nível de extroversão ou introversão, e sim o valor que a sua opinião agrega a um determinado tema. É importante que @ vendedor(a) seja uma referência no assunto, um(a) consultor(a) de confiança a quem @ cliente pode recorrer.

Disciplina

Embora tenha metas a cumprir, grande parte [email protected] [email protected] não tem a obrigatoriedade de trabalhar um número definido de horas por dia. Especialmente quando seu trabalho é externo, é sua própria disciplina e responsabilidade que determinam a extensão do expediente.

É justamente aí que alguns / algumas [email protected] se perdem, exceto @s [email protected] [email protected] sabem que, para obter resultados, precisam de esforço.

Por isso, não desperdiçam tempo entre uma visita e outra, não tiram um dia livre porque trabalharam muito na semana anterior e nem desanimam diante de um “não”. [email protected] sabem que o sucesso vem da dedicação diária!

Aperfeiçoamento constante

Mas @s [email protected] de sucesso também sabem que todo esse esforço precisa ser acompanhado de eficácia. Por isso, estão sempre em busca de conhecimento sobre técnicas de vendas, necessidades [email protected] cliente e inovações em sua área de atuação para aumentar a taxa de conversão.

[email protected] sabem que, se é possível vender em X% das visitas realizadas, não devem se contentar com menos que isso. Se a taxa de conversões está abaixo do esperado, [email protected] vão procurar aperfeiçoar suas habilidades para se tornarem mais eficazes.

Capacidade de persuasão

Essa é uma característica fundamental, que depende de outras que mencionamos. Essa capacidade faz com que as empresas realmente precisem de [email protected], mesmo que disponham de toda a tecnologia do mundo.

A persuasão envolve a habilidade de atrelar uma necessidade [email protected] [email protected] à aquisição de um produto ou serviço. É a perspicácia de identificar valores que @ cliente considera importantes  — segurança, bem-estar, status — e mostrar como sua oferta atende esse desejo.

Utilização da tecnologia como aliada

O mundo se tornou digital, e essa é uma situação irreversível. Porém, ao mesmo tempo em que a tecnologia encurta distâncias e facilita processos, ela esfria relacionamentos.

O vendedor de sucesso entra nessa equação justamente para contrapor esse aspecto. Ao mesmo tempo em que pode (e deve) saber utilizar a tecnologia para filtrar leads [email protected] e manter-se em contato com clientes e oferecer soluções, [email protected] precisa ser diferente.

Para continuar mantendo o seu espaço, é necessário utilizar a tecnologia como ferramenta de contato, e não de distanciamento. O vendedor de sucesso precisa manter seu papel como o toque humano nas relações comerciais — o verdadeiro elo entre a empresa e a sua clientela.

Quer você queira ser um vendedor de sucesso ou exercer qualquer outra profissão, o fato é que precisa contar com uma formação adequada. Então, aproveite para saber o que uma boa faculdade precisa oferecer para garantir um futuro promissor!

Categories:
  Carreira, Empreendedorismo, FAPPES, Mercado de Trabalho

Comente

Informe seu e-mail para enviar seu comentário.