Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior - FAPPES | 0800 730 7766

Fazer o marketing pessoal é fundamental para conquistar boas colocações no mercado de trabalho. Ele é a porta de entrada para vagas que prezam eficiência, proatividade e uma imagem pessoal de acordo com os padrões da empresa.

Saber valorizar as próprias competências é o primeiro passo para conquistar a atenção de um recrutador. Contudo, conhecer seu potencial é muito diferente de aparentar ser arrogante. Quer entender melhor sobre esse assunto e se preparar para alcançar os objetivos da carreira? Continue a leitura!

O que é marketing pessoal?

Saber reconhecer as qualidades pessoais não tem nada a ver com “ser convencido ou prepotente”. O marketing pessoal não é focado no exibicionismo, mas em mostrar de maneira efetiva as suas qualidades.

Como assim? Um profissional capacitado não “bate no peito” e diz que sabe fazer determinada tarefa, ele vai lá e faz. Por isso, para construir uma boa marca pessoal é preciso ter autoconhecimento e ser autêntico com as pessoas. É fundamental compreender seus defeitos e qualidades para saber falar sobre as duas situações quando for questionado.

Ao desenvolver o seu marketing pessoal, você terá maior reconhecimento profissional dos gestores e dos colegas de trabalho. Para tanto, é importante começar a desenvolvê-lo durante a graduação, pois seus colegas de sala de aula poderão ser os companheiros de profissão.

Quer aprender como desenvolver essa habilidade de saber se valorizar, sem ser arrogante? Confira as dicas no próximo tópico!

Como fazer a gestão da própria marca e quais os impactos que isso oferece?

O marketing pessoal está relacionado à maneira como você se vê e o que demonstra para as outras pessoas. Por isso, suas palavras, atitudes e posturas interferem muito na própria marca. Veja a seguir:

Seja você mesmo

Uma característica valorizada no meio profissional é a autenticidade. Por esse motivo, não tente copiar os outros, procure ser você mesmo. Ao agir naturalmente você transmite confiança para as demais pessoas.

Como assim? Se você é alegre e divertido, pode ser assim no ambiente de trabalho. Contudo, nunca ultrapasse os limites. Fazer piadas, brincadeiras com os colegas ou utilizar gírias não combina com o ambiente profissional. Essas são práticas que precisam ser reservadas para os momentos familiares.

Portanto, é fundamental encontrar equilíbrio entre como você é no ambiente pessoal e como transmitir essa personalidade na vida profissional. É a sua maneira de agir e se apresentar perante os outros que fará você se destacar entre os colegas.

Cuide da sua imagem

Fique atento ao que sua aparência demonstra para os outros. Isso não quer dizer que você precisa usar roupas de marca ou da moda. Porém, é necessário estar bem apresentável em ambientes sociais.

Por esse motivo, procure usar roupas limpas, cuidar do seu corte de cabelo e da higiene pessoal. Também é importante se vestir de acordo com o cargo que você almeja.

Ainda é um estagiário, mas quer se tornar um diretor de marketing? Observe como o profissional desse cargo se veste e procure trabalhar a sua imagem pessoal. Isso contribui para você ganhar confiança e transmitir seriedade para os demais colegas.

Honre seus compromissos

O brasileiro é conhecido pelos seus atrasos. Porém, essa prática é negativa no ambiente de trabalho. Para fazer um bom marketing pessoal, é preciso saber honrar com seus compromissos.

Marcou uma reunião às 8 horas? Programe-se para chegar 15 minutos antes e não correr o risco de se atrasar. Precisa entregar um trabalho até as 17 horas de terça-feira? Procure concluir a tarefa antes do prazo final, para demonstrar responsabilidade e comprometimento aos seus gestores.

Seja engajado

A proatividade é uma característica muito valorizada no ambiente profissional. Demonstre iniciativa e assuma responsabilidades no trabalho. Você ouviu que um colega precisa de ajuda para concluir uma tarefa? Apresente-se e assuma alguma atividade para demonstrar que você tem vontade de fazer mais e melhor.

Também é importante apresentar suas ideias para aperfeiçoar as rotinas de trabalho ou solucionar determinados problemas. Se elas não forem aceitas em uma primeira tentativa, não desanime. A confiança é construída aos poucos e você tem tempo para evoluir na carreira.

Pelo simples fato de participar e propor algumas práticas você já deixará sua marca pessoal no espaço corporativo.

Cuide de suas redes sociais

Cada vez mais o profissional precisa estar presente nas redes sociais. Ferramentas como o LinkedIn são utilizadas por muitos recrutadores para avaliar as características de um candidato.

Todavia, você precisa ficar atento em como se posiciona nessas mídias. Evite apresentar opiniões fortes sobre política, crenças religiosas e outros assuntos polêmicos. Afinal, você não sabe qual é a opinião do seu próximo recrutador.

Transmita uma imagem profissional nas suas redes sociais e procure valorizar assuntos relacionados a estudo, conhecimento e boas práticas em ambientes corporativos. Cuide também da sua imagem e frase pessoal no WhatsApp. Já pensou se você escreve “preguiça” e o próximo recrutador lê isso? Qual é a mensagem que você deixará?

Invista em qualificação

O marketing pessoal também é muito relacionado ao seu conhecimento. O que o torna único? Procure focar em suas qualidades e trabalhar para corrigir seus defeitos para potencializar sua carreira.

Para tanto, invista em qualificação profissional durante toda a vida. Ainda não tem uma graduação? Então, está na hora de buscar um curso que tenha a ver com você e possa agregar conhecimento para sua profissão.

O aprendizado não deve parar por aí. Você precisa participar de congressos, palestras e workshops ao longo de sua vida profissional. Também é recomendável investir em cursos de pós-graduação para buscar um direcionamento mais aprofundado em sua carreira.

Além de contribuir para o seu conhecimento, esses cursos ajudam a formar o seu networking e ampliar as chances de indicação para boas vagas de trabalho.

Faça seu marketing pessoal sem demonstrar arrogância

Saber se valorizar não deve ser confundido com prepotência. Evite utilizar termos como “eu acho” repetidamente e procure direcionar o foco para o outro “será que podemos fazer dessa forma”?

Mostrar o seu conhecimento sobre determinado assunto está muito relacionado às suas atitudes no dia a dia: como você trabalha, se posiciona perante os outros e reage às críticas.

Viu como é simples desenvolver o seu marketing pessoal? O que acha começar a investir nessa prática ainda hoje? Aproveite para seguir nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades relacionadas ao ambiente profissional! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e Pinterest!

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Taxa de Inscrição Vestibular Futuro Executivo

R$25,00

O Programa Futuro Executivo da Fappes Blox foi feito para te transformar. Ele diz respeito a uma graduação em Administração com uma série de benefícios para mudar suas atitudes, comportamentos, suas visões empreendedoras e de mundo! Está pronto para transformar sua vida?

Fazendo o Programa Futuro Executivo você tem direito a um curso no Canadá, na McGill University durante um mês! Um curso de inglês e sessões de Coaching também entram na lista VIP das inúmeras vantagens do Programa. Nós da Fappes Blox acreditamos que a educação vai além de um diploma. E você?