Se formar em uma faculdade significa estar pronto para o mercado de trabalho?

By Virgínia Terra 2 anos ago

Às vezes, ter um diploma pode não significar tanto quanto você imagina, se você não estiver preparado para encarar a vida profissional.

Quando vimos uma pessoa com uma graduação no currículo, normalmente associamos a uma maior qualificação em termos profissionais. Entretanto, estar com um diploma nas mãos nem sempre significa que a pessoa está qualificada e pronta para enfrentar o mercado de trabalho.

Para recém-formados, existem dois fatores principais que determinam o quão prontos esses profissionais estão. A primeira delas é a experiência com estágios. Os estágios – não remunerados ou com salários – são os primeiros contatos do aluno com o mercado e com a sua área profissional. Algumas experiências só podem ser adquiridas na prática, por mais que tenha sido aprendido em sala de aula. O estágio está aí para isso: ajudar o novo profissional a se portar como um funcionário e adquirir um know-how até então desconhecido.

O segundo fator importantíssimo para um profissional qualificado é o tipo de ensino que ele teve na faculdade. Apesar das exigências específicas do Ministério da Educação para cada curso de graduação, existem inúmeras metodologias e disciplinas possíveis nas faculdades, o que acaba diferenciando muito um mesmo curso em instituições diferentes.

No Programa Futuro Executivo da FAPPES, por exemplo, além de uma concepção educacional de Metodologia Ativa, os alunos têm aulas de coaching e de inglês durante os quatro anos da graduação de Administração, o que certamente faz toda a diferença na hora de crescer profissionalmente.

É muito importante que, na hora de escolher a sua faculdade, você leve esses dois quesitos em consideração. Converse com alunos, ex-alunos, conheça a instituição, mas tenha sempre em mente que são os alunos que constroem as faculdades, independente de suas metodologias de ensino. Você é quem irá se preparar para o mercado de trabalho, apesar de todos os benefícios de uma graduação.

Boa sorte!

Luíza Caricati – Jornalista

Category:
  Carreira

Informe seu e-mail para enviar seu comentário.