Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior - FAPPES | 0800 730 7766

O gerenciamento de processos é um conceito que tem andado em todas as rodas de conversas do mundo corporativo nos últimos anos. É também apontado como o futuro da organização dos negócios. Mas, na prática, ainda são poucas as empresas que conseguem, de fato, implementar essa metodologia.

E você, sabe o que é esse tal gerenciamento de processos de que tanto se fala? Se não sabe e tem curiosidade de descobrir, este post foi feito para você! Vamos explicar o que é essa ferramenta e por que você deveria seriamente se especializar nela.

Preparado? Vamos nessa!

Definição de gerenciamento de processos

Nas empresas cuja atividade consiste na transformação de uma matéria-prima em um produto beneficiado (chamadas empresas fabris), mais ou menos desde a época da Segunda Revolução Industrial que esse processo é bem estruturado e organizado. As pessoas sabem bem como tudo funciona e sabem também que lugar ocupam dentro da montagem.

Mas, quando o negócio foge desse tipo de atividade, ou até mesmo nos departamentos que não estão ligados diretamente à atividade fabril, aí a coisa já começa a ficar complicada. É comum ver, ainda hoje, empresas em que um único funcionário é totalmente responsável pelo funcionamento de um departamento. E, se essa pessoa se ausenta por qualquer motivo, é um “deus-nos-acuda”.

O gerenciamento de processos é uma metodologia que prevê encarar todos os departamentos da firma como se vê a linha de montagem e organizar os processos de cada um deles.

Desde o pagamento de contas até a contratação de pessoal, tudo são processos que devem seguir um “roteiro” previamente definido. Dessa forma, é mais fácil ajustar o fluxo da empresa, diminuindo falhas, e também evitar que as atividades parem na ausência de alguém.

O que ele significa para as empresas

Nas décadas de 1980 e 1990, as empresas japonesas deram um tiro de desenvolvimento e começaram a sair muito na dianteira, se comparadas às norte-americanas. Grande parte desse sucesso, de acordo com o pesquisador José Ernesto Lima Gonçalves, se deveu ao fato de elas terem começado antes a entender como aplicar o gerenciamento de processos em todos os seus departamentos.

Hoje em dia, as organizações mais evoluídas em termos gerenciais adotam a metodologia do Business Process Management (BPM). Seu foco é na melhoria constante e contínua de todos os processos da empresa. Ou seja, todas as operações são constantemente analisadas, as possíveis falhas são diagnosticadas, e isso dá a oportunidade de a corporação melhorar ainda mais a si mesma.

Entre as vantagens de adotar essa metodologia, estão:

  • agilidade e maior facilidade na execução dos processos;
  • melhoria contínua;
  • otimização do uso de recursos;
  • possibilidade de alcançar a visão da empresa;
  • maior qualidade de produtos e serviços entregues aos clientes.

O assunto é tão importante no mundo corporativo, que algumas companhias se especializaram no oferecimento da própria metodologia de gerenciamento de processos. Foi assim que surgiu o Business Process Outsourcing (BPO), ou a terceirização da aplicação do modelo de gerenciamento de processos.

Normalmente contratadas para dar consultorias, essas terceirizadas organizam todo o sistema de gestão de acordo com a metodologia BPM. Isso auxilia a empresa cliente a alcançar maior eficiência de uma forma geral.

Um gerente de processos no mercado

A BPM é uma metodologia que não tem prazo de validade dentro da empresa. Por mais que os processos já estejam mapeados e implementados, sempre há espaço para melhorias e aprimoramentos. Portanto, um gestor de processos nunca será um funcionário obsoleto dentro de uma organização.

Além disso, como essa é uma área que demanda planejamento e raciocínio, a profissão do gestor de processos não é uma das que serão ameaçadas pelo avanço cada vez maior da tecnologia. Ao contrário, softwares cada vez mais avançados são ótimas ferramentas de trabalho para esse tipo de gestor.

Perfil de um bom profissional da área

Se você está começando a se interessar pelo BPM, deve estar curioso para saber quais as principais características que um bom profissional dessa área deve ter. Além de ser fera no planejamento, há mais algumas coisinhas que serão necessárias no dia a dia de trabalho.

O gestor de BPM tem que ser dinâmico e comprometido com resultados. Também precisa ter iniciativa, não pode ficar esperando as coisas caírem em seu colo, ou ter alguém para lhe dar as ordens o tempo todo.

Esse profissional também tem que conseguir tomar decisões rápidas e agir de acordo com a necessidade da situação. Ou seja, jogo de cintura e grande poder de adaptação são duas qualidades imprescindíveis. Para conseguir fazer tudo isso, o BP manager tem que ter raciocínio rápido. Mas, nem por isso, pode deixar de lado a capacidade de avaliar os riscos.

Esse profissional também tem que saber trabalhar em equipe e ser muito bom na gestão de pessoas. Quem tem mais perfil de liderança seguramente tem maiores chances de se dar bem nesse posto.

Como chegar lá

Apesar de já ser uma metodologia consolidada e aplicada há mais de duas décadas nas maiores empresas de todo o mundo, a formação de um profissional de gestão de processos não é uma formação sistêmica. Ou seja, há diversos caminhos que um profissional pode percorrer para adquirir as competências e habilidades desejadas.

O ponto de partida para trilhar esse caminho não é único. Há diversas opções de cursos universitários que podem levar você até a carreira de BP manager. Alguns exemplos são administração de empresas, engenharia e tecnologia da informação. Mas nada impede que você seja um profissional de marketing com competências para a gestão de processos (na verdade, esse é um grande diferencial para o mercado de trabalho).

Algumas faculdades já incluíram matérias que abordam a metodologia em suas grades curriculares da graduação. Isso dá uma vantagem competitiva a esses alunos, que já se formam tendo a gestão de processos, não como uma prática, mas como uma visão de mundo no contexto de empresas. Também é possível cursar MBAs, ou até optar por um mestrado na área.

Mas se você deseja ir direto ao ponto e obter uma formação específica e completa em gerenciamento de processos, a Fappes é o lugar para você! Nossa graduação em Processos Gerenciais vai lhe dar todas as respostas para suas perguntas sobre a área e ajudar você a percorrer esse caminho de sucesso.

Ficou interessado? Preencha nosso formulário e receba mais informações sobre o curso!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Taxa de Inscrição Vestibular Futuro Executivo

R$25,00

O Programa Futuro Executivo da Fappes Blox foi feito para te transformar. Ele diz respeito a uma graduação em Administração com uma série de benefícios para mudar suas atitudes, comportamentos, suas visões empreendedoras e de mundo! Está pronto para transformar sua vida?

Fazendo o Programa Futuro Executivo você tem direito a um curso no Canadá, na McGill University durante um mês! Um curso de inglês e sessões de Coaching também entram na lista VIP das inúmeras vantagens do Programa. Nós da Fappes Blox acreditamos que a educação vai além de um diploma. E você?