Como montar um negócio digital?

By Comunicacão FAPPES 2 meses ago

Você sonha em ter um negócio próprio que traga lucratividade e exija baixo investimento? Ser [email protected] do próprio negócio ficou fácil nos dias de hoje, pois o empreendedorismo online permite que qualquer pessoa com dedicação e boas ideias possa ter sucesso.

E isso tudo é possível graças à internet — que possibilita a abertura de um negócio digital. Mas é preciso entender o conceito desse modelo de comércio e pesquisar muito sobre o mercado antes de abrir a sua empresa online.

Por isso, preparamos este post para tirar suas dúvidas e ensiná-lo como montar um negócio digital! Então, fique [email protected] nas nossas dicas!

O que é um negócio digital?

Antes de começar a planejar a própria empresa, é necessário conhecer o que é um negócio online. Ele se baseia em criar uma companhia que tenha como base de suas operações a internet. E para conseguir destaque no mercado, é preciso investir em tecnologia e inovação.

Além disso, deve-se compreender que, para ter sucesso, é preciso obter lucratividade. A grande vantagem do negócio digital é que, geralmente, ele não demanda um grande investimento inicial e uma estrutura física para funcionamento.

A Dafiti, por exemplo, é um e-commerce de sucesso. Os/As consumidores/consumidoras fazem as compras online de roupas ou sapatos e recebem os produtos no endereço escolhido.

O Peixe Urbano é outro modelo de empresa digital. O site foi criado para oferecer descontos para as pessoas e movimentar o mercado. Sendo assim, é necessário que haja uma parceria entre restaurantes e prestadores/prestadoras de serviços.

O site oferece cupons de descontos e todos os envolvidos ganham: o/a consumidor/consumidora, que paga um preço mais baixo, o restaurante (que recebe clientes) e o Peixe Urbano (que ganha uma porcentagem da venda).

Quer descobrir quais as etapas essenciais na hora de montar uma empresa online? Veja a seguir!

Como montar um negócio digital?

Algumas estratégias são fundamentais para que a ideia de negócio saia do papel. Por isso, listamos algumas dicas abaixo:

Tenha vontade de empreender

Muitas pessoas se arriscam no mundo dos negócios por falta de emprego ou apenas com o intuito de ganhar muito dinheiro. Todavia, a vontade de empreender e fazer o que realmente se ama é que fará você se sentir [email protected] para encarar os desafios.

Afinal, é importante investir no aprendizado de técnicas tradicionais de administração de negócios e conciliá-las com as novidades do mercado. O conhecimento é o primeiro fator para que você tenha sucesso.

Ademais, é preciso se perguntar “eu realmente quero trabalhar com negócio digital? Por quê?” Isso evitará que você se frustre com os problemas e tenha a dedicação necessária para oferecer um serviço de qualidade.

Defina seu produto ou serviço

Faça pesquisas para definir qual é o nicho de mercado em que você atuará, quais produtos serão oferecidos e qual é o seu público-alvo. Ao compreender as necessidades [email protected] [email protected] clientes, você terá muito mais chances de acertar na estratégia de negócio. Para tanto, analise também as seguintes situações:

  • Quais são as características do mercado?
  • Há perspectiva de crescimento?
  • O que a concorrência está fazendo?
  • Qual será meu diferencial?

Foque a atenção em um grupo específico de pessoas e ofereça produtos ou serviços que atendam as necessidades delas.

Pense no formato que será utilizado

Depois de conhecer o público-alvo, é hora de pensar no formato do seu negócio. Há variadas opções no mercado como: e-commerce, palestras online, e-magazines, blogs e aulas no YouTube. Encontrar a maneira certa de vender o seu serviço ou produto é essencial para se destacar no mercado.

Faça um planejamento e estabeleça metas

Invista em cursos que ensinem sobre empreendedorismo e administração e una esses conhecimentos às estratégias modernas para saber como montar um negócio digital. Em conjunto, essas metodologias ensinarão você a criar um plano de negócios estruturado, com uma definição clara de objetivos, método de funcionamento e maneiras eficientes para gerenciar seu dinheiro.

Você pode utilizar o Canvas para estruturar as ideias, listar problemas, soluções, propostas de valor, canais de divulgação e fazer a segmentação de clientes. Também é importante definir a missão e visão da empresa, perspectiva de faturamento mensal e as exigências legais para abrir um negócio digital.

Com esse plano de negócios em mãos, você conseguirá analisar os potenciais da sua empresa e os pontos vulneráveis que devem ser ajustados. Lembre-se de documentar todas as etapas e analisar com frequência os riscos do seu empreendimento.

Defina as formas de monetização

Estruture as formas utilizadas para obter lucro com o negócio. Qual será a porcentagem aplicada em um produto para você ter uma boa rentabilidade? Quais as formas de pagamento que serão adotadas? Se você for vender conteúdo de qualidade, por exemplo, oferecerá um plano de assinatura mensal para ter um ganho fixo?

Determine um valor para seus produtos ou serviços para que eles possam cobrir o custo do seu negócio e dar lucratividade. Também é importante considerar quanto tempo será necessário para você ter um retorno sobre o investimento. Afinal, o sucesso não acontece imediatamente.

Desenvolva estratégias de marketing e analise resultados

Quais são seus conhecimentos de marketing digital? Se você ainda não sabe muito sobre o assunto, é importante investir no aprendizado dessa técnica. Um empreendimento precisa ser divulgado da maneira correta para que seus/suas clientes cheguem até ele.

O marketing digital permite que você impacte as pessoas certas para o seu negócio e mantenha um relacionamento com elas. Para tanto, você deve aprender como desenvolver um site atrativo, criar um blog utilizando estratégias de SEO, criar vídeos que convertam e utilizar o e-mail marketing para manter um contato com seus/suas clientes.

Além disso, é importante compreender como utilizar os dados ao seu favor. As redes sociais e as ferramentas de e-mail marketing oferecem informações relevantes para você monitorar o interesse do seu público sobre o que você divulga. Inclusive, esses dados permitem que você mude estratégias que não geram resultados ou ofereça promoções para as pessoas certas.

A divulgação do seu negócio digital é a chave para fazer a sua empresa crescer e gerar resultados. O site e suas redes sociais são a vitrine da sua marca, por isso, esses canais devem receber investimentos e uma atenção especial.

Pronto! Agora que você já sabe como montar um negócio digital, que tal aprender mais sobre o assunto? Então, aproveite para entender o que um curso de administração pode ensinar sobre empreender!

 

Category:
  Empreendedorismo

Comente

Informe seu e-mail para enviar seu comentário.