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Há pouco mais de uma década, jamais imaginaríamos que seria possível consumir tanto conteúdo em vídeo por meio da internet como acontece hoje. O YouTube, no início, possuía uma comunidade pequena e vídeos bastante irrelevantes, sendo incapaz de competir com a TV.

Hoje, porém, a plataforma se transformou em algo gigantesco, gerando renda para muitas pessoas que decidem empreender nela. Vários youtubers brasileiros de sucesso são quase tão famosos quanto atores globais. Mas a pergunta que não quer calar é: o que exatamente explica esse sucesso?

Para responder a essa pergunta, vamos apresentar aqui alguns elementos que fazem a diferença na carreira de um youtuber. Quer descobrir quais são as táticas usadas pelos maiores influenciadores digitais dos dias atuais? Então acompanhe o nosso post de hoje!

Marketing pessoal e interatividade

Apesar de o YouTube ser uma gigantesca plataforma com muitos usuários ativos, ele não é muito eficiente para gerar interação entre os produtores de conteúdo e seus espectadores. Por isso, é essencial que os youtubers também estejam presentes em outras redes sociais não apenas para atrair um público novo mas também para interagir com o atual.

Se você parar para analisar, perceberá que os maiores youtubers brasileiros, como Whindersson Nunes e Felipe Neto, estão constantemente postando fotos no Instagram e interagindo no Twitter. Não é à toa que todos eles são grandes influenciadores digitais.

Saber estar presente para seus fãs e fazer um marketing pessoal para atrair novos usuários ao canal é uma das estratégias básicas de todo youtuber de sucesso. Além disso, o carinho que esses criadores de conteúdo têm com seus fãs também é algo a ser destacado, pois é uma forma de manter a sua audiência sempre fiel.

Originalidade

Sempre que alguém cria algo de sucesso — seja uma invenção prática ou um conteúdo na internet —, não demora para que outras pessoas tentem copiá-lo. É natural do ser humano imitar algo que já funciona em vez de tentar inovar.

No YouTube, porém, é preciso ter originalidade para se destacar. Ainda que um novo usuário queira fazer um conteúdo que já existe aos montes — como canais de games ou vlogs —, é preciso sempre ser criativo e deixar uma marca pessoal e única nos seus vídeos.

Canais que tentam imitar o Cauê Moura ou PC Siqueira, por exemplo, existem aos montes, mas quase nunca fazem sucesso. Isso acontece porque ambos os youtubers mencionados possuem uma personalidade original que os difere de outros canais do mesmo gênero. Ao simplesmente imitá-los, os novos criadores de conteúdo deixam de ser naturais, e isso é a receita certa para o fracasso.

Perceba como alguns youtubers relativamente novos — como a Jout Jout e o canal Metaforando — conseguiram crescer rapidamente ao apostarem em um conteúdo original e atrativo. O medo de arriscar em uma ideia nova ou de simplesmente ser natural em seus vídeos é o que muitas vezes impede alguns criadores de conteúdo de crescerem.

Familiaridade com a plataforma

O próprio YouTube oferece diversas ferramentas para que os criadores de conteúdo avaliem o desempenho dos seus canais. O analytics, por exemplo, apresenta gráficos para comparar o rendimento de cada vídeo, além de traçar o perfil dos usuários inscritos em um canal.

Um youtuber de sucesso é aquele que consegue dominar essas ferramentas e usar todas essas informações ao seu favor. Por exemplo, ao perceber que um certo vídeo não faz muito sucesso, isso significa que aquele não é o conteúdo ideal para o público do canal. Logo, o criador deve evitar fazer algo parecido no futuro.

O Felipe Neto, um dos maiores youtubers brasileiros dos dias atuais, é um dos exemplos de como a familiaridade com a plataforma e o conhecimento do seu público é essencial para fazer sucesso. Ele começou com um canal cheio de palavrões e ofensas às coisas que ele criticava — o que, na época, era inovador e foi a receita certa para o sucesso —, mas, com o passar do tempo, ele mudou seu conteúdo para o formato de daily vlogs e, atualmente, é algo mais voltado para crianças e adolescentes.

Como o algoritmo e as regras da plataforma mudam constantemente — assim como os gostos e a interatividade dos usuários —, um bom youtuber deve saber se adaptar a essas mudanças para sobreviver e manter o seu sucesso, e é exatamente isso que o Felipe Neto faz.

Monetização e formas de lucro

Vamos falar, agora, de um dos assuntos que mais interessa aos youtubers de sucesso. A monetização de vídeos é a principal forma de obter lucro diretamente pela plataforma. Em poucas palavras, ela funciona basicamente assim:

  1. alguém paga o YouTube para que ele faça publicidade dos seus serviços ou produtos;

  2. alguns canais podem optar pela monetização dos seus vídeos, o que significa que eles serão habilitados para exibir os anúncios mencionados no tópico anterior;

  3. cada vez que um vídeo exibe uma publicidade, o lucro do YouTube é dividido com o criador de conteúdo daquele canal.

Os lucros de um youtuber são calculados com base em diversos fatores: quantidade de visualizações, número de cliques, tipo de anúncio, duração, entre outros. Isso gera uma média chamada custo por mil (CPM), que significa o valor recebido a cada mil visualizações no canal.

Ou seja, um canal com CPM médio de U$1,00 que conseguiu alcançar 100 mil visualizações em um vídeo terá um lucro de U$100,00 em média. Vale lembrar, porém, que esse valor é altamente variável. Não é à toa que os lucros de um youtuber de sucesso, como o Whindersson Nunes, variam entre U$ 8 mil e U$ 130 mil mensais.

Diante disso, dá para perceber que o retorno financeiro vindo da própria plataforma não é muito confiável. Por isso, diversos youtubers aproveitam o sucesso adquirido para lucrar por meio de outras formas. Um exemplo disso é o Christian Figueiredo — do canal EU FICO LOKO —, que já lançou três livros, fez participação em filmes e já trabalhou como apresentador de TV.

Quando o sucesso é alcançado na plataforma, muitos youtubers sobem a um nível de fama semelhante ao de atores globais. Diante disso, eles aproveitam as oportunidades para comparecer em eventos e propagandas na TV, alcançando outras formas de lucro. A própria Kéfera, uma das maiores youtubers do Brasil, conseguiu papéis em filmes graças ao seu sucesso como influenciadora digital. Atualmente, ela foca mais na carreira de atriz do que no seu canal.

Frequência de vídeos

Outro elemento essencial para garantir o sucesso dos youtubers é o constante envio de novos vídeos para o canal. Assim como um programa de TV passa em horários e dias específicos, as pessoas também esperam isso de um canal famoso no Youtube.

Além disso, uma das coisas mais avaliadas pelo algoritmo da plataforma é a frequência com que vídeos novos são enviados e a retenção de público em cada um deles. Portanto, para que um canal esteja sempre visível, ele não pode parar de enviar novos conteúdos.

Se você reparar, vai perceber que os youtubers brasileiros de sucesso contam com dias certos e até mesmo horários fixos para publicar seus vídeos. Isso serve tanto para manter o canal em alta quanto para fidelizar o público, que saberá exatamente em qual momento serão postados novos conteúdos.

Todos os elementos mencionados aqui, quando trabalhados em conjunto, conseguem explicar o sucesso dos grandes youtubers atuais. É claro que ainda existem aspectos individuais de cada um deles, como o carisma ou o tipo de interação com o público, mas, em geral, são essas estratégias que garantem a fama!

Gostou deste post? Então compartilhe-o nas suas redes sociais para que outras pessoas também possam entender o sucesso dos youtubers brasileiros!

 

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