Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior - 0800 730 7766

O que é uma vida bem-sucedida? Esse conceito pode ser bastante subjetivo para muita gente, embora exista um consenso popular: ser bem-sucedido significa ter um bom emprego dentro de uma carreira promissora, na qual você terá dinheiro suficiente para construir uma família ou ter as suas próprias posses.

Com essa definição de “sucesso” em mente, é comum que as pessoas que ainda não alcançaram o ápice profissional se sintam cada vez mais frustradas e estagnadas com o passar do tempo. Afinal, como manter os aspectos profissionais e pessoais nos trilhos e não sentir o peso da obrigação de ser bem-sucedido?

Neste post, você vai entender melhor o que realmente deve ser feito antes dos 30 anos de idade para não sentir o peso da estagnação em sua vida.

Nunca parar de aprender

Jamais pense que a sua rotina de estudos estará acabada depois da sua graduação. Ainda que você não queira seguir uma carreira acadêmica, é necessário investir na vida profissional de forma contínua, para se manter sempre relevante perante o mercado de trabalho.

Por isso, procure aprimorar suas habilidades por meio de cursos livres, livros, filmes, podcasts, grupos de estudos e até mesmo pela troca de ideias com outras pessoas que você considera interessantes e inteligentes.

Criar um projeto pessoal

Não é incomum começar a carreira como empregado para somente depois descobrir um instinto de liderança e a proatividade que leva a vontade de criar projetos independentes, contribuir com uma causa na qual acredita, ou até mesmo vivenciar de perto o empreendedorismo.

Nessas horas, siga a sua intuição e lembre-se que você não tem nada a perder. Aproveite a menor quantidade de despesas e responsabilidades que são consideradas normais antes dos 30 e comprometa-se de corpo e alma com o que faz seu coração bater mais forte. Quem sabe você não consegue transformar todos esses planos em uma nova profissão?

Inspirar-se com outras histórias

Conversar com pessoas que você admira ou atuam em uma área do mercado que você gosta é a melhor maneira de entender como a função que você deseja exercer no futuro funciona na prática. Além disso, essa atitude também pode colaborar na construção de uma rede de contatos, que pode ser bastante útil para o futuro e lhe manter atualizado sobre as principais tendências e mudanças do mercado de trabalho.

Parar de se comparar com os outros

É muito comum se sentir frustrado e inseguro em virtude da comparação desnecessária com outros, principalmente quando você não se sente parte do grupo de pessoas que está decidido a cursar Medicina, Direito ou Engenharia. No entanto, essa postura pode impedir a visão de expectativas positivas sobre o seu futuro.

Não acredite que ter as mesmas coisas, tomar atitudes parecidas ou imitar a vida de terceiros poderá lhe fazer feliz. Em vez disso, tente ser a melhor versão de si mesmo para conseguir reconhecer seus pontos fortes e sua verdadeira vocação.

Fazer uma reserva financeira

Acredite: nada será tão útil para o seu futuro quanto saber controlar seu orçamento com tranquilidade. Guardar dinheiro não é importante apenas para lhe garantir novas posses, mas também para promover segurança em casos de emergência.

Por isso, aprenda a poupar (ou até mesmo a investir) e administrar seus gastos com atenção para conseguir desfrutar os resultados desses pequenos hábitos lá na frente.

Dar vida às suas paixões

Você adora paisagismo mas essa área não tem nada a ver com a sua graduação? Adoraria começar a investir em bitcoins, mas não sabe como começar? Gostaria de dar vida a um lado mais criativo da sua personalidade apenas por diversão?

A hora é agora, e felizmente, nunca é tarde demais para fazer a coisa certa. Colocar as ideias que você sempre quis experimentar na prática pode lhe ajudar a descobrir as suas próprias prioridades e melhorar a sua saúde mental, exercitando o cérebro.

Abandonar o trabalho que você odeia

Ao contrário do que indica o senso comum, aquela fase profissional antes do 30 é a melhor época para cometer erros na carreira. Na verdade, o esperado é que você se realmente depare com oportunidades que não gosta, para que consiga descobrir qual é a sua verdadeira vocação.

Pedir demissão, mudar de curso ou abandonar um projeto sem um “plano B” em mente pode parecer assustador no começo, mas essa é a hora na qual você pode desfrutar do máximo de flexibilidade sem nada a perder.

Aprender uma nova língua

Se você deseja fortalecer a memória, turbinar suas conexões cerebrais, conhecer uma nova cultura, aprimorar seu currículo, viajar e até desenvolver suas habilidades pessoais e profissionais no exterior, o aprendizado de um novo idioma é a solução ideal.

Procure começar seus estudos antes dos 30 anos, quando sua memória está afiada e sua sede de conhecimento não tem limites. Afinal, a fluência pode demandar alguns anos de prática, e a tendência é que a sua disponibilidade de tempo só diminua com o passar do tempo.

Ler mais livros

Nunca abandonar o hábito da leitura é a receita do sucesso para a vida pessoal e (principalmente) profissional. Isso porque o ato de ler desenvolve novas conexões sinápticas, fortalece as habilidades de raciocínio,e, de quebra, ainda estimula a criatividade. Quem diria que essa simples prática fosse capaz de proporcionar tanto crescimento pessoal?

Comece tentando ler, no mínimo, dez páginas por semana, ainda que seja somente no transporte público ou horários vagos. Com o tempo, você perceberá que os livros merecem cada vez mais espaço na sua rotina, e será impossível não terminar de ler pelo menos uma obra por mês.

Agora que você já sabe o que realmente deve ser feito antes dos 30, tente lembrar sempre do que você não precisa: se preocupar com a sua idade. Cada um tem seu próprio tempo para conquistar suas experiências e bens pessoais. Por isso, que tal criar sua própria definição de “bem-sucedido” e se esforçar para transformá-la em realidade?

Se você gostou do post, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais, para que seus amigos e colegas também possam aprender o que realmente vale a pena fazer antes dos 30!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Taxa de Inscrição Vestibular Futuro Executivo

R$25,00

O Programa Futuro Executivo da Fappes Blox foi feito para te transformar. Ele diz respeito a uma graduação em Administração com uma série de benefícios para mudar suas atitudes, comportamentos, suas visões empreendedoras e de mundo! Está pronto para transformar sua vida?

Fazendo o Programa Futuro Executivo você tem direito a um curso no Canadá, na McGill University durante um mês! Um curso de inglês e sessões de Coaching também entram na lista VIP das inúmeras vantagens do Programa. Nós da Fappes Blox acreditamos que a educação vai além de um diploma. E você?