12 dicas para encontrar sua vocação de verdade

By Comunicacão FAPPES 1 mês ago

Você terminou o Ensino Médio e agora está pensando em que curso optar na faculdade. As dúvidas são muitas, e as possibilidades, inúmeras. Uma coisa é certa: você quer seguir uma profissão que ame e passar seus dias fazendo algo que apaixone! E esse algo é… Difícil de encontrar!

Mas calma! Sentir-se insegur@ na hora de escolher uma carreira é uma sensação totalmente normal. A maioria esmagadora das pessoas passa por isso — muitas até mesmo depois de já terem iniciado a faculdade. Encontrar sua vocação não é uma tarefa fácil, mas o processo também não precisa ser esse sofrimento todo!

No post de hoje, vamos ajudar você a descobrir qual é o seu propósito e que tipo de trabalho vai fazê-l@ feliz. Pront@ para descobrir seu futuro? Acompanhe a gente!

1. Imagine um dia perfeito

Descreva o que um dia maravilhoso precisa ter. Atividades ao ar livre? Interação com pessoas? Ler um bom livro? Descobrir coisas novas? Ou contar essas coisas para outras pessoas?

Pensar nisso vai ajudar a identificar as atividades que você gosta de executar por mais tempo e que poderia fazer com mais frequência.

2. Faça uma lista de coisas que @ incomodam

Esses tópicos não precisam ser direcionados, podem ser incômodos relacionados a qualquer âmbito da vida. Injustiças sociais, preços de produtos no supermercado, a dificuldade para encontrar um determinado serviço, o tempo perdido no trânsito da sua cidade — pode anotar tudo!

A partir daí, você verá quais temas @ sensibilizam mais e quais tipos de problemas gostaria de ajudar a resolver no mundo.

3. Identifique o que você não gosta de fazer

Já imaginou um/a engenheiro/a que odeia fazer cálculos? Ou um/a dentista que fica nervos@ com sangue? Um/a executiv@ que odeia tomar decisões? Meio complicado (senão impossível!), não é?

Algumas vezes, quando estamos diante de uma escolha difícil, uma boa estratégia pode ser começar a eliminar as coisas que não queremos. Identificar o que você não gosta pode ser uma boa ferramenta para chegar, enfim, ao que gosta e encontrar sua vocação.

4. Encontre atividades que lhe dão prazer

Faça uma lista de coisas que você poderia passar horas fazendo. Dançar, ouvir música, conversar sobre filmes, liderar uma equipe em uma atividade, observar a paisagem de uma grande cidade, observar pássaros — vale tudo!

Essa lista pode lhe dar uma boa dica sobre os seus interesses. Em um segundo momento, você poderá buscar profissões que envolvam uma ou mais dessas atividades no dia a dia de trabalho e, quem sabe, unir o prazer à sua profissão.

5. Busque ter experiências

É muito difícil saber do que gostamos se nosso universo se resume ao caminho de casa para a escola e vice-versa. O mundo é grande, e quanto mais o conhecemos, maiores as chances de sabermos onde nos encaixamos.

Por isso, é importante ampliar os horizontes e conhecer outras realidades. Faça um trabalho voluntário, ofereça-se para ajudar em atividades que saiam da sua rotina, viaje e conheça lugares novos sempre que possível.

6. Converse com pessoas que trabalham nas suas áreas de interesse

É bem comum idealizarmos e romantizarmos os campos com os quais nos identificamos. Por isso, é bacana conversar com adultos que já trabalham nessas profissões para entender um pouco melhor a experiência deles e ver se a realidade se aproxima do que você sonhou.

Peça para eles descreverem um dia típico em suas vidas, quais os principais problemas que enfrentam em seu trabalho, as coisas de que menos gostam e as de que mais gostam também.

7. Pense no que @ motiva

Você é uma pessoa orientada para a resolução de problemas? Ou se interessa mais pelos processos? Ou, ainda, importa-se mesmo com uma boa remuneração?

Seja honest@ consigo mesm@ e analise em quais situações você se sente mais motivad@ a entregar resultados.

8. Mantenha a mente aberta

Pode acontecer de estarmos errados, até mesmo sobre nós próprios. Talvez você acredite que será um/a ótim@ atleta. Mas seus resultados nas últimas competições da escola não foram tão bons assim.

Então, mantenha a mente aberta para novas possibilidades. Nesse processo, você pode descobrir outras habilidades e coisas que ama fazer. E permita-se mudar de ideia. Você não é obrigad@!

9. Tenha foco no presente

Não adianta você tentar imaginar como será, ou como você gostaria que fosse, sua vida daqui a dez anos. Porque pessoas mudam, porque descobrimos outros gostos, outros caminhos e outras possibilidades. Por isso, coloque seu foco no lugar onde está hoje.

O que você pode fazer hoje que vai ajudá-lo a se descobrir e se aproximar do seu propósito na vida? É isso — e não uma fantasia de futuro — que deve orientar suas escolhas e decisões.

10. Leia bastante

Procure textos, artigos e livros sobre os assuntos que o interessam e sobre as áreas que você acredita gostar mais. Veja se gosta de ler sobre esses temas, se tem curiosidade para se aprofundar sobre eles. Se acabar achando aquele assunto muito chato, ótimo! Menos um na lista das incertezas!

11. Seja fiel a você mesm@

Pais, mães e familiares no geral têm certas expectativas sobre como gostariam de nos ver na vida adulta. El@s não fazem por mal. Mas, algumas vezes, essas projeções geram pressões que acabam nos bloqueando na busca do que queremos de verdade.

Por isso, seja fiel a você mesm@. Veja quais são os seus sonhos e interesses, independentemente do que dizem os outros.

12. Don’t panic

Re-la-xe. Se você não tiver todas as respostas hoje, tudo bem. Sempre é tempo de pensar mais um pouco, descobrir-se e entender qual o seu lugar no mundo. Daí, a escolha pela profissão será quase uma consequência natural.

Uma última coisa que é bom você ter sempre em mente é que encontrar sua vocação é um processo. O insight pode até acontecer como um passe de mágica, mas isso é raro. O mais usual é que, com o passar do tempo, você vá entendendo mais sobre si mesmo e vá se descobrindo, entendendo onde gostaria de atuar. Portanto, dê tempo ao tempo!

E, nessa busca, não se esqueça de considerar a vocação para o empreendedorismo! Então, que tal conhecer as 12 características de quem leva jeito para empreender?!

Category:
  Faculdade

Comente

Your email address will not be published.