5 dicas para se dar bem fazendo faculdade à noite

By Comunicacão FAPPES 1 semana ago

Hoje em dia, é comum ver muit@s estudantes optando por fazer faculdade à noite, seja pela necessidade de conciliar os estudos com o trabalho ou pela maior liberdade oferecida pelo período noturno.

Estudar à noite, porém, traz algumas dificuldades, principalmente em relação ao cansaço sentido pelos/pelas estudantes depois de um dia corrido de trabalho, estágio ou qualquer outra atividade. É difícil tirar forças para assistir a uma aula, ainda mais quando se trata de uma matéria que não gera interesse.

Se você está pensando em começar a estudar no período noturno, então confira as dicas que separamos neste post para driblar o cansaço e aproveitar ao máximo o que a faculdade tem a oferecer!

1. Organize sua rotina

A organização é essencial para qualquer estudante e não apenas para quem estuda à noite. Fazer um curso superior exige disciplina para dividir seus horários e criar uma rotina fixa que contemple o momento de estudar, trabalhar, descansar e se divertir.

Sem uma boa organização, o/a estudante tem grandes chances de se estressar por não conseguir ter bom rendimento na faculdade. Consequentemente, vai acabar tirando notas ruins nas provas, acarretando até mesmo sua reprovação no semestre.

Para evitar que a desordem seja um empecilho ao seu aprendizado, crie um cronograma que abranja todos os afazeres do seu dia e atenha-se a ele. Não se esqueça de dividir suas tarefas de forma que você não fique exaust@ ao final do dia, estabelecendo também horários para descansar e relaxar.

Dessa forma, além de estar preparad@ para assistir às aulas do período noturno, você também conseguirá otimizar seus estudos, garantindo o melhor desempenho na faculdade e no trabalho.

2. Não atrapalhe seu sono

É comum que os/as estudantes do período noturno troquem o dia pela noite. Afinal, não é todo mundo que consegue chegar em casa e dormir. Muitos/muitas ficam despert@s depois das aulas e acabam fazendo outras coisas — como ver TV, jogar videogame e ficar no celular — em vez de aproveitarem o resto da noite para descansar.

O problema dessa rotina é que o nosso corpo exige certos hábitos para ficar plenamente descansado. É preciso dormir de 6 a 8 horas por noite, de preferência com horários fixos para acordar.

É durante o sono que o nosso cérebro assimila todas as informações adquiridas durante o dia. Virar a noite e não descansar o suficiente atrapalha a concentração, além de prejudicar a memória. Por isso, evite postergar o sono depois de chegar da aula. Tente dormir o mais cedo possível e ter uma boa noite de descanso.

3. Adote hábitos saudáveis

Uma das melhores formas de se manter descansad@ e com bons rendimentos nos estudos é adotar hábitos saudáveis no seu dia a dia. Pequenas coisas, desde a alimentação até a prática de exercícios físicos ajudam a manter a mente e o corpo em boas condições.

Evite o uso de estimulantes — café, energéticos etc. — durante a faculdade à noite. Por mais cansad@ que você esteja, é preferível adotar outros meios para se manter acordado/a. Os estimulantes vão apenas prejudicar seu sono e, com o tempo, essa rotina de noites maldormidas vai acumular cansaço e diminuir seu desempenho.

Os exercícios físicos também são de extrema importância para ajudar a manter a concentração, pois, além de aumentarem a atividade cerebral, também ajudam na produção de serotonina, hormônio que nos dá uma sensação de prazer e ânimo.

Antes das aulas, não exagere na comida e evite alimentos gordurosos. A barriga empanturrada pode causar azia, que nos impede de prestar atenção e ainda atrapalha o sono. O ideal é ingerir alimentos leves e saudáveis e beber muita água.

Com uma boa rotina de exercícios, noites bem-dormidas e boa alimentação, você provavelmente terá muito mais ânimo para assistir às aulas noturnas, ainda que tenha tido um dia cheio e cansativo.

Tirar um momento para descansar antes de ir para a faculdade também é uma boa ideia. Tome um banho relaxante e, se achar necessário, tire um cochilo de 20 minutinhos antes de sair de casa. Dessa forma, você se sentirá muito mais disposto/disposta.

4. Conheça a jornada Blox

Fazer faculdade à noite, por si só, já não é fácil. Se for para assistir às aulas de matérias de que você não gosta ou não lhe interessam, a situação piora ainda mais. Por esse motivo, o sistema Blox, adotado pela Fappes, é a melhor opção para quem estuda no período noturno.

Mas, afinal, o que é esse sistema Blox?

Levando em consideração que os/as alun@s se sentem muito mais motivad@s a estudar aquilo que realmente gostam e que nem todas as matérias deveriam ser obrigatórias, o sistema Blox permite que os/as estudantes tenham autonomia para escolher quais, quando e como estudar as disciplinas oferecidas pela faculdade.

Logo, se você não se identifica com uma matéria específica, ou não vê utilidade em estudá-la diante do que planeja para seu futuro, é possível optar por deixá-la de lado e escolher alguma outra disciplina mais relevante de acordo com o seu perfil.

A jornada Blox é um sistema interativo e dinâmico que permite que os/as própri@s estudantes personalizem sua grade curricular na faculdade. Em vez de contar com turmas fixas a cada semestre, você dividirá as salas com diferentes alunos e alunas de acordo com cada matéria escolhida.

Caso ainda não tenha certeza do que deseja estudar, a Fappes disponibiliza profissionais para ajudar você a escolher as matérias que mais tem a ver com o seu planejamento para o futuro.

5. Aproveite o tempo livre

Se você optou por estudar no período noturno é porque provavelmente tem o dia muito ocupado, seja com trabalho, estágio ou qualquer outra atividade. É difícil, portanto, encontrar tempo para estudar sem perturbar seu sono ou atrapalhar seus hábitos saudáveis.

Diante desse cenário, os pequenos momentos livres do seu dia a dia devem ser aproveitados ao máximo. É por isso que, em vez de ficar olhando as redes sociais enquanto estiver no ônibus, indo ou voltando do trabalho/faculdade, aproveite esse tempo para ler um pouco as matérias que estão sendo cursadas.

Aproveite também os intervalos entre as aulas para revisar algum tópico importante ou tirar dúvidas com @s professor@s.

Por mais que seus momentos de descanso e lazer sejam importantes, talvez seja necessário sacrificar uma pequena parte dos finais de semana para colocar os estudos em dia. Quem faz faculdade e trabalha durante a semana não pode deixar de aproveitar o tempo livre do sábado e domingo para aprimorar seu aprendizado.

Em alguns momentos, você pode até pensar que a decisão de fazer faculdade à noite não foi uma boa ideia. Mas lembre-se de que o curso superior é essencial para crescer profissionalmente e conseguir destaque no mercado de trabalho. No futuro, esse esforço não terá sido em vão!

Com disciplina e organização, você vai se beneficiar de tudo que a faculdade tem a oferecer, ainda mais se puder contar com uma grade curricular personalizável!

Agora que você já está por dentro dessas dicas, aproveite para conhecer a Fappes e entender melhor como funciona o famoso sistema Blox!

 

Category:
  Faculdade

Comente

Your email address will not be published.