Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior - FAPPES | 0800 730 7766

Você é daquelas pessoas que sentem um frio na barriga quando enfrentam alguma mudança importante na vida? Pois saiba que ficar ansioso diante de grandes novidades é normal. Terminar o ensino médio é um exemplo desses momentos. É por isso que muitos sentem medo de entrar na faculdade.

E não é à toa. Começar um curso superior é uma grande coisa! Você vai conviver em novos lugares, fazer novos amigos, conhecer novos professores, estudar novas matérias. Mas como em todas as situações da vida, haverá dificuldades e alegrias.

Sendo assim, como lidar com os desafios e não deixar que o nervosismo tome conta de você? Neste post, trouxemos alguns medos comuns ao jovem que está entrando na faculdade. Veja quais são e aprenda como superá-los!

E se eu não conseguir passar no vestibular?

A primeira sensação de medo começa antes mesmo de você entrar na faculdade. Afinal, para começar a graduação, é preciso passar pelo temido vestibular! Fazer uma prova dessa importância costuma mobilizar muito o emocional do estudante. Por isso, estar preparado para enfrentar esse desafio é fundamental.

A dica é tentar relaxar antes do exame e lembrar-se do quanto você estudou e se esforçou para esse momento. Por mais que as questões sejam difíceis, fica mais fácil tirar uma boa nota quando você está tranquilo e com o emocional sob controle.

Podem existir outros medos para o dia da prova, como: chegar atrasado, esquecer os assuntos que estudou ou encarar muitos concorrentes. No entanto, você pode utilizar essa ansiedade a seu favor.

Como fazer isso? Simples: transforme esse nervosismo em preparação. Coloque o despertador para a hora certa, faça suas revisões corretamente e esteja preparado para conquistar uma boa colocação.

Escolhi o curso certo?

Outro medo de entrar na faculdade, e que também é bastante comum entre os jovens, tem relação com a escolha do curso. Essa é a primeira grande decisão da vida adulta para muitas pessoas. E precisamos reconhecer que não é nada fácil decidir nessa idade o que fazer para o futuro.

Por isso, alivie a pressão. Você não precisa ter todas as respostas para a sua vida agora e não há nada de errado em desejar trocar de curso daqui a algum tempo — você pode refazer a sua escolha depois. Inclusive, muitas pessoas mudam de profissão até mesmo quando já têm anos de atuação na área.

Mas se você quer algumas dicas para sentir mais segurança na primeira escolha, preste atenção em detalhes importantes:

  • identifique os seus gostos e interesses e pense com o que você gostaria de trabalhar;
  • pesquise bastante sobre os cursos que você gosta e conheça o mercado de trabalho;
  • veja a grade curricular das faculdades e tire todas as dúvidas que surgirem sobre o curso e as matérias;
  • converse com pessoas que fizeram esse mesmo curso e saiba o que elas acham da profissão;
  • escute a opinião de seus amigos e familiares, mas não decida pensando no que eles escolheriam;
  • não escolha baseado apenas na expectativa salarial, pois isso pode gerar frustração;
  • se sentir necessidade, procure um serviço de orientação profissional.

As matérias são muito difíceis?

Mais um pesadelo que assombra a paz dos pré-universitários é o de não dar conta da quantidade e da dificuldade dos conteúdos vistos na faculdade. Sim, nem sempre vai ser fácil tirar boas notas em todas as disciplinas. Mas o seu ensino médio também teve momentos difíceis, não é mesmo?

Encare as coisas dessa forma e você vai ver que a faculdade não é muito diferente da escola. Quem organiza uma rotina de estudos e acompanha a matéria dada pelos professores consegue ser aprovado sem grandes sustos. Além disso, vale lembrar que as dúvidas podem ser esclarecidas com seus amigos e professores.

Uma dica importante é que, na faculdade, você provavelmente vai ter mais autonomia do que tinha na escola. Por isso, quem ainda não é acostumado com isso pode ter alguma dificuldade no início. Com o tempo, você amadurece e passa a valorizar essa liberdade.

Montar um cronograma e criar o hábito de usar uma agenda são estratégias que ajudam muito na sua organização. E fique atento: certamente terão matérias pelas quais você se interessa mais. É preciso cuidado para não focar os estudos apenas nelas e deixar de se dedicar àquelas mais desinteressantes ou complexas.

Vou ter tempo para conciliar trabalho e estudos?

Muitos estudantes precisam trabalhar durante a faculdade. Seja para complementar a renda em casa ou para ter o seu próprio dinheiro, essa é uma experiência positiva, mas que costuma tomar um tempo considerável.

Sem dúvida, é bem menos puxado ser apenas “estudante profissional”, mas isso não é motivo para desistir dos seus sonhos.

O trabalho faz parte da realidade de muitos alunos das faculdades brasileiras. Assim, a maioria dos seus professores provavelmente está preparada para ajudar você nesse desafio. É claro que vai ser preciso muito esforço e sacrifício de tempo, mas é possível, sim, conciliar o emprego e os estudos.

Mesmo que você não precise trabalhar desde o início do curso, em algum momento terá a oportunidade de fazer um estágio. Não deixe essa chance passar por medo de não dar conta. A experiência prática promove muita aprendizagem e enriquece o currículo. Por isso, vale a pena o esforço.

Como fazer para pagar as mensalidades?

Esse é um grande medo de muitos jovens, pois sabem que aproveitar todas as vantagens de uma faculdade particular tem o seu custo. E se não for possível arcar com ele até a formatura? Para distanciar essa probabilidade, você tem diversas opções.

Alternativas muito benéficas são os programas de bolsa de estudos. O Governo Federal tem o Prouni, que custeia a metade ou o valor integral do curso. Além disso, muitas faculdades também têm os seus próprios planos de bolsa. Sem falar nas opções de financiamento, que facilitam muito o pagamento para você.

Se você tem uma fonte de renda, não precisa depender desses programas. Organize-se financeiramente para custear o seu curso, pois ele é um investimento para o seu futuro. Para ajudar, corte gastos supérfluos e, se possível, negocie descontos e condições de pagamento na faculdade.

É muito difícil se enturmar na faculdade?

Um estudante mais tímido pode ficar com medo de não conseguir fazer amigos. Mas saiba que, mesmo para quem tem esse perfil, a faculdade é um dos espaços mais propícios para isso. Você vai conhecer pessoas que estão na mesma fase e compartilham dos mesmos interesses.

Além disso, o clima do ensino superior facilita muito a formação de grupos. Vocês vão fazer trabalhos em equipe, estudar juntos para as provas e se encontrar nos diversos eventos da graduação. Sem dúvida, você vai fazer bons amigos durante o curso.

Para enfrentar o medo de entrar na faculdade, é essencial escolher uma instituição de qualidade. O programa de acolhimento da Fappes vai ajudar a diminuir suas angústias iniciais. Além disso, temos condições de pagamento diferenciadas para ajudar você no desafio do ensino superior!

E, então, está pronto para dar o próximo passo na sua carreira de sucesso? Entre em contato com a Fappes e comece já a sua graduação!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Taxa de Inscrição Vestibular Futuro Executivo

R$25,00

O Programa Futuro Executivo da Fappes Blox foi feito para te transformar. Ele diz respeito a uma graduação em Administração com uma série de benefícios para mudar suas atitudes, comportamentos, suas visões empreendedoras e de mundo! Está pronto para transformar sua vida?

Fazendo o Programa Futuro Executivo você tem direito a um curso no Canadá, na McGill University durante um mês! Um curso de inglês e sessões de Coaching também entram na lista VIP das inúmeras vantagens do Programa. Nós da Fappes Blox acreditamos que a educação vai além de um diploma. E você?