Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior - 0800 730 7766

Fazer uma graduação é o sonho de muitos jovens. Porém, nem sempre a família consegue pagar a faculdade para os filhos, o que exige planejamento financeiro do aluno. Antes de ingressar no curso, é fundamental avaliar quais serão os custos totais, pensar em estratégias para aumentar a renda e conferir as oportunidades de financiamento.

Somente com um planejamento financeiro será possível fazer o curso até o final e obter o diploma universitário. Quer conhecer as melhores estratégias para se preparar para essa etapa e garantir o sucesso profissional? É só continuar a leitura!

O que considerar antes de começar a faculdade?

Um curso superior envolve muitos custos que vão além da mensalidade. É preciso se preocupar com situações simples como a alimentação durante as aulas, os livros que serão adquiridos e outras situações que fazem parte do dia a dia do aluno.

Mas não se assuste! Com um bom planejamento, é possível se organizar para essa etapa da sua vida. Veja:

Mensalidade

Antes de prestar o vestibular, você já pode fazer uma pesquisa sobre o valor da mensalidade do curso. Em alguns locais o aluno pode optar por não estudar todos os dias da semana, o que também gera uma economia mensal.

Também é importante analisar se existe alguma taxa de matrícula, por exemplo, para incluir esse valor no planejamento. Em caso de dúvida, converse com a coordenação do curso para saber como funciona o pagamento na instituição.

Custo de deslocamento

Procure avaliar e registrar em uma planilha todos os custos que você apurar. Um deles é o de deslocamento. Como você chegará até a faculdade? Será necessário pegar um ônibus municipal ou você precisará ajudar a pagar o frete de um ônibus para outro município?

Outra opção é verificar se existem caronas frequentes para o local em que você estudará. A carona solidária é uma maneira de compartilhar os custos com o motorista e, muitas vezes, chegar mais rápido até o destino.

Acomodação

Você precisará se mudar para outra cidade para estudar? Se a resposta for sim, você deve considerar o custo do aluguel no seu planejamento financeiro.

Faça pesquisas online para saber o valor médio cobrado na região em que pretende morar, se o local é seguro e se tem fácil acesso para a faculdade. Além disso, você também necessita avaliar se precisará instalar internet na moradia, pois esse é mais um custo para incorporar ao orçamento.

Alimentação

Também é importante pensar como será a sua rotina até a faculdade. Você sairá do trabalho direto para o curso? O que comerá nesse período? Procure considerar um valor médio para alimentação.

Se você levar lanche de casa, por exemplo, conseguirá economizar bastante. Já se você morar em outra cidade, precisará calcular os custos de três refeições no seu planejamento.

Como se planejar para conseguir pagar a faculdade?

Depois de avaliar os custos totais de fazer uma faculdade, é hora de pensar em como você pagará o curso. Veja algumas dicas:

Controle sobre o orçamento

Mesmo quem tem dinheiro sobrando precisa ter cuidado com os gastos. Caso contrário, o dinheiro simplesmente “desaparece” da conta. Quando os recursos são limitados o controle é ainda mais importante.

Faça uma planilha no Excel ou utilize aplicativos para controlar o seu dinheiro. O Guia Bolso, por exemplo, faz uma sincronização com a conta bancária. Dessa maneira, tudo que é gasto é lançado categorias separadas como: mensalidade, mercado, lazer e transporte.

Isso permite controlar melhor as despesas mensais e evita que você desperdice dinheiro onde não deveria.

Estratégias para obter dinheiro

Você também pode pensar em maneiras de ganhar mais dinheiro. Será que apenas um emprego formal ajudará a pagar todas as contas? Ou é preciso investir em outras atividades?

Muitas vezes a pessoa tem algum talento escondido e só o descobre quando precisa ganhar dinheiro. Se você tem uma boa mão para doces, por exemplo, pode fazer bolos e docinhos para vender na faculdade.

Já se você gosta de escrever, pode trabalhar como freelancer na produção de conteúdo. O mesmo ocorre para quem é ligado na área de designer gráfico e outras atividades que favorecem o trabalho autônomo. O importante é encontrar estratégias para aumentar a receita e honrar com o pagamento da faculdade.

Porém, se você já organizou as finanças e ainda não encontra “uma luz no fim do túnel” para pagar a faculdade, fique tranquilo! Você encontrará algumas dicas no próximo tópico!

Quais são as opções de auxílio financeiro para quem não tem todos os recursos?

Para auxiliar estudantes que pretendem ingressar na faculdade, mas não possuem recursos financeiros, o Governo Federal e algumas instituições de ensino criaram programas específicos de bolsa ou financiamento. Conheça alguns deles:

ProUni

Esse é o Programa Universidade para Todos (ProUni), do Governo Federal. O principal objetivo é oferecer bolsas de estudo — integrais ou parciais — para os estudantes que pretendem fazer uma graduação.

Ele é voltado para os alunos que estudaram em escola pública no Ensino Médio ou receberam bolsa integral em colégios particulares. Para concorrer a uma bolsa, o estudante precisa fazer inscrição online, ter uma boa nota no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e estar entre os melhores candidatos.

FIES

Esse é um Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) criado com o intuito de facilitar o financiamento da graduação. O aluno precisa estar matriculado em um curso regulamentado e ter participado do ENEM. Também é necessário comprovar a renda e outras informações para uma instituição bancária parceira.

Apoio de empresas

Algumas faculdades também oferecem convênios para empresas parceiras. Dessa maneira, se o estudante trabalha em uma companhia credenciada, ele poderá solicitar bolsa ou descontos na mensalidade. Isso é ótimo, não?

Com isso, você terá um emprego e ainda conseguirá pagar a faculdade em dia, evitando a incidência de juros. Para tanto, é fundamental passar no vestibular para o curso escolhido e estar matriculado.

Pronto! Agora você já sabe como se planejar para pagar a faculdade. Quer ingressar em algum curso no próximo semestre? Entre em contato com nossa equipe e saiba como podemos ajudar você a realizar o seu sonho!

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Taxa de Inscrição Vestibular Futuro Executivo

R$25,00

O Programa Futuro Executivo da Fappes Blox foi feito para te transformar. Ele diz respeito a uma graduação em Administração com uma série de benefícios para mudar suas atitudes, comportamentos, suas visões empreendedoras e de mundo! Está pronto para transformar sua vida?

Fazendo o Programa Futuro Executivo você tem direito a um curso no Canadá, na McGill University durante um mês! Um curso de inglês e sessões de Coaching também entram na lista VIP das inúmeras vantagens do Programa. Nós da Fappes Blox acreditamos que a educação vai além de um diploma. E você?