Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior - FAPPES | 0800 730 7766

É fato que a vida acadêmica exige muito esforço e dedicação, o que muitas vezes torna a rotina cansativa e desgastante. Por isso, a busca por motivação para estudar é um sempre um desafio.

Afinal, nem todos os dias estamos com tanta disposição para cumprir nossas atividades e compromissos — e isso é natural. Mas o que importa é não desistir dessa fase tão significativa para a sua formação pessoal e profissional, não é mesmo?

Então, confira, a seguir, algumas razões e dicas para se manter firme nessa missão!

Reflita por que você deve fazer um curso superior

Sabemos que ter um currículo extenso e cheio de formações não é necessariamente um indicador de sucesso. Existem diversas pessoas bem-sucedidas e com muita sabedoria que não fizeram um curso superior.

Acontece que o ato de estudar deve ser visto como uma necessidade, e não como uma obrigação. Portanto, algumas razões podem ajudá-lo nessa reflexão para que você consiga perceber isso.

1. Garantir mais conhecimento

O conhecimento adquirido durante a sua trajetória será a sua maior ferramenta de trabalho, seu grande diferencial em relação a todas as outras pessoas. Como dizem, é algo que não podem tirar de você.

É claro que existem outros meios de aprendizado e todas as experiências vividas contribuem de alguma forma. Mas estudar é realmente uma ótima maneira de aprender sempre e, nesse sentido, a instituição de ensino é uma facilitadora desse processo.

2. Aumentar sua rede de contatos

Além de aprender com os materiais de estudo, ao fazer um curso você também terá a oportunidade de aprender com outras pessoas — principalmente com os colegas e professores. Essa talvez seja a grande diferença de estudar em casa por conta própria e participar de uma comunidade acadêmica.

Conhecer novas pessoas e fazer contatos fica muito mais fácil quando estamos em um ambiente favorável. Ainda que, a princípio, isso não pareça tão claro, com o tempo você deve perceber que cada um é capaz de contribuir de algum jeito. Então, não fique isolado e faça o seu networking — ele será muito útil no futuro.

3. Conquistar um diploma

Pode parecer bobagem querer ter um diploma nos dias de hoje, mas esse “pedaço de papel” representa os anos dedicados ao aprendizado de uma área do saber — e isso ainda tem grande valor para muitas organizações no mercado de trabalho.

Por exemplo, em uma pré-seleção de candidatos o seu nome pode ficar de fora se não tiver uma certificação reconhecida e validada. Ou, quem sabe, esse seja um pré-requisito para conquistar voos ainda mais altos, como fazer uma especialização ou exercer a profissão em outro país.

Contudo, não acredite que sua missão terá terminado depois de alcançar essa conquista. A construção de um bom profissional não depende somente de um diploma, mas do desenvolvimento constante de suas competências.

4. Ter acesso a outras oportunidades

Felizmente, fazer uma faculdade não quer dizer apenas frequentar as aulas com regularidade, fazer trabalhos ou se dar bem nas avaliações. As instituições atuais estão empenhadas em oferecer cada vez mais oportunidades para seus alunos, isto é, abrir novas portas para eles.

As empresas juniores e as parcerias de intercâmbio e de estágio são bons exemplos disso. A inserção do estudante no mercado de trabalho e no cenário mundial é outro grande benefício de fazer parte de uma comunidade acadêmica.

5. Ficar atualizado sobre as tendências

O contato quase que diário com variados assuntos permite que você esteja sempre atualizado sobre a sua área de atuação. Ainda que o estudo individual também ofereça essa possibilidade, não dá para negar que a troca de informações e experiências com outras pessoas é enriquecedora.

Os debates estimulam tanto o desenvolvimento do pensamento crítico quanto o conhecimento de novas ideias. Tudo isso favorece a formação de um profissional mais atualizado sobre as tendências, com uma melhor visão de mercado e capaz de superar diferentes desafios.

Busque sua própria motivação para estudar

Além dos estímulos externos, sua maior missão deve ser buscar em si mesmo a motivação para continuar a construir sua carreira. Certamente, isso será mais fácil em alguns momentos do que em outros. Confira, nos próximos tópicos, algumas dicas essenciais para não perder de vista o seu objetivo.

1. Pense nas suas metas pessoais e profissionais

Nada melhor do que relembrar os seus sonhos, onde você quer chegar e o que deseja fazer para resgatar o ânimo. É verdade que nem todo mundo tem isso tão claro desde sempre, mas é bem provável que você tenha em mente pelo menos algumas metas.

Seu desejo é conhecer o mundo? É morar fora por um tempo? É ter uma casa na praia? É conquistar um espaço diferenciado no mercado? É abrir o seu próprio negócio? É poder ajudar outras pessoas? É ter acesso a melhores oportunidades em relação às que seus pais tiveram?

Independentemente de quais forem as suas aspirações, lembre-se de que você está no caminho para alcançá-las.

2. Encontre um curso que você goste

Essa é uma regra primordial para que a busca de motivação para estudar não se torne ainda mais árdua. Quando não fazemos o que gostamos, é infinitamente mais difícil manter-se interessado.

Sabendo disso, pesquise muito antes de escolher um curso para tentar acertar o máximo possível — e se isso não acontecer, não tem problema; tente até conseguir. Você sentirá uma enorme diferença quando passar a se dedicar a uma coisa dá prazer a você.

Liste seus interesses, gostos, habilidades e procure descobrir quais áreas parecem mais atraentes. O mundo está cheio de possibilidades e limitar-se a poucas opções não é o mais indicado; explore as alternativas sem medo até encontrar sua verdadeira vocação!

3. Converse com pessoas da área

Se o seu desânimo é decorrente de sensações como incertezas e inseguranças, não ache que está errado ou que é o único a passar por isso. Às vezes, quando estamos no meio de uma caminhada, precisamos mesmo de uma forcinha extra para prosseguir.

Nesse caso, conversar com pessoas da área que você tem interesse pode servir como um grande incentivo. Essas pessoas possivelmente já passaram por situações parecidas e poderão ajudar a esclarecer alguns fatores e superar certas dificuldades.

4. Busque instituições inovadoras

Se você quer viver coisas diferentes é preciso buscar por isso, saindo da sua zona de conforto e fugindo do tradicional. O novo tem esse poder de atração, especialmente para as pessoas curiosas e criativas.

A boa notícia é que os métodos de ensino personalizado têm ganhado muita força no mercado, sobretudo por serem mais modernos e dinâmicos. Quando combinados com uma infraestrutura apropriada, conseguem ser imbatíveis.

A ideia é fazer com que os alunos sejam protagonistas nas suas trilhas de aprendizado, utilizando metodologias ativas que ofereçam maior flexibilidade e autonomia — o sistema educacional Blox é um ótimo exemplo disso, você já o conhece?

Enfim, pensar em todas essas questões é um passo importante para melhorar a sua motivação para estudar. O mais importante é não ficar parado, é estar sempre em busca de novos desafios que contribuam para o seu crescimento.

Gostou do post? Então, aproveite para ler mais dicas sobre como ser um profissional completo!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Taxa de Inscrição Vestibular Futuro Executivo

R$25,00

O Programa Futuro Executivo da Fappes Blox foi feito para te transformar. Ele diz respeito a uma graduação em Administração com uma série de benefícios para mudar suas atitudes, comportamentos, suas visões empreendedoras e de mundo! Está pronto para transformar sua vida?

Fazendo o Programa Futuro Executivo você tem direito a um curso no Canadá, na McGill University durante um mês! Um curso de inglês e sessões de Coaching também entram na lista VIP das inúmeras vantagens do Programa. Nós da Fappes Blox acreditamos que a educação vai além de um diploma. E você?