Manual rápido de sobrevivência para quem trabalha e estuda

By Comunicacão FAPPES 4 semanas ago

A vida de um/uma estudante nem sempre é fácil. Enquanto algumas pessoas podem se dedicar inteiramente à faculdade, outras precisam trabalhar para se sustentar e conseguir arcar com o curso superior.

Trabalhar e estudar ao mesmo tempo é, sem sombra de dúvidas, uma tarefa difícil. Porém, se você se organizar, é possível aproveitar essa rotina para conseguir grandes vantagens no futuro, até mesmo porque uma atividade complementa a outra: enquanto os estudos ensinam a teoria, o trabalho ensina a prática.

Separamos aqui algumas dicas que podem ajudar a conciliar o trabalho com os estudos sem que isso cause muito estresse ou consuma todo o seu tempo. Para saber mais, confira o post de hoje!

Estabeleça prioridades

O que é mais importante: o trabalho ou os estudos?

Sabemos que essa é uma pergunta difícil, mas, ainda assim, é preciso que você pare, pense e responda. Pode ser que o trabalho seja mais importante, pois ele muitas vezes marca o início de uma carreira promissora.

Em outras situações, porém, o/a estudante pode trabalhar com algo que não tem nada a ver com seu perfil única e simplesmente com o objetivo de se sustentar. Nesse caso, os estudos, com certeza, são mais importantes, pois vão ajudar você a encontrar sua vocação de verdade.

Seja qual for o caso, é impossível dar a mesma atenção aos estudos e ao trabalho concomitantemente. Por isso, é importante estabelecer prioridades e decidir qual das duas atividades é mais importante para você no momento. Isso obviamente não quer dizer que é necessário abandonar uma delas. É preciso apenas se dedicar com mais afinco àquilo que for mais importante para o seu futuro.

Organize sua rotina

Trabalhar e estudar são atividades que consomem muito tempo. Se você não souber se organizar, é bem possível que acabe se estressando ao ver os minutos do seu dia se esvaindo sem que você tenha qualquer controle sobre eles.

Para evitar esse cenário, é essencial a criação de um cronograma de atividades que contemple todos os momentos do seu dia. Assim, vai ser possível aproveitar cada segundo para estudar, trabalhar e descansar em períodos específicos.

Ao organizar sua rotina, você vai otimizar todas essas atividades sem a necessidade de perder os cabelos pelo desespero de não conseguir cumprir suas tarefas diárias.

Saiba aproveitar o tempo livre

Mesmo com uma rotina bem-elaborada, é inevitável que existam lacunas de tempo durante o seu dia. Alguns exemplos são: ir e voltar do trabalho/faculdade; intervalos de aula; horário de almoço, entre outras.

Ainda que esses pequenos momentos pareçam pouca coisa, se você os juntar ao final do dia, perceberá que existe aí mais de uma hora que poderia ser aproveitada para realizar outras atividades.

Você pode usar esses momentos livres para fazer uma revisão das matérias na faculdade ou adiantar algum serviço básico do trabalho, por exemplo. Essa é uma forma de estender sua rotina, conseguindo abranger mais tarefas no decorrer do dia.

Estipule metas a serem cumpridas

Uma das melhores formas de garantir o bom desempenho no trabalho e na faculdade ao mesmo tempo é traçar metas e objetivos a serem cumpridos ao longo do tempo.

Você pode, por exemplo, estabelecer uma quantidade específica de páginas de uma matéria a serem lidas ao longo de uma semana. Isso vai garantir que você esteja em dia com os conteúdos passados em sala de aula.

No trabalho, também é importante criar metas como uma forma de promover a sua ascensão profissional. O/a profissional que não se preocupa com isso está [email protected] a permanecer em sua zona de conforto, sem jamais sair do lugar-comum. Para se destacar no mercado de trabalho no futuro, é preciso ter ambição e correr atrás dos seus sonhos.

Reserve um momento para descansar

Uma pessoa cansada não consegue obter bons resultados em nada que fizer. Trabalhar e estudar sem parar é tão prejudicial quanto deixar de fazer ambos.

Para garantir que você consiga conciliar as duas atividades sem se sobrecarregar, é preciso dedicar um momento específico dos seus dias para o descanso. Saia com os/as [email protected], veja TV, pratique um esporte ou leia um livro. Seja lá qual for a atividade que você considere mais relaxante, dê um jeito de encaixá-la na sua rotina para aliviar a sobrecarga das obrigações.

É importante também dormir 8 horas por noite, pois é durante o sono que o nosso cérebro consegue assimilar todas as informações obtidas durante o dia. Para ter bons resultados tanto no trabalho quanto na faculdade, é preciso deixar o corpo e a mente descansarem.

Invista no networking

Já que você não tem a opção de apenas estudar ou trabalhar, aproveite que está fazendo as duas coisas e já comece a montar sua rede de contatos profissionais desde cedo.

O networking é importantíssimo para a carreira de qualquer pessoa. Na faculdade, você deve ter um bom relacionamento com @s seus/suas colegas e professores/professoras, garantindo possíveis parcerias ou indicações no futuro.

O mesmo é válido no seu ambiente de trabalho, já que estará em contato constante com [email protected] profissionais que trabalham na mesma área que você. O networking é uma forma de acelerar sua ascensão na carreira e conseguir destaque no mercado de trabalho e no meio acadêmico.

Experimente novos sistemas de ensino

Uma das formas de fazer com que o estudo e o trabalho não sejam tão estressantes é escolher faculdades que possuam sistemas de ensino diferentes, capazes de dar mais liberdade ao/à estudante.

Um exemplo disso é o sistema Blox, que dá ao/à [email protected] a oportunidade de escolher como, quando e quais matérias estudar na faculdade. Dessa forma, você não precisa se preocupar em assistir a aulas que não são do seu interesse, o que torna os estudos muito mais dinâmicos e prazerosos.

É importante também que a faculdade tenha uma metodologia de ensino que alie a teoria passada em sala de aula com a prática, de modo que os/as estudantes saibam como se guiar no momento de escolher com o que querem trabalhar.

Concilie sua carreira com os estudos

Enfim, chegamos a um assunto importantíssimo na vida de quem trabalha e estuda ao mesmo tempo: o alinhamento da carreira com os estudos.

É muito normal ver alguém fazer um curso superior, mas trabalhar em uma área completamente diferente daquela que estuda. É claro que, muitas vezes, é difícil encontrar um emprego que tenha a ver com o seu perfil e a urgência em ter uma renda para pagar a faculdade faz com que o/a estudante acabe trabalhando em outra área.

É preciso, porém, tentar se estabelecer em um emprego que esteja relacionado com o seu curso. Dessa forma, você poderá tirar o máximo de proveito de ambos, pois, como já mencionamos, o trabalho coloca em prática o que o curso ensina na teoria.

Trabalhar com algo que não tem nada a ver com o seu perfil profissional pode ser uma perda de tempo. Dependendo da situação, vale mais a pena fazer um estágio remunerado do que se ocupar com algo completamente distante daquilo de que você gosta.

Por mais que trabalhar e estudar seja algo cansativo e até mesmo estressante, em alguns momentos você pode tirar bom proveito de ambos — basta se organizar e se adaptar. É preciso ter em mente que nenhuma das duas atividades precisam ser chatas ou enfadonhas. A partir do momento em que você aprender a conciliá-las, vai conseguir aproveitar tudo que a faculdade e o trabalho têm a oferecer!

Agora que você tem em mãos as dicas necessárias para sobreviver à jornada diária de estudos e trabalho, compartilhe este post nas suas redes sociais para que seus/suas [email protected] também saibam como lidar com essa rotina!

Category:
  Faculdade

Comente

Informe seu e-mail para enviar seu comentário.