Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior - FAPPES | 0800 730 7766

Se você se é dessas pessoas que estão sempre buscando se aperfeiçoar e se qualificar mais para o mercado de trabalho, já deve ter encontrado por aí o conceito de nanodegree. Mas você sabe o que é isso?

Moderno e aplicado nas mais inovadoras instituições de ensino do mundo, essa modalidade de curso está em franco crescimento, apresentando um potencial muito grande para quem deseja suprir lacunas específicas de ensino. É muito indicado para quem deseja ter mais protagonismo em sua própria educação e construir sua trilha de aprendizado.

Para você ficar por dentro do tema, nós preparamos um bate-bola com as principais dúvidas — e todas as respostas — sobre o assunto. Boa leitura!

1. O que é nanodegree?

Criado pela Udacity, empresa de educação a distância sediada na cidade de Stanford, nos Estados Unidos — a mesma de uma das melhores universidades do mundo —, os nanodegrees são cursos de curta duração com o objetivo de suprir uma necessidade específica voltada para o mercado.

Nesses cursos, que duram cerca de seis meses, o aluno tem um aprendizado totalmente voltado para a prática. Os conteúdos são muito mais personalizados do que aqueles de um curso de longa duração.

Assim, se o aluno precisa saber mais sobre assuntos relacionados à inteligência artificial, por exemplo, ele poderá cursar um nanodegree específico sobre o tema e aprender somente os tópicos que interessam para ele naquele momento.

As vantagens desse tipo de formação são muitas. A primeira delas é o dinamismo. O mercado de trabalho de hoje exige que os alunos estejam sempre atualizando seus conhecimentos. Como esses cursos têm duração curta, são capazes de passar os conteúdos mais recentes sobre os temas de que tratam.

Além disso, os nanodegrees costumam ter preços muito acessíveis, permitindo que o aluno faça vários cursos e tenha uma formação bem completa, mas totalmente individualizada. Isso faz com que cada um desenvolva seus diferenciais no mercado, pois cada profissional é único. É uma filosofia que está totalmente alinhada com o futuro das faculdades e dos sistemas de ensino.

2. Como a modalidade surgiu?

A Udacity não está só localizada na mesma cidade da Universidade de Stanford, mas nasceu dentro do próprio campus da prestigiosa universidade. Dois pesquisadores da instituição de ensino fizeram uma experiência de oferecer cursos online gratuitos de formação em assuntos ligados à inteligência artificial, para suprir uma lacuna no aprendizado dos alunos.

O sucesso da proposta foi estrondoso, e os pesquisadores receberam mais de 160 mil pedidos de inscrição de estudantes interessados nos cursos. A partir daí, os pesquisadores entenderam que havia uma demanda por conteúdos mais focados e práticos que não estava sendo atendida pelos cursos regulares. Em 2011, eles inauguraram oficialmente a Udacity, que se tornou uma referência internacional nesse novo modelo de educação.

O conceito foi desmembrar uma formação mais generalista e longa, como um MBA, em vários pequenos módulos de conteúdos específicos. Dessa forma, o aluno poderia escolher somente aquele tema que mais fizesse sentido dentro de sua trajetória acadêmica e de sua carreira. Um formato mais ágil e dinâmico, tal como os dias de hoje.

Atualmente, a Udacity possui uma plataforma com dezenas de cursos em diferentes segmentos. Muitos deles foram criados em parceira com gigantes do mercado, como Google, AT&T, Amazon e Facebook. O resultado disso é que os cursos oferecem realmente o que faz falta no dia a dia de trabalho.

3. Por que tem substituído os MBAs?

Assim como os cursos de graduação na faculdade, os MBAs têm a característica de oferecer uma formação generalista. Assim, um aluno que faça um MBA em gestão de negócios, por exemplo, vai ver um pouquinho de cada assunto relacionado à gestão. Alguns ele vai aplicar e serão muito úteis. Outros, ele vai deixar do lado de dentro da sala de aula, e não vai se lembrar nunca mais.

Com os nanodegrees isso não acontece, uma vez que o aluno tem um aprendizado muito mais focado na sua necessidade. Cada minicurso qualifica o aluno para o exercício de uma habilidade específica — aquela na qual ele tem uma lacuna de aprendizado.

Como o modelo é eficiente e traz uma série de vantagens, o mercado já está começando a reconhecer os certificados obtidos com os nanodegrees. Por isso, cada vez mais os estudantes estão dando preferência para esse modelo de educação, em vez de optar por um MBA tradicional.

Algumas vezes, o aluno até faz uma quantidade de cursos que corresponde ao número de matérias de um MBA. A diferença é que ele terá visto exclusivamente tópicos importantíssimos para sua formação e que farão muita diferença em sua rotina profissional.

4. Como se obtém o certificado?

Além das aulas, os alunos matriculados em um nanodegree precisam fazer uma série de trabalhos e projetos durante o curso. Neles, os alunos devem aplicar os conceitos e as ferramentas aprendidas nas aulas. Caso sejam avaliados positivamente em todos os projetos — ou na grande maioria deles —, são aprovados no curso e recebem o certificado.

O objetivo do nanodegree é dotar o estudante de determinadas habilidades específicas — seja saber fazer um fluxo de caixa, entender sobre as legislações trabalhistas de seu país, conhecer melhor o sistema tributário etc. E o sucesso nos projetos demonstra exatamente que ele domina as habilidades desejadas e sabe usá-las para o trabalho.

Trata-se de um modelo de ensino que encara o aluno com maturidade e parte do pressuposto que ele faz o curso porque tem real interesse nos conteúdos. Por isso, não há provas, nem o temido exame final. Tudo que o aluno precisa fazer para conseguir o certificado é demonstrar que domina as habilidades ensinadas.

5. Onde é possível cursar um nanodegree no Brasil?

No Brasil, ainda há poucas instituições de ensino que disponibilizam o acesso a nanodegrees, uma vez que a maioria das faculdades segue o modelo tradicional de ensino.

Mas você encontra excelentes opções que seguem esse modelo na Fappes, faculdade em sintonia com as metodologias mais modernas do mundo. No sistema Blox, os alunos podem fazer cada matéria isoladamente, sendo aluno de outros cursos ou não.

6. Quais cursos são oferecidos?

Os bloxes da Fappes são presenciais e abordam temas modernos, muito necessários para o profissional atual. Nas aulas, os alunos poderão explorar temas relativos à gestão de negócios e de pessoas, matemática financeira, empreendedorismo, liderança e muitos outros.

Veja uma lista com alguns dos nanodegrees oferecidos pela faculdade:

Esses são apenas alguns exemplos dos vários cursos que você pode escolher em nossa faculdade para se atualizar e se tornar um profissional de sucesso cada vez mais completo.

O nanodegree já faz parte do presente da formação continuada e está sendo vital para a formação do profissional do futuro e do mercado de trabalho do futuro. Se você deseja fazer parte desse movimento, deve procurar se informar e buscar quais cursos vão suprir as suas lacunas de aprendizado.

Para ficar ainda mais por dentro de temas relevantes para sua carreira assine nossa newsletter! Prometemos conteúdos exclusivos e interessantes em sua caixa de e-mail. Não perca essa oportunidade!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Taxa de Inscrição Vestibular Futuro Executivo

R$25,00

O Programa Futuro Executivo da Fappes Blox foi feito para te transformar. Ele diz respeito a uma graduação em Administração com uma série de benefícios para mudar suas atitudes, comportamentos, suas visões empreendedoras e de mundo! Está pronto para transformar sua vida?

Fazendo o Programa Futuro Executivo você tem direito a um curso no Canadá, na McGill University durante um mês! Um curso de inglês e sessões de Coaching também entram na lista VIP das inúmeras vantagens do Programa. Nós da Fappes Blox acreditamos que a educação vai além de um diploma. E você?