Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior - 0800 730 7766

Você já ouviu falar em pedagogia empresarial? Trata-se de um novo campo, para pedagogos que desejam extrapolar a sala de aula. Ele foi criado para dar suporte às mudanças organizacionais, principalmente em termos de comportamentos e cultura.

Trabalhando em empresas, esses profissionais ganham uma nova importância e podem ampliar o seu horizonte de atuação.

Neste post, vamos contar tudo sobre essa especialidade e por que você deve considerar ser um profissional desses. Quer saber mais? O artigo vai contar, bastando ler tudo até o fim!

O que é pedagogia empresarial?

Vamos começar do princípio: a pedagogia é a ciência que estuda o aprendizado humano e as técnicas de ensino para melhorar essa absorção de informações. Assim, são tarefas do pedagogo planejar, elaborar e aplicar didáticas, metodologias, ferramentas e conteúdos de ensino e aprendizagem de algum tema em um contexto determinado.

Até hoje, a atuação mais forte desses profissionais tem sido nas salas de aula, principalmente da educação infantil. Mas, felizmente, o mercado tem se aberto, e há outros campos para explorar.

A pedagogia empresarial é um deles: trata-se da aplicação dos princípios, métodos e conhecimentos da pedagogia ao universo das empresas. O foco é promover mudanças no comportamento dos colaboradores, de forma a melhorar as interações e as relações, gerando um impacto positivo na produtividade e no desempenho.

Como é o trabalho desse profissional?

O pedagogo empresarial trabalha junto com os demais profissionais do departamento de recursos humanos. O primeiro passo que esse profissional dá é a elaboração de um estudo sobre a organização, para conhecê-la profundamente. O especialista precisa saber as dinâmicas que acontecem em cada setor e entre os diferentes setores, as necessidades de cada um, as lacunas.

A partir disso, ele elabora um plano para atacar esses pontos fracos que a empresa venha a ter. De forma mais específica, algumas atribuições da área são:

  • encontrar soluções para otimizar a produtividade dos colaboradores da empresa;
  • entender os objetivos da organização e trabalhar para que os demais funcionários estejam alinhados com eles;
  • ser responsável pela educação empresarial, elaborando treinamentos para funcionários de todos os níveis hierárquicos;
  • planejar, elaborar e aplicar ferramentas de educação organizacional, como palestras, apostilas, manuais, ementas de treinamentos etc.;
  • promover atividades de integração entre os próprios colaboradores e entre eles e a comunidade da empresa, como a família dos funcionários;
  • realizar treinamentos de liderança com gestores e diretores, para que eles consigam trazer à tona o melhor de suas equipes;
  • promover um ambiente de trabalho que favoreça boas relações entre os colaboradores, criando harmonia, colaboração e gerando um impacto positivo na produtividade.

Quais as vantagens de adotar a pedagogia empresarial?

O mercado atual é um ambiente dinâmico, de mudanças rápidas. Isso exige que tanto os profissionais quanto as próprias empresas estejam sempre atualizadas, acompanhando essas transformações e sabendo navegar por esse contexto.

É essa postura que possibilitará a inovação, tanto em termos de produtos ofertados ao mercado quanto de formas mais criativas e modernas de apresentar e oferecer os serviços. Estar sempre acompanhando as mudanças também é a chave para adaptar o próprio modelo de negócio às necessidades do mercado em cada época.

A pedagogia empresarial tem papel fundamental nisso, uma vez que trabalha com o aperfeiçoamento constante dos colaboradores de todos os níveis e com a educação empresarial continuada. As atividades elaboradas por esse profissional são a chave para que a empresa se mantenha sempre atual e possa se colocar de forma relevante no mercado.

Além disso, as ações da área também têm como objetivo melhorar o desempenho e o aumento da produtividade. Isso tem impacto direto no produto ou serviço oferecido e, portanto, na satisfação do cliente.

Veja algumas outras vantagens para a organização que adota a pedagogia empresarial como parte de seus processos:

  • possibilita o desenvolvimento de novas competências para entender melhor o negócio e tomar decisões estratégicas mais assertivas;
  • permite gerar insights de como a missão, a visão e os valores da organização podem ser aplicados na prática do dia a dia de trabalho, influenciando a cultura organizacional;
  • orienta os colaboradores, de forma a ajudá-los a enxergar com mais clareza a sua atuação frente aos objetivos da empresa, aonde deseja chegar profissionalmente e o que fazer para alcançar as suas metas;
  • promove um sentimento de valorização entre os colaboradores, incentivando-os a desenvolverem ainda mais as suas habilidades e competências, e gerando um efeito positivo tanto no clima da empresa quanto no desempenho da organização como um todo.

Por que você deve ficar de olho nessa área?

As melhores empresas, atualmente, já descobriram que os seus funcionários são o seu maior recurso. É uma conta simples: pessoas satisfeitas e realizadas pessoal e profissionalmente são mais motivadas, produzem mais e melhor. Por isso, essas organizações investem no desenvolvimento das equipes e no bem-estar dos colaboradores.

Gigantes mundiais, como Google e Facebook, levam esse princípio a sério e fazem grandes investimentos em treinamentos, qualificação e até diversão no próprio ambiente de trabalho. Não é uma coincidência que elas sejam as maiores e melhores.

Nem todas as empresas serão como as que mencionamos. Mas essa é uma mentalidade que tem se expandido entre as organizações. Para os profissionais de pedagogia, isso é um excelente sinal, pois significa que o mercado de trabalho está crescendo — e deve continuar nessa curva ainda por alguns bons anos.

Mas há outras possibilidades de atuação desses profissionais, o que torna o campo ainda mais atraente para jovens que desejam ingressar nessa carreira ou que ainda estão estudando. Veja algumas:

  • direção, gestão e administração de instituições de ensino;
  • elaboração de políticas públicas que visem à melhoria de serviços oferecidos à população em órgãos e empresas públicas;
  • planejamento e elaboração de materiais didáticos para empresas, o que inclui também os infoprodutos;
  • desenvolvimento de games que contribuirão para a capacitação de colaboradores de empresas, treinamentos e atualizações;
  • organização, coordenação e realização de ações culturais em parques temáticos, fundações culturais, zoológicos, bibliotecas, brinquedotecas e outros aparelhos de promoção de cultura e aprendizado;
  • planejamento e organização de eventos corporativos de capacitação;
  • desenvolvimento e gestão de conselhos tutelares, abrigos, organizações não governamentais e centros de convivência.

A pedagogia empresarial é uma área que representa uma melhoria muito grande do campo profissional. Além de ampliar as possibilidades de atuação para além das salas de aula, ainda contribui para maior valorização do pedagogo. Isso faz com que ela seja considerada uma profissão do futuro, ao lado de outras de grande potencial inovador.

Curtiu conhecer um pouco mais sobre esse aspecto da área? Então, você também vai gostar das informações que divulgamos na nossa newsletter. Assine-a e receba conteúdos exclusivos da Fappes e em primeira mão diretamente na sua caixa de e-mail!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Taxa de Inscrição Vestibular Futuro Executivo

R$25,00

O Programa Futuro Executivo da Fappes Blox foi feito para te transformar. Ele diz respeito a uma graduação em Administração com uma série de benefícios para mudar suas atitudes, comportamentos, suas visões empreendedoras e de mundo! Está pronto para transformar sua vida?

Fazendo o Programa Futuro Executivo você tem direito a um curso no Canadá, na McGill University durante um mês! Um curso de inglês e sessões de Coaching também entram na lista VIP das inúmeras vantagens do Programa. Nós da Fappes Blox acreditamos que a educação vai além de um diploma. E você?