Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior - FAPPES | 0800 730 7766

A realidade do ensino superior brasileiro vem mudando nos últimos anos e, felizmente, cada vez mais pessoas realizam o sonho da formatura. Entretanto, cursar a graduação nem sempre é fácil para algumas pessoas, principalmente pelo preço da faculdade.

Com isso, muitos alunos acabam escolhendo uma instituição de ensino baseado apenas no valor cobrado pelo curso. Embora seja uma atitude comum, esse não é o caminho ideal. Há muitos outros critérios para considerar. Mais do que no preço, é preciso pensar na relação custo-benefício.

Sendo assim, como avaliar os benefícios de uma faculdade? Que perguntas você deve se fazer antes de escolher onde estudar? Acompanhe nosso post e descubra!

O que a instituição ensina?

Um dos principais fatores a considerar em uma faculdade é, sem dúvida, a qualidade do ensino. Afinal, não vale a pena pagar uma mensalidade mais barata se isso significa prejuízos pedagógicos e curriculares. Para avaliar a instituição, procure conhecer a grade curricular e o projeto pedagógico do curso que você deseja fazer.

A qualidade da sua formação tem relação direta com a organização pedagógica da faculdade. Por isso, compare o currículo de diferentes instituições e veja o potencial de cada uma. Considere que os conteúdos ensinados na graduação são os requisitos para você se tornar um profissional capacitado.

Além de entrar em contato com a faculdade e analisar a grade curricular, você pode medir a qualidade do ensino também a partir da análise do Ministério de Educação. O MEC acompanha as instituições de ensino superior e atribui uma nota para cada curso, considerando também o rendimento dos estudantes no Enade.

Como o curso prepara para a atuação profissional hoje?

A grade de disciplinas da graduação não é a única informação que você precisa para investigar a qualidade do curso. Na verdade, as faculdades hoje necessitam investir muito mais em aspectos inovadores e diferenciais que tornam seus alunos mais competitivos em um mercado de trabalho permeado por mudanças frequentes.

Assim, além de se perguntar o que a instituição ensina, você precisa se questionar também sobre como ela pode preparar o aluno para uma atuação profissional atualizada. Um grande diferencial são faculdades que trabalham com a metodologia ativa, por exemplo. Essa ideia estimula a autonomia dos estudantes e oferece a bases para que eles se tornem profissionais criativos e independentes.

Os professores são capacitados e têm vivência de mercado?

Esse é mais um critério para você avaliar o custo-benefício embutido no preço da faculdade. As instituições mais renomadas e com corpo docente mais qualificado oferecem mais qualidade e, com isso, podem cobrar um valor diferenciado. Isso reflete diretamente no sucesso da sua carreira, já que contar com professores melhores garante uma formação melhor.

A titulação dos professores é um aspecto fundamental — procure saber quantos docentes têm mestrado, doutorado ou pós-doutorado. Mas essas não são as únicas informações que importam. É interessante analisar também a experiência profissional e as produções acadêmicas dos professores (realização de pesquisas, publicação de artigos científicos e organização de eventos, por exemplo).

Professores com qualificação adequada e vivência ampla no mercado de trabalho fazem toda a diferença na profissionalização dos alunos. Muitos deles podem, inclusive, compor o seu networking e aproximar você de boas oportunidades de trabalho. Assim, vale a pena considerar esse fator antes de se matricular.

É possível não cursar todas as matérias?

Algo que pesa bastante no preço da faculdade é a possibilidade de cursar ou não todas as matérias do semestre. Muitos alunos precisam diminuir o número de disciplinas para baratear o custo. Essa é uma realidade comum, mesmo que signifique atrasar um pouco a formatura e o exercício da profissão.

Algumas instituições têm modelos de estudo diferenciados, como o sistema Blox. É possível, por exemplo, fazer cursos de curta duração com conhecimentos mais técnicos e práticos e aproveitar esses créditos em cursos de longa duração depois. Essa independência agrega muito valor ao aluno, que pode se organizar melhor em relação às necessidades formativas e possibilidades financeiras.

Há possibilidade de receber bolsas de estudo?

Uma boa oportunidade para terminar a sua graduação sem comprometer seu orçamento é contar com bolsas de estudo. Assim, fica mais fácil pagar as mensalidades e aproveitar toda a estrutura e os benefícios das faculdades particulares. Alguns programas podem até mesmo custear o valor integral da graduação.

O governo federal oferece duas modalidades: o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Programa de Financiamento Estudantil (Fies). O primeiro se trata de uma bolsa integral, enquanto o segundo financia o valor do curso e facilita o pagamento para você. No Fies, os juros são baixos e você só começa a pagar as parcelas depois de formado.

Além dessas opções, cada faculdade pode oferecer seus próprios programas de descontos, bolsas ou financiamentos. Para aproveitar essas vantagens, pesquise sobre as opções e garanta uma boa nota no vestibular e nas disciplinas — os alunos que se destacam conseguem condições melhores. Informe-se na faculdade do seu interesse sobre algumas possibilidades, como:

  • bolsas de iniciação científica, monitoria ou trabalho na própria faculdade;
  • descontos na mensalidade ao indicar a faculdade para amigos ou familiares;
  • abatimento ao transferir o curso de outra instituição;
  • desconto para quem cursar a segunda graduação;
  • redução na mensalidade por mérito no Enem, no vestibular ou nas disciplinas.

Vale a pena investir em uma boa faculdade?

Por fim, essa é a pergunta que você deve fazer ao analisar o custo-benefício de pagar um curso superior. Será que a melhor opção é olhar apenas para o preço e escolher a instituição mais barata? Ou vale a pena investir em uma faculdade de renome, que ofereça uma melhor formação e oportunidades inovadoras?

Com as mudanças no ensino superior, o Brasil está se tornando um país de graduados. Isso significa que o diploma da faculdade não é mais suficiente para garantir uma carreira de sucesso — é importante se destacar. Para isso, o primeiro passo é se formar em uma instituição séria e comprometida com a sua empregabilidade.

Agora você sabe que existem muitos fatores para ponderar além do preço da faculdade. Para garantir um bom custo-benefício, é fundamental conhecer todos esses critérios e escolher uma instituição de ensino superior com bastante cuidado. Assim, você se forma com qualidade e começa a construir uma caminhada de sucesso!

E então, gostou do post? Quer encontrar a faculdade ideal para você? Entre em contato com a Fappes e conheça nossas vantagens!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Taxa de Inscrição Vestibular Futuro Executivo

R$25,00

O Programa Futuro Executivo da Fappes Blox foi feito para te transformar. Ele diz respeito a uma graduação em Administração com uma série de benefícios para mudar suas atitudes, comportamentos, suas visões empreendedoras e de mundo! Está pronto para transformar sua vida?

Fazendo o Programa Futuro Executivo você tem direito a um curso no Canadá, na McGill University durante um mês! Um curso de inglês e sessões de Coaching também entram na lista VIP das inúmeras vantagens do Programa. Nós da Fappes Blox acreditamos que a educação vai além de um diploma. E você?