Saiba quais são as melhores faculdades para o futuro

By Comunicacão FAPPES 3 semanas ago

Nós mal entramos na vida adulta e já somos obrigad@s a tomar uma decisão de grande importância para o futuro: escolher qual faculdade fazer!

Vamos ser sincer@s, né? Aos 18 anos, quase ninguém tem maturidade suficiente para escolher um curso superior que provavelmente vai definir sua profissão para o resto da vida. Sabemos, porém, o quanto o diploma é importante para se destacar no mercado de trabalho e, por isso, devemos tentar acertar nessa escolha logo de primeira.

Ainda que você não se sinta confortável com o modelo “engessado” de ensino, existem diversas alternativas, hoje, que podem se encaixar perfeitamente ao seu estilo. Por isso, é importante saber quais são as melhores faculdades para o futuro e escolher a que mais se adapta a você.

Para ajudar, vamos listar a seguir o que deve ser observado para fazer a melhor escolha. Confira!

Quais são suas habilidades?

O primeiro passo para definir a faculdade ideal é conhecer seus gostos e habilidades. Se você, por exemplo, não gosta de ler e a criatividade não é sua praia, ciências humanas provavelmente não é uma boa área. Da mesma forma, caso você odeie ciências e cálculos, a área de exatas é uma péssima escolha!

Ainda que você não tenha noção de qual é exatamente a sua vocação, saiba que ela está diretamente ligada aos seus talentos. Descubra quais são os cursos que podem aproveitar seus gostos e habilidades e pesquise as melhores universidades nesse campo.

Antes de definir o curso propriamente dito, tente, pelo menos, se encaixar em uma dessas três principais áreas: humanas, exatas ou biológicas. Isso já é o suficiente para restringir suas opções.

E seus objetivos para o futuro?

Ao sair do Ensino Médio, é possível que você já tenha uma pequena ideia do que deseja para o futuro. Pode ser que tenha até mesmo um modelo de negócio em andamento, o que facilita ainda mais a sua escolha.

Considere seus objetivos como um guia para definir em qual faculdade estudar. É importante que você não pense apenas nas áreas mais promissoras, e sim na sua vocação. É a famosa ideia de “seguir os seus sonhos”, e não o que as outras pessoas impõem a você.

Não adianta cursar Engenharia, por exemplo, apenas porque essa é uma área de sucesso, sendo que seus objetivos estão muito mais aliados ao curso de Administração.

Não caia no erro de guiar sua escolha por fatores alheios às suas metas. Caso contrário, você pode até obter um diploma, mas ele não terá validade nenhuma, pois nada tem a ver com o seu perfil.

Como escolher uma faculdade?

A única pessoa que pode responder a essa pergunta é você! Não estamos aqui para indicar um curso específico, pois isso varia de acordo com o perfil de cada um/uma. O nosso objetivo, na verdade, é apresentar os principais fatores a serem levados em consideração no momento dessa decisão.

Custos

O valor da mensalidade é um dos principais pontos a serem observados na escolha da faculdade ideal. Não é à toa que a maioria dos/das estudantes buscam ser aprovad@s em uma universidade pública, evitando assim, esse custo.

Existem, porém, diversos programas de financiamento, tanto do governo quanto das faculdades, que ajudam a arcar com esse valor. Portanto, não se atenha unicamente a esse fator para definir sua escolha. Lembre-se de que muitas faculdades privadas possuem reconhecimento de mercado e podem ser mais vantajosas do que as públicas.

Localização

Outro elemento importante a ser levado em conta é a distância a ser percorrida de casa até a faculdade. Afinal, de nada adianta escolher uma faculdade pública para evitar custos com a mensalidade se você tiver um gasto enorme com transporte ao final de cada mês.

Além disso, perder várias horas diárias no trânsito atrapalha sua rotina, impedindo até mesmo que você consiga conciliar o curso com um bom emprego ou estágio.

Infraestrutura

Ao limitar sua lista de escolha a três ou quatro faculdades, é essencial que você conheça cada uma delas antes de se decidir. É preciso avaliar se a infraestrutura oferecida atende aos seus objetivos.

Por exemplo, caso escolha um curso de humanas, é importante que a universidade tenha uma biblioteca ampla e com diversidade de livros. Já no caso de exatas ou biológicas, os laboratórios de pesquisa devem ser muito bem-equipados.

Reconhecimento

Estudar em uma faculdade que não possui relevância nenhuma pode ser um tiro no pé. O reconhecimento da instituição de ensino no mercado de trabalho e no meio acadêmico deve ser um fator determinante na sua escolha.

São incontáveis os cursos superiores que existem no Brasil, porém são poucos os que realmente preparam seus alunos e alunas para a vida profissional.

Atividades extracurriculares

As melhores faculdades para o futuro são aquelas que oferecem diversas vantagens que vão além do curso escolhido.

As atividades extracurriculares — aulas de inglês, oficinas, seminários, intercâmbios etc. —, além de aliarem a teoria do que é ensinado à prática do mercado de trabalho, são diferenciais no currículo de um/uma alun@ que acaba de se formar.

Muitas vezes, ao terminar a faculdade, o/a estudante não está pront@ para encarar a profissão, seja por não conhecer como funciona a prática ou por não ter sido suficientemente preparad@. Por isso, é importante observar tudo o que a faculdade tem a oferecer antes de fazer sua escolha. Quanto mais conhecimento e vantagens o ensino puder agregar, melhor ele vai ser!

Ensino personalizado

É comum que muit@s estudantes não se adaptem ao antigo modelo de ensino, que os obriga a cursar diversas matérias desnecessárias para poder obter um diploma. Isso se intensifica no nosso momento atual, em que o empreendimento está em alta graças aos diversos recursos online como blogs, lojas virtuais e YouTube.

Os/as jovens não têm interesse em cursar 4–5 anos de faculdade cheios de disciplinas consideradas “inúteis”. Pelo contrário, eles/elas querem um curso que agregue apenas o conhecimento necessário para impulsionar seus negócios e ideias, preparando-@s ainda mais para o mercado.

É por esse motivo que o ensino personalizado está em alta. A Fappes, por exemplo, conta com o sistema Blox, que permite aos/às alun@s definirem suas próprias grades curriculares, possibilitando escolher quais disciplinas, quando e como cursá-las. Dessa forma, o ensino fica muito mais aliado ao perfil de cada estudante, garantindo o melhor preparo para o mercado de trabalho.

As melhores faculdades para o futuro são aquelas capazes de impulsionar sua carreira. Por isso, é importante conhecer seus gostos e habilidades! É claro que são raras as pessoas que já tem essa noção desde cedo. Mas não se preocupe! Caso sinta que fez a escolha errada, jamais permaneça no erro. Nunca é tarde para mudar de curso e buscar aquilo de que realmente gosta!

Se você deseja saber um pouco mais sobre a Fappes e como ela pode ajudar a moldar seu futuro por meio de um ensino personalizado e eficiente, que alia a teoria à prática, entre em contato conosco! Teremos prazer em tirar todas as suas dúvidas!

 

Category:
  Faculdade

Comente

Your email address will not be published.