Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior - 0800 730 7766

Quem sai do ensino médio geralmente está acostumado com o modelo tradicional de educação. Nele, os estudantes cumprem uma carga horária e um currículo montados pela escola. Infelizmente, muitas faculdades acabam replicando essas práticas, mas algumas já inovam a partir do conceito de trilha de aprendizado.

As graduações tradicionais oferecem um caminho pronto para o aluno: o currículo é rígido e as matérias devem ser vistas na sequência determinada. Nesse cenário, o estudante tem pouca ou nenhuma autonomia para escolher o que estudar. Isso gera uma série de prejuízos, como a distância das necessidades práticas e a falta de envolvimento no estudo.

Também é possível que o aluno se sinta desmotivado, já que reprovar ou deixar uma disciplina para depois interfere em toda a programação até o fim do curso. Mas há formas diferentes de pensar o ensino superior? Sim! E é sobre elas que falamos neste post. Acompanhe!

Saiba o que é uma trilha de aprendizado

Esse é um conceito bastante inovador no Brasil, mas não é difícil entendê-lo. Podemos pensar de forma prática: todo programa de ensino é um caminho a ser percorrido em direção ao conhecimento. Na maioria das escolas e faculdades, a rota é traçada independentemente dos desejos dos estudantes. Entretanto, na trilha de aprendizado, o próprio aluno é responsável por definir a estrada que quer seguir.

Se você já planejou uma viagem sabe que alguns passos são fundamentais. É preciso pesquisar as rotas até o destino, escolher o melhor caminho, definir pontos de parada etc. Imagine-se fazendo isso também no seu curso de graduação. Nessa modalidade, é você que define quais conhecimentos quer dominar, que matérias quer aprender primeiro e em quanto tempo quer se formar.

A grade curricular de um curso não precisa, necessariamente, “prender” os alunos. Ela pode ser apenas um fio condutor indicando caminhos, limites e possibilidades. É isso que acontece quando se aplica a metodologia da trilha de aprendizado. Assim, é possível oferecer um ensino individualizado e autônomo, voltado ao sucesso profissional.

Conheça as vantagens dessa metodologia

Sem dúvida, a flexibilidade é um dos principais benefícios que os alunos aproveitam nessa forma de educação. O curso se adequa à sua rotina e necessidades, e não o contrário. Quando o estudante já atua na sua área de estudo, por exemplo, ele pode priorizar as matérias que vão ajudá-lo a aperfeiçoar seu trabalho e conquistar destaque na empresa.

A aprendizagem por trilha de aprendizado também é mais eficiente. Nossos pais e avós se adaptavam sem grandes problemas à educação rígida e pouco interessante de sua época. Mas como esperar que as gerações pós-internet aprendam da mesma forma? É preciso investir em propostas modernas e ativas, que tornam o aprendizado muito mais eficaz.

Outra vantagem dessa metodologia é a formação integral do aluno. O conhecimento técnico não é mais suficiente para ser um bom profissional. Afinal, o aprendizado de valores e habilidades comportamentais se tornou indispensável. Assim, a metodologia da trilha de aprendizado enriquece a formação ao desenvolver competências como autonomia, criatividade, autoconhecimento e liderança.

Entenda como funciona o sistema Blox

Você se interessou pelo que falamos até aqui? Certamente sim! O desafio é encontrar faculdades que atuem dessa forma. A Fappes, por exemplo, desenvolveu o sistema Blox, um modelo educacional flexível que trabalha com trilhas de aprendizado. Com ele, os estudantes têm liberdade para montar uma grade curricular personalizada.

Para quem nunca teve contato com esse sistema, pode parecer complicado. Mas, na prática, é bem simples de entender. A faculdade divide as matérias dos cursos em quatro blocos: Moderninha, TMSD (Todo Mundo Sabe Disso), Hard e Trilha. O estudante tem autonomia para montar um currículo pessoal de acordo com suas necessidades e interesses.

Nessa organização, você não se limita a cursar disciplinas apenas da sua graduação. É possível transitar por outras áreas e trocar experiências com colegas dos demais cursos. Assim, um estudante de Administração pode cursar uma matéria mais específica do Marketing que tem tudo a ver com o que ele se interessa ou trabalha.

Mas, com tanta liberdade de escolha, como cumprir as exigências do MEC e garantir a conclusão do curso que você escolheu? Fique tranquilo! A faculdade já se organiza a partir das diretrizes para o ensino superior. Cada bloco tem um número de créditos mínimos que você precisa cursar para se formar. É aprovado pelo MEC!

Quer conhecer outros diferenciais? O sistema Blox integra também os conceitos de metodologia ativa e de educação por competências. Eles tornam as aulas mais interessantes, estimulam o protagonismo do estudante e preparam o aluno para enfrentar os novos desafios do mercado de trabalho.

Aprenda a montar a sua trilha

Nem todo mundo lida bem com a autonomia no início. Para não ficar perdido em uma trilha de aprendizado, preparamos algumas perguntas que você deve se fazer quando estiver montando a sua. Acompanhe!

Quais são os seus objetivos?

Tudo começa com uma intenção. É importante você saber qual é o curso que deseja fazer e o que busca nele. Ter clareza dos seus objetivos é fundamental para montar uma trilha realmente eficaz. Afinal, você não consegue definir uma rota de viagem se não sabe para onde está indo, não é?

Comece pensando no porquê de você cursar essa graduação. Algumas perguntas ajudam a esclarecer seus objetivos e escolher as matérias ideais para sua trilha, como:

  • Com o que você quer trabalhar?

  • Se já trabalha, o que você sente falta na sua atuação?

  • Que competências precisam ser desenvolvidas?

  • Quais são os seus interesses, afinidades e experiências prévias?

Quanto tempo você pode dedicar?

Outra questão importante ao montar uma trilha de aprendizado é saber quantas horas você vai poder separar para o estudo. Assim, você consegue aproveitar uma das melhores vantagens dessa metodologia: a flexibilidade.

Quem tem dedicação integral à faculdade potencializa o estudo e se matricula em mais matérias. Já quem tem outros compromissos, pode montar sua grade considerando o pouco tempo. Uma boa ideia para facilitar a rotina é mesclar disciplinas mais tranquilas com as mais difíceis.

Em qual período deseja se formar?

Essa resposta vai influenciar muito na sua trilha. Sabemos que a maioria dos estudantes tem pressa para conseguir o diploma e começar sua atuação como graduado, mas nem sempre é possível se formar rapidamente. Se você não tem muito tempo disponível no dia a dia, não ceda à pressão de se matricular em muitas matérias. Pode ficar difícil acompanhar todas.

A trilha de aprendizado é uma metodologia incrível para formar profissionais atualizados e completos. Muitos países já investem em currículos mais flexíveis e aprendizagem ativa. Felizmente, essa tendência está se fortalecendo também no Brasil. Aproveite para se livrar da educação tradicional!

E então? Gostou da ideia de estudar dessa forma? Entre em contato com a Fappes e conheça muitas outras vantagens que oferecemos aos nossos estudantes!

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Taxa de Inscrição Vestibular Futuro Executivo

R$25,00

O Programa Futuro Executivo da Fappes Blox foi feito para te transformar. Ele diz respeito a uma graduação em Administração com uma série de benefícios para mudar suas atitudes, comportamentos, suas visões empreendedoras e de mundo! Está pronto para transformar sua vida?

Fazendo o Programa Futuro Executivo você tem direito a um curso no Canadá, na McGill University durante um mês! Um curso de inglês e sessões de Coaching também entram na lista VIP das inúmeras vantagens do Programa. Nós da Fappes Blox acreditamos que a educação vai além de um diploma. E você?