Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior - 0800 730 7766

Ao final do Ensino Médio, é comum que muitos estudantes fiquem aflitos para iniciar sua nova fase da vida: a faculdade. O problema é que a pressa em escolher um curso e uma instituição somada à pressão de familiares pode acabar fazendo com que erros sejam cometidos.

Caso você perceba que, por mais que goste do seu curso, não está se sentindo satisfeito com a faculdade que escolheu, o que fazer? Abandonar tudo e começar do zero? Claro que não! Na verdade, a solução para esse problema é bem simples: basta requerer a transferência de faculdade.

No post de hoje, vamos esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto, explicando desde os motivos que levam os alunos a trocarem de faculdade até os requisitos necessários para a transferência. Confira!

Que motivos levam o aluno a pedir transferência de faculdade?

Para começo de conversa, escolher um curso superior e uma instituição de ensino para estudar é uma responsabilidade muito grande. Poucas pessoas têm maturidade suficiente aos 18 anos para tomar tais decisões. Por isso, não fique triste caso perceba que fez uma escolha errada.

Existem diversas situações que fazem com que os estudantes decidam pedir a transferência de faculdade. Os mais comuns entre eles são:

1. Insatisfação com o método de ensino

Nos dias de hoje, os estudantes buscam formas diferente de aprender. Não é à toa que diversas instituições focam em técnicas modernas de ensino, como sala de aula invertida, gamificação e metodologias ativas em geral.

O problema é que a maioria das faculdades ainda insiste em um modelo ultrapassado de ensino que não consegue agradar aos alunos que desejam estudar por meio de métodos inovadores. Por isso, ao descobrirem que a instituição de sua escolha não atende tal requisito, muitos decidem pedir a transferência.

2. Dificuldade de deslocamento

Ao ingressar na faculdade, diversos estudantes — principalmente aqueles que residem no interior — acabam tendo muitas despesas para se locomoverem até a instituição. Em alguns casos, é preciso inclusive mudar de cidade para conseguir frequentar as aulas.

A princípio, isso não parece um grande problema. Mas, com o passar do tempo, essas despesas e dificuldades de deslocamento podem se tornar um grande incômodo, fazendo com que o aluno prefira estudar em uma faculdade mais próxima do local onde mora.

3. Descontentamento com a infraestrutura

Um erro comum entre aqueles que estão prestes a entrar na faculdade é não visitar ou pesquisar sobre a instituição do seu interesse. Como consequência, muitos estudantes acabam descobrindo tarde demais que o lugar tem uma péssima infraestrutura.

As faculdades não são compostas apenas de professores e salas de aula. É preciso também ter uma boa biblioteca, laboratórios, ambientes espaçosos e confortáveis. Se o estudante perceber que o local não possui nada disso, nunca é tarde para pedir a transferência de faculdade.

4. Dificuldade de adaptação

Nem sempre é possível estipular uma razão exata para justificar a vontade em trocar de faculdade. Por mais que a instituição seja boa e atenda a todos os interesses do estudante, é possível que ele simplesmente não consiga se adaptar ao ambiente.

Seja pela dificuldade em interagir com os colegas e professores, seja pela falta de conciliação entre trabalho e faculdade, é terrível passar todos os anos do curso sem se sentir confortável no seu ambiente de estudos. Nesses casos, a melhor opção é pedir transferência para outra faculdade na qual você consiga se adaptar melhor.

O que é preciso para fazer a transferência de faculdade?

Antes de mais nada, é preciso que você fique atento aos prazos de inscrição. Normalmente, as faculdades permitem o ingresso de novos alunos nas datas próximas ao vestibular. Isso acontece porque é muito difícil fazer a adaptação de um novo estudante no meio de um período letivo, tendo em vista que as classes já estão formadas e avançadas nas aulas.

O processo de transferência varia de instituição para instituição. O primeiro passo é entrar em contato com a coordenação do seu curso atual para fazer o pedido de transferência. Dessa forma, os documentos básicos — como histórico e carga horária das disciplinas já cursadas, declaração de matrícula e conteúdo programático das matérias — são entregues ao estudante.

Tais documentos precisam ser apresentados na instituição para a qual você pretende se transferir. Além disso, também é preciso apresentar uma cópia do histórico e comprovante de conclusão do Ensino Médio junto com os documentos pessoais do estudante — identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, certificado de reservista (homens) e certidão de nascimento.

Ao concluir a transferência de faculdade, é possível fazer o aproveitamento das matérias já cursadas. Porém, é preciso ficar atento às diferenças das grades curriculares de cada instituição. Essas diferenças podem fazer com que o estudante fique irregular, cursando disciplinas de períodos e turmas diferentes, por exemplo.

Em algumas faculdades, o aluno precisa fazer uma prova (parecida com o vestibular) para realizar a transferência. Pode ser necessário também passar por uma entrevista com o reitor ou coordenador do curso para avaliar o perfil do estudante. Vale lembrar, por fim, que a transferência depende da disponibilidade de vagas na nova instituição.

Para saber como funciona exatamente esse processo, você deve entrar em contato com a faculdade de seu interesse e preencher o formulário de transferência. Dessa forma, eles poderão tirar todas as dúvidas referentes aos documentos necessários, prazos e aproveitamento de matérias.

Por que a transferência para a Fappes é a melhor escolha?

A Fappes é uma instituição de ensino que tem noção da falta de inovação no mercado educacional. Por isso, apostamos em um método diferenciado de ensino, em que o estudante atua de forma ativa na sua formação profissional, sempre incentivado a ser criativo e empreendedor.

O Sistema Blox, por exemplo, permite que os próprios alunos escolham quando e quais disciplinas cursar, adaptando tudo que o curso tem a oferecer ao seu perfil profissional. Dessa forma, o ensino jamais fica engessado e enfadonho.

A Fappes também tem parcerias com faculdades no exterior e incentiva que seus alunos façam intercâmbios e aprendam novos idiomas. No programa Futuro Executivo, os estudantes contam com sessões individuais de coaching e ainda estudam dois anos de inglês para negócios.

Além disso, os alunos têm a oportunidade de participar de um módulo internacional de um mês no Canadá, estudando dois cursos de Business na McGill University sem pagar nada por isso, pois os valores já estão incluídos na mensalidade do curso.

Se você está em busca de uma instituição que se preocupa diretamente com seus alunos, fomentando o espírito empreendedor e investindo em métodos inovadores de educação, a Fappes é a opção certa!

Quer saber mais sobre o nosso processo de transferência de faculdade? Basta entrar em contato conosco! Teremos prazer em responder a todas as suas dúvidas!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Taxa de Inscrição Vestibular Futuro Executivo

R$25,00

O Programa Futuro Executivo da Fappes Blox foi feito para te transformar. Ele diz respeito a uma graduação em Administração com uma série de benefícios para mudar suas atitudes, comportamentos, suas visões empreendedoras e de mundo! Está pronto para transformar sua vida?

Fazendo o Programa Futuro Executivo você tem direito a um curso no Canadá, na McGill University durante um mês! Um curso de inglês e sessões de Coaching também entram na lista VIP das inúmeras vantagens do Programa. Nós da Fappes Blox acreditamos que a educação vai além de um diploma. E você?