Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior - 0800 730 7766

O início do semestre letivo está aí, e as borboletas já começam a voar dentro do estômago! O primeiro dia de aula na faculdade é mesmo um momento de muita ansiedade e insegurança.

E se eu for para a aula com a roupa errada? E se eu não souber responder às perguntas dos professores? E se os veteranos me zoarem? Essas dúvidas são totalmente normais. Mas não se deixe tomar pela paranoia! O primeiro dia de aula é o início de anos muito legais da sua vida, então relaxe e aproveite a viagem!

Quer saber o que esperar do início do seu semestre no ensino superior? Nós contamos a você!

Os colegas

Seus colegas serão as primeiras pessoas com as quais você terá contato no primeiro dia de aula na faculdade. Não conhecer ninguém nessa sala nova pode ser um pouco assustador no início, mas lembre-se que todos eles chegaram ali do mesmo jeito que você, todos têm interesses parecidos com os seus, e a maioria esmagadora também não conhece ninguém ali.

Aproveite essa grande oportunidade para fazer amizades verdadeiras, daquelas que duram para a vida toda, e para começar a construir seu networking. Se a sua faculdade tiver uma grade flexível, é possível que você tenha colegas diferentes em cada disciplina. Esse é um ótimo jeito de conhecer pessoas com experiências e histórias de vida muito bacanas.

O “uniforme”

Para quem sempre estudou em escolas tradicionais e usou uniforme durante todos os anos do ensino fundamental e médio, pensar no que vestir no primeiro dia de aula na faculdade pode dar um nó na cabeça. Ir arrumadinho ou ir bem à vontade — eis a questão.

Nossa dica é: vá do jeito que você quiser. A faculdade é também o período em que você vai crescer mais em termos de amadurecimento. E isso inclui encontrar o seu estilo, a sua imagem. Portanto, vista o que você achar que deve — e tudo bem você ir mudando de estilo depois, ao longo dos anos.

As aulas

Todo mundo fala que faculdade é difícil. Então, é normal você sentir um medinho das aulas. Muita calma nessa hora! Em faculdades com a grade fixa, talvez você nem note muita diferença quanto à estrutura das aulas. Mas em uma faculdade onde o aluno tem maior protagonismo em sua formação, algumas diferenças serão grandes — e também muito divertidas.

Pode acontecer, por exemplo, de você ser da mesma turma de um aluno veterano. Esse contato proporcionará trocas muito interessantes, que vão potencializar ainda mais o seu aprendizado.

Você também pode se sentir um pouco perdido no início, sem saber quais matérias cursar ou o que fazer da sua carreira acadêmica. Calma, é só o primeiro dia! Para solucionar essas angústias, você pode marcar uma reunião com o coordenador do seu curso ou algum responsável pedagógico. Na Fappes, há coaches que orientam os alunos quanto ao percurso que vão traçar ao longo dos anos de faculdade.

Os professores

Você vai ter professores de todos os tipos: uns mais durões, outros de coração mais mole, este que adora uma teoria, aquele que só quer saber de colocar a mão na massa. Isso é o que torna a experiência da faculdade tão rica. Você passa a lidar com perfis bem diferentes de profissionais e já começa a entender melhor como se comportar diante de cada um deles.

Aproveite seus professores ao máximo. Cada um deles é um poço de conhecimento sobre sua área e, com certeza, terá muito mais conteúdo do que aquele dado em sala de aula.

Os materiais para as aulas

Os livros da faculdade são muito diferentes dos livros ou das apostilas do ensino médio. Prepare-se para lidar com textos complexos, que vão demandar um maior nível de elaboração e até um pouco mais de tempo para serem interpretados. Mas não precisa se desesperar: os professores estarão lá para ajudá-lo a decodificar toda essa nova linguagem.

Em algumas faculdades, os professores disponibilizam as apresentações feitas em aula para os alunos estudarem depois. Naquelas que prezam por uma maior independência do estudante, há um incentivo grande para que ele vá atrás de textos complementares para aprofundar ainda mais os conhecimentos.

A experiência

Um curso universitário é muito mais do que somente aulas, textos e provas. Visitas guiadas, laboratórios, atividades extracurriculares, participação em projetos de extensão, intercâmbio, estágios e muitas outras atividades são tão importantes em sua formação quanto o que você vê em sala.

Faculdades mais modernas incentivam muito a participação nessas ações, pois sabem que daí pode surgir a ideia para uma ação empreendedora mais para frente ou para algum outro projeto que pode ser muito interessante. Agarre essas oportunidades, pois cada uma delas é uma experiência para você colocar no seu currículo.

Estudos e trabalho

Se você já tem uma profissão e vai ter que começar a conciliar estudos e trabalho, tem um grande desafio pela frente. Apesar disso, é perfeitamente possível fazer um bom curso universitário e continuar ganhando seu dinheiro. Você vai precisar de bastante planejamento e uma boa organização do tempo, além de determinação.

Dicas de ouro

Para finalizar e deixar você bem tranquilo quanto ao seu primeiro dia na faculdade, elaboramos um pequeno manual de sobrevivência do calouro, para você já estar mais ou menos preparado para o que vai enfrentar. Veja:

Saia com antecedência

Mesmo que você já saiba onde é o campus, o trajeto e como vai chegar lá, pode haver algum imprevisto justo naquele dia que o faça se atrasar para sua primeira aula — e, convenhamos, ninguém quer começar com o pé esquerdo desse jeito.

Leve seu lanche

Você está chegando na faculdade agora e ainda não conhece as dependências, nem sabe se vai ter tempo para ir comprar alguma coisa. Então, para não correr o risco de ficar morto de fome, leve uns biscoitos ou um sanduíche de casa.

Anote suas salas

Na faculdade, é muito comum que cada matéria seja dada em uma sala. Você vai ficar perdido no primeiro dia. Mas, para que não fique também no segundo, anote onde acontece cada matéria.

Conheça o território

Se não houver um tour pelas dependências da faculdade, tire alguns minutos antes ou depois da aula para explorar o campus ou o prédio. Descubra onde é a cantina, o departamento do seu curso, o colegiado, a secretaria, a biblioteca etc. Você certamente vai precisar de algum deles em algum momento.

Não tema o trote

Em muitas faculdades ainda há trotes. Se eles forem um momento divertido para todos e de confraternização entre calouros e veteranos, maravilha! Mas, se você não se sentir confortável em participar, tudo bem. Você não é obrigado. E também pode reportar à direção do curso se achar que alguma brincadeira passou dos limites.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o primeiro dia de aula na faculdade, sente-se mais tranquilo para encarar esse desafio de frente? Temos certeza que, quando chegar em casa, estará ansioso para voltar para lá no dia seguinte!

Quer receber mais informações como estas em seu e-mail? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todos os nossos conteúdos especiais!

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Taxa de Inscrição Vestibular Futuro Executivo

R$25,00

O Programa Futuro Executivo da Fappes Blox foi feito para te transformar. Ele diz respeito a uma graduação em Administração com uma série de benefícios para mudar suas atitudes, comportamentos, suas visões empreendedoras e de mundo! Está pronto para transformar sua vida?

Fazendo o Programa Futuro Executivo você tem direito a um curso no Canadá, na McGill University durante um mês! Um curso de inglês e sessões de Coaching também entram na lista VIP das inúmeras vantagens do Programa. Nós da Fappes Blox acreditamos que a educação vai além de um diploma. E você?