O que uma boa faculdade precisa oferecer?

By Virgínia Terra 1 ano ago

Você que está prestes a escolher uma faculdade: sabe como dizer se elas são boas ou ruins? A sua resposta provavelmente vai depender de muitos fatores. Separamos aqui alguns deles para você se decidir melhor:

• Metodologia

A metodologia de ensino pode variar muito de uma instituição de ensino para outra. A maior parte das faculdades aqui do Brasil utilizam a metodologia tradicional, conhecida por ser mais uniforme e autoritária. Mas isso não é uma regra: aqui na FAPPES, por exemplo, utilizamos a metodologia ativa. Neste link aqui você pode entender quais são as vantagens dessa metodologia.

É importante que você descubra qual tem mais a ver com você. E aqui vai um recado aos que já estão estudando, gostam do curso, mas não estão felizes: talvez a metodologia da sua faculdade não conduza com a sua personalidade. Isso pode acontecer!

• Organização

A organização de uma faculdade pode ser um ponto chave. E não é só a organização das salas, não. Organização das informações, dos colaboradores, dos professores… Tudo isso conta.

• Avaliações Externas

É importante que a faculdade tenha uma boa nota no MEC e em outras avaliações, como a do Guia do Estudante. Aqui na FAPPES temos nota 4 de 5 pontos no MEC e 4 de 5 estrelas na avaliação do Guia do Estudante. Hoje em dia temos outros métodos menos formais, como as avaliações no Facebook,  mas tão interessantes que não devem ser desconsideradas.

• Experiência de alunos

Converse com os alunos que estudam ou já estudaram na instituição. Será que tiveram alguma história ruim? Algo importante a ser levando em consideração? Histórias boas e ruins certamente vão aparecer, cabe a você decidir o que é mais importante e, ao final, chegar a uma conclusão.

• Professores

Ainda mais importante que os títulos dos professores é a forma como eles dão aula. E isso depende muito de fatores internos da faculdade. O ideal seria assistir a algumas aulas nas faculdades que você tem interesse. Preste atenção ao modo que um professor conduz sua aula, como ele encara as avaliações, como enfrenta problemas em sala de aula. Tudo isso reflete muito em como a faculdade encara a educação!

Esses são apenas alguns pontos mas o importante é o como você se sente na Instituição que escolher. Você se sentiu acolhido? Gostou de estar naquele ambiente? A FAPPES está sempre aberta aos que quiserem nos conhecer, não temos nada a esconder, muito pelo contrário! Temos muito do que nos orgulhar. Agende sua visita através do número 3111-1300, estamos te esperando 🙂

Luíza Caricati – Jornalista

Category:
  FAPPES

Um Comentário

Informe seu e-mail para enviar seu comentário.