Procure, construa e ame a mudança

By Comunicacão FAPPES 3 anos ago

Descrevo a partir das palavras de um dos maiores lideres e estudiosos da gestão contemporânea – Ran Charam (Fórum HSM Expomanagement, 2013), a necessidade de refletirmos sobre os papeis e condutas que o gestor deve ter a partir de seu atitudinal, nos dias atuais.

O primeiro passo, é que não se deve conviver com a chamada zona de conforto, sempre pensando de forma conservadora numa aparente estabilidade, porém, é de fundamental importância, eleger prioridades para quebrar paradigmas pessoais e profissionais com foco e proatividade, pois o novo líder é testado a todo momento e deve ser cada vez mais preparado para enfrentar estes desafios que ao longo da carreira são constantes.

O segundo passo é ter velocidade para mudar, porém fazendo uso de suas competências para fazer as mudanças acontecerem, de forma a inspirar pessoas, obter resultados e agir com coragem para modificar o que deve ser transformado.

O terceiro passo, é estar apto ao gerenciamento de situações extremas, sejam adversas ou bem sucedidas, mas a partir de cada momento, escrever seu inventário de lições aprendidas, para que sempre evolua, influenciando também a visão de mundo daqueles que fazem parte deste movimento de construção e soma de saberes.

Por último, procure diante de cada ciclo, reposicionar-se, tanto com relação ao mercado como às suas próprias competências essenciais, pois quem deseja passar por um cenário de mudança deve estar preparado para ampliar a visão de mundo e dos negócios em que está inserido, uma vez que não mais existe um único ponto de vista, mas várias formas de observar o mesmo fato, produzindo novos valores, novos saberes e uma nova forma de agir, a cada instante.

 Assim, a melhor estratégia não é agir de forma isolada, mas procurar ao longo do tempo, realizar as ações com integração, interação e servindo ao próximo, compartilhando experiências, vivências e conhecimento em busca de uma sociedade cada vez mais humana, porém competitiva, ética e em movimento. Ame a mudança, pois ao permitir-se mudar, novos horizontes e diferentes cenários, com novas e valiosas oportunidades, serão construídos.

Até a próxima

Professor Gustavo Rodrigues de Oliveira é Mestre em Educação em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade de São Marcos
Category:
  FAPPES

Comente

Informe seu e-mail para enviar seu comentário.