Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior - FAPPES | 0800 730 7766

Não é nenhuma novidade que o mercado de trabalho é extremamente competitivo. A cada dia, mais e mais profissionais são inseridos nesse cenário, disputando entre si vagas de emprego e posições de destaque em grandes empresas. Não é à toa que, para ter alguma relevância e conseguir construir uma carreira de sucesso, é preciso estar muito bem preparado.

Se você se questiona por que fazer faculdade é tão importante atualmente, a resposta está justamente na capacidade que o curso superior tem em preparar o estudante para os desafios que serão enfrentados no mercado de trabalho, colocando-o em uma posição diferenciada em relação aos seus concorrentes.

Para saber mais sobre as vantagens de fazer faculdade e obter o diploma de ensino superior, continue lendo o nosso post de hoje!

1. Crescimento pessoal

Quando entramos na faculdade, estamos no início da nossa vida adulta e, por isso, o contato com colegas e professores é totalmente diferente do que era no ensino médio. É preciso abandonar a sua zona de conforto e aprender a lidar com esse cenário de outra maneira.

Você perceberá que nem tudo na vida funciona exatamente como você pensa e logo vai adquirir experiências e conhecimentos que farão sua visão de mundo mudar. Esse é o melhor momento da vida para crescer tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.

Quem tem a oportunidade de cursar o ensino superior não pode perder essa chance, pois os desafios que serão enfrentados e os conhecimentos adquiridos — técnicos e culturais — serão úteis para o resto da vida.

2. Oportunidades únicas

Um questionamento muito comum hoje em dia é: por que fazer faculdade se existem diversos profissionais famosos sem diploma de nível superior?

Apesar de essa informação não estar errada — realmente existem grandes profissionais que não se formaram em um curso específico —, ela não serve como justificativa para deixar de entrar na faculdade.

Primeiramente, esses profissionais não são a regra e sim a exceção, são pontos fora da curva. Em segundo lugar, o que a informação não revela é que muitos deles (como Mark Zuckerberg e Steve Jobs) fizeram matérias isoladas na faculdade e, em vários casos, foi graças a elas que surgiram as oportunidades que abriram as portas para o sucesso.

Durante a faculdade, você terá a chance de criar projetos, trabalhar a criatividade, amadurecer ideias, trocar experiências e formar parcerias com outros colegas ou professores que podem resultar em grandes empreendimentos no futuro. Basta ficar atento para não perder as oportunidades que surgirem ao longo do curso.

3. Visão de mercado

Não é todo mundo que tem um talento nato para atuar em uma determinada área. Em alguns casos, por mais que você tenha interesse em uma profissão, é necessário um empurrãozinho para conseguir se destacar no mercado.

Poder contar com a ajuda e dicas de professores que possuem um amplo conhecimento na área é um diferencial na vida de quem deseja se tornar um grande profissional. A noção de mercado adquirida durante o curso superior dá uma grande vantagem aos estudantes assim que eles se formam e ingressam nesse cenário.

Ainda que você já seja bastante habilidoso e tenha alguma experiência no mercado de trabalho, a faculdade continua sendo essencial para adquirir uma visão mais detalhada e realista da profissão, além de ensinar a lidar com diversos desafios que você pode encontrar no caminho rumo ao sucesso.

4. Rede de contatos

A ascensão na carreira depende, em boa parte, do seu networking. Ninguém consegue se destacar em uma profissão inteiramente sozinho. Amigos, colegas e conhecidos são essenciais nos momentos em que você precisar de uma indicação em uma empresa, de um financiamento para um projeto ou até mesmo de uma ajuda para solucionar um problema qualquer.

O melhor momento para começar a formar sua rede de contatos é durante a faculdade. A relação direta com os professores — que muitas vezes são profissionais renomados — pode oferecer oportunidades únicas, ainda mais se você for um estudante engajado, que participa de projetos de pesquisa, palestras e seminários.

Suas amizades também são extremamente valiosas, já que a maioria dos seus colegas vão trabalhar na mesma área que você e, no futuro, podem oferecer uma ajuda para conseguir uma vaga de emprego ou gerenciar um empreendimento (que pode, inclusive, iniciar durante o curso).

5. Preparo profissional

Se você ainda não tem certeza de qual carreira deseja seguir ou se tem dúvidas em relação à imensa quantidade de profissões existentes no mercado de trabalho, a faculdade vai ajudar a encontrar o caminho certo.

Além de poder contar com a ajuda de diversos professores especialistas em áreas diferentes, você também poderá experimentar a prática da profissão durante os estágios profissionalizantes.

Nas instituições modernas, você ainda tem a possibilidade de montar a sua própria grade curricular, escolhendo quando e o que estudar de acordo com o seu perfil. Dessa forma, o curso é capaz de passar o exato conhecimento necessário para que você se torne um profissional capacitado e bem-sucedido.

6. Garantia de estabilidade financeira

Não é nenhuma novidade que a maioria dos cargos com boa remuneração nas empresas exigem um diploma de nível superior. Portanto, se você ainda se pergunta por que fazer faculdade é tão importante, lembre-se de que a estabilidade financeira e a qualificação para conseguir um bom emprego dependem do seu diploma.

Ainda que existam muitos cargos que não exigem formação superior, são raros aqueles que oferecem segurança, bons salários e um plano de carreira promissor. É justamente por isso que fazer faculdade é um diferencial no mercado de trabalho.

7. Possibilidade de intercâmbio

Durante a faculdade, você poderá se deparar com a oportunidade de estudar alguns meses no exterior e adquirir um conhecimento diferenciado a partir de técnicas e profissionais de outros países, além, é claro, de treinar o inglês.

Na maioria dos casos, o intercâmbio gera um custo ao estudante, porém, se você se dedicar com afinco ao curso e cumprir uma série de requisitos, é possível obter uma bolsa do governo ou da própria instituição para arcar com o deslocamento e a moradia.

Estudar no exterior, além de ser uma experiência enriquecedora, também agrega um enorme valor ao currículo, colocando o estudante em destaque no mercado de trabalho. Afinal, o que as empresas mais buscam hoje em dia são profissionais com experiências diversificadas.

Todo conhecimento adquirido durante o curso superior é essencial para alcançar uma carreira de sucesso e tranquilidade profissional e financeira. Quem não investe na própria educação tem grandes chances de ser deixado para trás na competição acirrada do mercado de trabalho!

Entendeu por que fazer faculdade nos dias de hoje é tão importante? Então aproveite para ler o post em que falamos sobre como será o futuro da faculdade!

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Taxa de Inscrição Vestibular Futuro Executivo

R$25,00

O Programa Futuro Executivo da Fappes Blox foi feito para te transformar. Ele diz respeito a uma graduação em Administração com uma série de benefícios para mudar suas atitudes, comportamentos, suas visões empreendedoras e de mundo! Está pronto para transformar sua vida?

Fazendo o Programa Futuro Executivo você tem direito a um curso no Canadá, na McGill University durante um mês! Um curso de inglês e sessões de Coaching também entram na lista VIP das inúmeras vantagens do Programa. Nós da Fappes Blox acreditamos que a educação vai além de um diploma. E você?