Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior - FAPPES | 0800 730 7766

A diferença salarial por nível de escolaridade é maior do que por sexo, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base dos registros de 2009.

O assalariado com nível superior completo recebe até 225% a mais do que os trabalhadores sem faculdade. Na comparação por sexo, a diferença é de 24,1% – em favor dos homens.

De acordo com a pesquisa, dos 40,2 milhões de assalariados, 58,1% são homens. Eles são maioria em 15 das 20 atividades econômicas da pesquisa.

No recorte por escolaridade, 83,5% não têm faculdade.

As grandes empresas empregam 57,7% dos assalariados com nível superior e um em cada cinco desses trabalha na indústria de transformação.

Santa Catarina foi o estado com maior participação de mulheres (39,6%) no pessoal assalariado e o Distrito Federal tinha a maior proporção de profissionais com diploma universitário (13,2%).

A pesquisa considera as 4,8 milhões de empresas e outras organizações integrantes do CEMPRE, que reuniam 40,2 milhões de assalariados, além de 6,5 milhões na condição de sócio ou proprietário.

(Karen Camacho | Valor)

Fonte original, clique aqui.