Conheça 11 profissões para quem tem perfil de liderança

By Comunicacão FAPPES 4 meses ago

Uma discussão bastante frequente no mundo empresarial é sobre o perfil de liderança. Enquanto umas pessoas acreditam que já se nasce líder, outras preferem seguir a ideia de que a liderança pode ser desenvolvida e aperfeiçoada ao longo da vida.

Se você identifica em si mesmo características como atitude, proatividade e determinação, já possui muito do que é necessário para ser um/a grande líder e pode se dar bem em algumas profissões. No post de hoje, reunimos 11 delas. Confira!

1. Empreendedor/a

Parece óbvio que [email protected] empreendedor/a deva ter um perfil de liderança, mas essa característica não é compartilhada por muitos [email protected], o que pode levar ao fracasso do negócio mais cedo do que se imagina.

Esse problema acontece, muitas vezes, porque @s profissionais se acomodam ao acreditar no mito de que, para liderar, é preciso “nascer líder”. E, a partir dessa premissa, perdem o controle do que criaram.

A verdade é que quase todas as características da liderança podem ser desenvolvidas, e empreender é uma boa oportunidade para isso.

2. Storyteller

Todo processo de vendas é baseado em uma história. Antes de comprar um produto, @ consumidor/a precisa ser atraí[email protected] por algo que há por trás dele, por um benefício único ou por algo que @ diferencie do resto das pessoas.

E, para construir uma narrativa realmente atrativa, que desperte o interesse do público-alvo, é que entra @ storyteller, ou seja @ contador/a de histórias. Para fazer um bom trabalho, [email protected] profissional precisa cativar @ espectador/a.

Ter um espírito líder nesse caso é observar e entender as necessidades [email protected] cliente, criar um relacionamento e estudar a concorrência, para só então contar uma história atrativa, que faça a diferença diante do que já é contado por aí.

3. Professor/a

[email protected] professor/a precisa lidar diariamente com [email protected] de diferentes perfis, classes sociais e com interesses distintos. E, ainda assim, garantir que [email protected] superem as dificuldades e tenham o melhor aprendizado. E é exatamente isso que um/a bom/boa líder faz.

O sucesso dessa missão consiste especialmente em não assumir uma liderança autocrática, em que “manda quem pode e obedece quem tem juízo”, mas ter uma postura servidora, pronta para atender e entender @s estudantes. O que não significa fazer todas as suas vontades. Apenas ter uma relação mais amigável, disposta a ensinar, mas também a aprender.

4. Customer Success

A área de Sucesso do Cliente (Customer Success), também conhecida como Customer Happiness Analyst ou Gerente de Sucesso do Cliente, é ainda recente nas empresas e busca garantir a satisfação [email protected] consumidor/a após a compra de um produto ou serviço.

Com as novas exigências de quem consome, essa profissão se tornou fundamental para as empresas e, mesmo sem exigir uma formação específica, requer profissionais com perfil de liderança, capazes de interagir com pessoas, prestar um atendimento rápido e ter proatividade para lidar com situações de conflito — características comuns da liderança carismática.

5. Instrutor/a

[email protected] instrutor/a, seja de projetos, de atividades físicas ou de qualquer outra prática, precisa ter uma postura de liderança. Sua principal característica deve ser garantir a quem recebe o treinamento, que aprenda com maestria e até mesmo se torne um/a líder no futuro.

Para isso, é preciso entender de desenvolvimento pessoal, ter habilidades de atendimento e poder de comunicação. Características autênticas de quem exerce uma boa liderança.

6. Coach de Carreira

Assim como @ instrutor/a, @ coach é responsável por instruir e treinar. O seu diferencial, no entanto, é não apenas fornecer conhecimento, mas ser capaz de mudar toda a forma com que uma pessoa se comporta. E no caso do coaching de carreira, toda a vida profissional dessa pessoa.

A liderança [email protected] coach precisa saber lidar com obstáculos, aprimorar talentos, minimizar pontos fracos e ter uma postura observadora — capaz de identificar o que precisa de mudanças e motivar @ cliente a ser melhor.

7. Gestor/a de Pessoas

[email protected] gestor/a de pessoas atua por si só como um/a líder, mas ter um perfil de liderança vai além de comandar equipes. É preciso ter um pensamento estratégico, uma visão global clara da empresa e das potencialidades dos seus colaboradores, para escolher cenários e técnicas com melhor aproveitamento.

Quem atua na gestão de pessoas também precisa agir com transparência, deixar claro para a sua equipe quais são as dificuldades esperadas e mantê-la coesa e motivada — uma postura comum à liderança democrática.

8. Jornalista

@ jornalista simplesmente não pode esperar a notícia chegar ou correrá o risco de ser vencido pela concorrência. [email protected] precisa ir atrás das melhores fontes, captar cada ponto de vista e se relacionar com as pessoas ao seu redor da melhor maneira possível.

Ter um perfil de liderança é diferencial para o jornalismo, pois garante que [email protected] profissionais ajam com mais iniciativa e atitude, saibam se comunicar objetivamente e, acima de tudo, estejam [email protected] para ouvir atentamente.

9. Administrador/a

Para exercer as atividades de administrador/a , @ profissional precisa envolver todos os componentes da empresa — de [email protected] a [email protected] — no processo de controle e tomada de decisões, para que todas as metas sejam alcançadas em parceria.

Quem possui um perfil de líder consegue exercer essa influência mais facilmente, fazer com que [email protected] trabalhem em sintonia, garantir a execução do planejamento e corrigir possíveis falhas no percurso.

10. Profissional de TI

Em Tecnologia da Informação (TI), a interação social é algo raro. Muito da comunicação feita por [email protected] profissionais se dá apenas no mundo virtual. O que torna a área excelente para @s [email protected] Mas o que isso tem a ver com um perfil de liderança?

Criou-se um mito de que ter perfil de líder significa ser [email protected] e falador/a. Mesmo sendo características que ajudam, pessoas que não as possuem também podem liderar equipes com eficácia e sucesso. Bill Gates e Mark Zuckerberg, por exemplo — alguns dos maiores nomes da tecnologia — são conhecidos pela sua introspecção.

Isso acontece, principalmente, porque pessoas mais tímidas estão mais dispostas a ouvir, entender e analisar as pessoas e os problemas antes de tomar uma decisão. Algo essencial para a área de TI, que pede profissionais [email protected] e [email protected], mas, ainda assim, [email protected] e [email protected]

11. Analista de Marketing

A maioria [email protected] profissionais de marketing precisa ter um tom convincente para lidar com a equipe interna e com @s clientes e usar bem as suas habilidades de comunicação para coletar e transmitir ideias.

Por isso, essa área — seja no trabalho em uma agência, como analista, consultor/a ou [email protected] de contas, por exemplo — é ideal para quem tem a atitude, a ousadia e a criatividade de um/a líder.

E então, gostou de conhecer as melhores profissões para quem possui perfil de liderança? Se a administração e o empreendedorismo são as suas escolhas de carreira, não deixe de conferir também o nosso post sobre como unir essas duas áreas para construir um negócio de sucesso!

 

Category:
  Liderança

Comente

Informe seu e-mail para enviar seu comentário.