Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior - FAPPES | 0800 730 7766

O universo fashion atrai muitas pessoas, mas várias delas acabam não investindo nessa área de trabalho talvez por não conhecerem bem as oportunidades do mercado. Pensando nisso, resolvemos falar um pouco mais sobre as profissões ligadas ao mundo da Moda.

Há algum tempo, esse campo era bem restrito a grandes nomes e parecia difícil querer viver disso. Porém, hoje já existe espaço para os mais diversos tipos de profissionais que tenham interesse em atuar no segmento.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o post a seguir!

1. Estilista

Uma das carreiras mais famosas na área é a de estilista, também conhecido como designer de moda.

Um fator fundamental para o sucesso do estilista é acompanhar as tendências do setor, pois esse é o profissional responsável pela criação das coleções de roupas, calçados ou acessórios — o que implica que o seu conhecimento sobre o assunto deve ser profundo e sistêmico, para definir temas, materiais, cores, modelagens, entre outros aspectos.

O estilista deve expressar em seus produtos as características da marca, de forma que consiga se comunicar com o seu público e levar informação a ele. Para isso, precisa estar atento a todas as etapas, desde o processo criativo até a produção das peças.

Atualmente, ter essa profissão é só uma questão de querer, já que ficou bem mais fácil abrir uma marca independente, expor suas criações na internet, fazer propaganda, vender online etc. Isso não significa que não é preciso investir em capacitação para se dar bem, até porque fazer a gestão de todo o negócio é um desafio.

2. Produtor de moda

O produtor de moda é aquela pessoa que providencia todos os itens necessários para que um trabalho dê certo — seja um editorial, uma campanha publicitária, um filme, programa de TV, clipe musical ou qualquer outra coisa semelhante.

Assim, ninguém precisa se preocupar com esses detalhes, principalmente quem não entende do assunto. Inclusive, em muitos casos o próprio produtor é quem escolhe os modelos, define a locação e ainda contrata maquiador, cabeleireiro e fotógrafo.

Seu papel é fazer com que o resultado final seja compatível com a proposta da empresa contratante, abarcando todos esses aspectos visuais.

3. Visagista

Mudar a imagem e até o comportamento de uma outra pessoa parece um desafio e tanto, não é mesmo? Só que isso fica mais fácil quando você está bem preparado, principalmente para lidar com a personalidade e as necessidades particulares de cada um.

Por isso, o curso de Visagismo é uma alternativa super-recomendada para pessoas que já trabalham com moda, mas gostariam de adquirir uma nova especialidade que está em alta no mercado.

Garantindo essa capacitação, o profissional conseguirá adequar as intenções dos seus clientes à imagem deles, valorizando pontos positivos e equilibrando vários fatores para conferir uma apresentação mais harmônica.

Aliás, esse tem sido um desejo comum entre advogados, executivos, artistas, professores, entre diversos outros perfis. O que acontece é que às vezes a própria pessoa não sabe bem o tipo de mudança que quer fazer, o que exige ainda mais do conhecimento e da experiência do visagista.

4. Cool hunter

Quem possui uma sensibilidade apurada e gosta de pesquisar tendências provavelmente vai se encontrar como cool hunter — que, em tradução livre, nada mais é do que um “caçador de coisas legais”.

Essa é a profissão ideal para as pessoas que estão sempre de olho nas novidades, acompanham desfiles e lançamentos, leem revistas de moda, seguem personalidades descoladas e têm um olhar atento para todo o seu entorno.

A partir disso, conseguem identificar comportamentos e antecipar algumas mudanças do mercado. Na prática, essa costuma ser uma habilidade construída com o tempo, o que garante maior credibilidade aos profissionais que já possuem certa experiência.

Contudo, nada impede que pessoas mais jovens se dediquem a esse serviço, desde que façam com fundamento e não tentem “atirar para todos os lados”.

5. Jornalista

Se você tem uma paixão por moda e gosta de escrever, não pense que as oportunidades estão limitadas. Ainda que as revistas e jornais tenham perdido um pouco de espaço com o predomínio da internet, há muitas versões eletrônicas de conteúdo.

O jornalista ou editor de moda é o encarregado por explorar essa área e passar para os leitores todas as informações e novidades do mercado.

Sendo assim, ele deve fazer entrevistas, cobrir eventos, buscar referências e todas as outras atividades que permitam oferecer um material de qualidade — aumentando o engajamento do seu público e garantindo acessos.

6. Visual Merchandising

Que tal aliar o Marketing a alguns conceitos de moda? Entre o perfil esperado para o segmento, as pessoas devem apresentar características marcantes como criatividade e um bom senso estético (e crítico!).

Esse tipo de profissional tem sido muito requisitado para transformar pontos de venda em locais mais atrativos para os clientes, construir vitrines temáticas, enfim, ajudar a empresa a proporcionar uma experiência de compra mais agradável para o seu público. O céu é o limite para o VM.

7. Modelo

Uma opção tradicional e bastante reconhecida dentro da moda. Afinal, há muito tempo milhares de pessoas ganham a vida desfilando, tirando fotos, fazendo as mais diversas campanhas publicitárias e representando marcas.

O bom é que com o passar dos anos o mercado diversificou um pouco o estereótipo de um(a) modelo e hoje mais pessoas conseguem trabalhar nessa carreira. Nesse caso, a dica para encontrar boas oportunidades é buscar uma agência ou agente na área.

8. Fotógrafo

Embora muitas pessoas tenham talento para a fotografia, seguir essa profissão requer muito estudo para dominar os conhecimentos técnicos e outras habilidades necessárias para ser um fotógrafo excepcional.

Como a moda está muito relacionada com imagem, é preciso ter sensibilidade para traduzir todas as intenções da marca em uma “simples” foto. Então, se você gosta de fotografar e acha que esse pode ser um caminho interessante, não deixe de investir na sua formação e em bons equipamentos.

Viu só quantas profissões ligadas ao mundo da moda você pode explorar? E ainda existem muitas outras! O mais importante é encontrar algo com que você se identifique e dedicar-se ao máximo para ser um ótimo profissional.

Agora, aproveite para assinar a nossa newsletter e continuar por dentro das nossas publicações. Não perca a chance de receber mais dicas para construir a sua carreira!

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Taxa de Inscrição Vestibular Futuro Executivo

R$25,00

O Programa Futuro Executivo da Fappes Blox foi feito para te transformar. Ele diz respeito a uma graduação em Administração com uma série de benefícios para mudar suas atitudes, comportamentos, suas visões empreendedoras e de mundo! Está pronto para transformar sua vida?

Fazendo o Programa Futuro Executivo você tem direito a um curso no Canadá, na McGill University durante um mês! Um curso de inglês e sessões de Coaching também entram na lista VIP das inúmeras vantagens do Programa. Nós da Fappes Blox acreditamos que a educação vai além de um diploma. E você?