Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior - FAPPES | 0800 730 7766

Você quer estudar assuntos dinâmicos e atuais e não se adapta ao modelo tradicional de ensino? Os cursos livres podem ajudar você a se sentir mais preparado para o mercado de trabalho, pois eles apresentam assuntos que são relevantes para a sua carreira.

As aulas contribuem para você unir teoria e prática, se aprofundar em um tema específico de seu interesse e sair na frente em relação aos concorrentes. Quer entender melhor como esses cursos funcionam? Acompanhe!

O que são os cursos livres e qual é a validade deles para o mercado?

Os cursos livres têm curta duração e muitas vezes valem como crédito em uma graduação. Eles são voltados para os conhecimentos técnicos e práticos sobre determinado tema de interesse do aluno. A principal função dessa modalidade é proporcionar a atualização profissional sobre assuntos que ainda são novidades no mercado.

Eles integram a modalidade de Educação Profissional e permitem o acúmulo de créditos na faculdade. Os certificados de participação e conclusão são emitidos pela própria instituição e valorizados no mercado de trabalho. Eles podem, inclusive, ser integrados ao currículo profissional para comprovar horas extracurriculares e auxiliar na disputa por vagas em concursos públicos.

Vale lembrar que a atualização profissional é sempre muito bem avaliada pelas empresas e pode ser a oportunidade que faltava para você entrar ou se recolocar no mercado de trabalho. Afinal, não basta ser um funcionário eficiente; hoje, é preciso entender sobre tecnologia, ter visão ampla do mundo e um conhecimento aprofundado.

Quais são as vantagens desses cursos?

Esse modelo de capacitação permite que você se atualize rapidamente, sem prejudicar o andamento da sua graduação. Confira todos os benefícios!

Flexibilidade e curta duração

Se você não tem muito tempo para se dedicar a cursos de longas cargas horárias, esse é um modelo adequado para você. Os cursos livres abrangem uma variedade de áreas importantes para o mercado, têm curta duração e horários, muitas vezes, flexíveis. Muitos deles ainda unem tecnologia, teoria e prática para ampliar a capacidade de aprendizado do aluno.

Atualização profissional

Muitas faculdades tradicionais têm modelos pré-fixados de conteúdos e não atualizam a grade curricular com o passar do tempo. Como resultado, formam profissionais com desconhecimento sobre tecnologias em alta no mercado.

Imagine, por exemplo, um curso tradicional de Marketing que ainda não oferece disciplinas relacionadas às mídias sociais. Ele estaria completamente desconexo em relação ao mercado atual e às necessidades dos indivíduos.

Os cursos livres, por sua vez, sofrem uma atualização constante a cada nova turma e conforme acontecem as mudanças no mercado. Dessa forma, o aluno passa a conhecer as novas práticas e conceitos utilizados pelas empresas.

E o melhor: é possível encontrar estudantes tão engajados quanto você, que optou por realizar tais cursos — diferentemente do que acontece em relação às disciplinas fixas nas faculdades. Consequentemente, a sua oportunidade de aprender mais é ampliada, uma vez que todos têm interesse em participar efetivamente das aulas.

Visão global do mundo

Esse modelo inovador de curso segue uma estratégia menos formal e busca uma participação ativa do estudante. Isso contribui para que o aluno tenha uma visão global do mundo, pois permite o aprendizado rápido de variadas áreas do conhecimento.

Por exemplo: um aluno de Marketing pode aprender sobre startups, franquias e empreendedorismo. Já um estudante de Gestão de Pessoas pode escolher um curso sobre liderança e atendimento ao público para ampliar seus horizontes.

Quais são os tipos de cursos livres oferecidos no mercado?

Há modelos de cursos online e presenciais. Oferecidos em diversas áreas do conhecimento, podem ser realizados como um complemento da graduação ou da pós-graduação. Conheça, a seguir, alguns dos cursos livres oferecidos pela Fappes.

Marketing

Quem faz graduação em Marketing e tem interesse em acrescentar um conhecimento a mais ao currículo não precisa esperar terminar a faculdade. O aluno pode procurar um curso livre para adicionar disciplinas a sua grade curricular. Isso vai ajudá-lo a conquistar um diferencial no mercado em relação aos concorrentes. Entre os exemplos de cursos oferecidos estão:

  • Stakeholders — equilíbrio das influências das empresas;
  • Desafios do empreendedorismo;
  • Tornando projetos sociais inovadores e sustentáveis;
  • Estratégias de sistemas da informação para competitividade das organizações.

Finanças e Economia

O aluno pode unir o seu conhecimento em matemática à interpretação de textos para ampliar o seu aprendizado, por exemplo. Ele também pode incluir um pouco de História para compreender os efeitos do passado e se preparar melhor para o futuro. Conheça algumas opções nessa área:

  • As novas fronteiras dos negócios;
  • Para ler o jornal de economia — entendendo a economia do país;
  • Custos para tomada de decisão;
  • Treinando matemática até ficar craque.

Gestão de Pessoas

O estudante desse curso também encontra um leque de oportunidades para sair da grade curricular comum e diversificar o seu aprendizado. Afinal, as empresas precisam de profissionais capazes de trabalhar em equipe e com habilidades para liderar pessoas. Por isso, há cursos com diferentes temas para a área:

  • Inteligência emocional;
  • Gestão da mudança;
  • Capital intelectual;
  • Gestão por competências e formação de equipes;
  • A psicanálise das organizações.

Produção Logística

O profissional de logística precisa saber lidar com fornecedores, colaboradores e gestão dentro da empresa. Por isso, quanto mais conhecimento ele tiver, melhor será o seu trabalho. Essa área também abrange uma gama de cursos para o aluno escolher:

  • Gestão atual da qualidade;
  • Supply chain — criando valor para o cliente;
  • Gestão da produção de bens — a manufatura;
  • Gestão de processos — ferramenta lean.

Há ainda cursos para todas as áreas do conhecimento que envolvem a vida em sociedade, as estratégias para resolver problemas nas empresas e questões legais. Entre eles estão:

  • Comunicação assertiva nos negócios;
  • Como formular e resolver problemas;
  • A empresa e o mundo digital — existem limites legais?

Enfim, há inúmeras possibilidades de cursos livres para você ampliar os seus conhecimentos e estar mais bem preparado para construir uma carreira de sucesso. Basta escolher uma área que inspire motivação e um curso em uma instituição de confiança.

Então, que tal não perder mais tempo e começar a estudar agora mesmo? Conheça outros cursos livres oferecidos pela Fappes!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Taxa de Inscrição Vestibular Futuro Executivo

R$25,00

O Programa Futuro Executivo da Fappes Blox foi feito para te transformar. Ele diz respeito a uma graduação em Administração com uma série de benefícios para mudar suas atitudes, comportamentos, suas visões empreendedoras e de mundo! Está pronto para transformar sua vida?

Fazendo o Programa Futuro Executivo você tem direito a um curso no Canadá, na McGill University durante um mês! Um curso de inglês e sessões de Coaching também entram na lista VIP das inúmeras vantagens do Programa. Nós da Fappes Blox acreditamos que a educação vai além de um diploma. E você?