Você sabe quais são as profissões do futuro? Descubra!

By Comunicacão FAPPES 4 semanas ago

Quem está terminando o Ensino Médio e já pensando no curso universitário está fazendo hoje uma escolha para o futuro. Afinal, a carreira é uma dimensão que toma conta de uma parcela considerável da vida. Por isso, é importante levar em consideração fatores como realização pessoal, afinidades, mas também as projeções das diferentes áreas para as próximas décadas.

Você sabe quais são as profissões do futuro? Sabe o que vai estar bombando daqui a dez ou 20 anos? No post de hoje, vamos lhe mostrar algumas e ajudá[email protected] na sua escolha. [email protected]? Partiu futuro!

Gestão de treinamento em varejo

As pessoas mudaram. Isso significa que @s clientes também mudaram. Mais [email protected] em adquirir experiências do que bens materiais, @s consumidores/as de hoje precisam de outro tipo de assistência para concluir sua compra.

Para vender, é preciso conquistar a confiança [email protected] cliente e criar uma relação com ele/a. Mas @ vendedor/a só saberá fazer isso se for [email protected] E é aí que entra @ gestor/a de treinamento em varejo. Esse/a profissional será responsável por capacitar vendedores/as para fazerem bem seu trabalho.

Administração de negócios criativos

A indústria criativa é uma realidade. Diferentes modelos de negócios, pensados a partir da tecnologia e possibilitados por ela, já existem. Para atender às expectativas dos novos consumidores, não basta ter uma boa ideia: o seu negócio também precisa entregar o produto ou serviço de forma criativa.

Essas empresas atuam em diferentes áreas: hotelaria, logística, transporte de pessoas, câmbio de dinheiro e várias outras. O que todas elas têm em comum é o fato de utilizarem modelos de negócios não convencionais.

Portanto, são organizações com necessidades muito próprias no que se refere à sua gestão e administração. @ profissional que atuar nelas precisa ter a habilidade de aplicar os conceitos básicos a uma realidade completamente nova.

Esses negócios estão crescendo, e precisarão cada vez mais de pessoas que saibam se movimentar nesse ambiente de criatividade borbulhante.

Gestão de inovação

Inovar é preciso — em todas as empresas e organizações. O mundo está mudando rápido, e quem não mudar com ele já está ficando para trás. Por isso, @ gestor/a de inovação será um/a profissional muito [email protected] nos próximos anos.

Se, hoje, a área de inovação costuma estar atrelada ao marketing, a tendência é que ela se torne mais independente e autônoma, com maior liberdade de atuação dentro da empresa. @ gestor/a de inovação será a figura com a responsabilidade de capilarizar as mudanças, fazendo-as chegarem a todos os departamentos e processos da organização.

Engenharia Civil

Não, você não leu errado! A Engenharia Civil, uma das áreas mais tradicionais do mundo, continua firme no mercado de trabalho do futuro. Nos últimos anos, com a vinda de grandes eventos mundiais como a Copa do Mundo e as Olimpíadas para o Brasil, esses/as profissionais foram muito [email protected]

Mas sua atuação não ficou só nisso. O país ainda precisa construir portos, aeroportos, pontes, estradas e outras grandes estruturas. Isso sem falar no déficit habitacional, que precisa ser diminuído! Por isso, @s [email protected] civis ainda serão uma força de trabalho fundamental pelas próximas décadas.

Engenharia Ambiental

A gestão dos recursos ambientais é uma das maiores preocupações globais atualmente. Os impactos das atividades industriais, do uso de combustíveis fósseis e até da construção civil sobre o meio ambiente precisam ser mensurados e minimizados para não sobrecarregar ainda mais o planeta.

Além de cuidar de toda essa parte, @ [email protected] ambiental é @ profissional responsável pela análise de sustentabilidade dos projetos também do ponto de vista financeiro.

Advocacia societária

Gosta de estudar leis e tem o sonho de trabalhar em uma grande empresa? Talvez a advocacia societária seja a especialização perfeita para você! As organizações têm se fundido, aberto seu capital, adquirido outras, e estão ampliando operações para outros países.

Todas essas movimentações demandam [email protected] hábeis, capazes de elaborar e revisar os contratos de acordo com as leis — muitas vezes, de mais de um país. Especializar-se nessa área pode garantir um diferencial para entrar em um mercado que movimenta cifras astronômicas!

Um outro ponto positivo dessa carreira é que ela ainda lhe permite ter experiências internacionais, já que muitas das empresas participantes dessas movimentações são gigantes multinacionais.

Coordenação de desenvolvimento de força de trabalho

Sabe o departamento de relações humanas das empresas? Pois é, ele vai mudar. Aliás, já está mudando! Nesse contexto de transformações das expectativas profissionais, de novas necessidades das empresas e de novas formas de consumo, era mesmo de se esperar que a gestão [email protected] colaboradores/as de uma organização não pudesse mais ser a mesma.

@ coordenador/a de desenvolvimento de força de trabalho pode ser uma carreira derivada dos recursos humanos. Esse/a profissional será responsável por aconselhar @s colaboradores/as sobre os rumos de suas carreiras.

Ele/a deverá indicar cursos, qualificações, leituras, experiências e outras ferramentas que possam ser úteis para @ funcioná[email protected] chegar aonde deseja. Uma espécie de coach, misturado com mentor, atuando dentro da própria empresa.

Gestão de comunidade

O que empresas como Facebook, Airbnb, Uber e Pinterest têm em comum — além de uma conta bancária recheadíssima? Todas elas criam comunidades. Seja em torno da experiência de viajar, unindo pessoas que têm interesses em comum, ou ligando quem tem um carro a quem precisa se deslocar, essas empresas trabalham com vínculos.

Para continuar em movimento, captando [email protected] clientes e fidelizando @s [email protected], é necessário trabalhar essas comunidades, reforçar os laços, criar e alimentar a sensação de pertencimento. Para isso, é preciso um/a profissional [email protected], @ gestor/a de comunidade. Certamente, haverá muito mercado nos próximos anos para quem decidir se dedicar a essa área.

O mundo mudou mais nos últimos 30 anos do que havia mudado em vários séculos anteriores à era digital. Novas tecnologias passaram a fazer parte da nossa vida, desenvolvemos novos valores, e, a partir deles, novas necessidades.

Para atender a todas elas, outros tipos de profissionais, que não existiam até agora, serão demandados. Por isso, é fundamental manter-se sempre [email protected], ativo e em capacitação constante.

Curtiu descobrir quais as profissões do futuro que vão bombar nos próximos anos? Já se identificou com alguma delas? Compartilhe este post nas suas redes sociais e veja o que seus/suas [email protected] têm a dizer a respeito!

Category:
  Mercado de Trabalho

Comente

Informe seu e-mail para enviar seu comentário.