Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior - FAPPES | 0800 730 7766

Você quer continuar os seus estudos, mas está cansado de frequentar aulas das quais você participa apenas como um ouvinte? Saiba que existem metodologias inovadoras de ensino que aliam teoria e prática na construção do conhecimento e colocam o aluno no centro de todo o processo.

Isso permite que os estudantes possam se expressar melhor em sala de aula, trocar ideias e desenvolver projetos com a contribuição de todos. Quer conhecer as vantagens desse método? Acompanhe o artigo!

É possível inverter a lógica comum do aprendizado e unir teoria e prática?

Sim! Não só é possível, como também é recomendável. O modelo tradicional de ensino torna os alunos passivos, pois eles são, na maioria das vezes, apenas ouvintes em sala de aula. São raros os momentos em que os jovens têm a oportunidade de manifestar ideias, questionar situações e contribuir com o mundo a sua volta.

O grande problema da metodologia que valoriza muito mais a teoria do que a prática está na limitação da capacidade de aprendizado. Aristóteles já dizia que “é fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer”. Ou seja, experimentar e compartilhar ideias é uma maneira eficaz de aprendizado.

Portanto, aliar teoria e prática é essencial para despertar o interesse de alunos e fazer o ensino ter mais lógica diante do mundo. As aulas inovadoras criam um caminho mais seguro para o conhecimento, pois a teoria precisa da prática para mostrar como os conceitos funcionam na vida real.

Um exemplo disso pode ser observado quando um professor incentiva a criação de protótipos ou projetos práticos nas aulas de ciência. Os alunos apresentam mais gosto por aprender e relacionam a experiência com as teorias aplicadas.

Como funciona essa mudança de aprendizado com a Metodologia Ativa?

Foi seguindo esse conceito de valorizar a prática que algumas faculdades implantaram a Metodologia Ativa. Ela valoriza a construção de uma sala de aula invertida, em que o aluno é o agente principal do aprendizado.

Ela consiste em um modelo em que professores e alunos trabalham em conjunto para construir o conhecimento. Os estudantes são os verdadeiros protagonistas do processo. Eles constroem o aprendizado de forma autônoma, em casa, e utilizam o espaço acadêmico para trocar ideias e expandir o conhecimento com o auxílio do professor.

Ou seja, a dinâmica funciona de maneira oposta ao que ocorre no método tradicional — em que o aluno vai para a sala de aula para receber conteúdos teórico e, em casa, desenvolve leituras e pratica exercícios.

Mas, afinal, como funciona a Metodologia Ativa?

Os estudantes recebem a indicação dos conteúdos que devem estudar em casa. Tudo é repassado por meio de plataformas online, para facilitar a interação entre os professores e os jovens. Assim, os materiais já apresentam os principais conceitos sobre o tema, exemplos e alguns exercícios resolvidos.

O aluno pode explorar esses materiais e construir o seu aprendizado. Dessa maneira, ele já pode chegar em sala de aula com perguntas prontas para serem compartilhadas com os demais estudantes e o professor, o que também contribui para instigar a curiosidade entre os jovens. Então, junto com a turma é possível dialogar sobre o tema, trocar ideias e ampliar o conhecimento.

Além disso, o professor incentiva a realização de pesquisas e busca de soluções para problemas. Em muitos casos, são traçados projetos em grupos para promover a aprendizagem de maneira colaborativa e democrática.

Quais são as vantagens desse modelo colaborativo de ensino?

Você já deve ter percebido que a Metodologia Ativa cria oportunidades para o aluno se expressar e aprender de maneira inovadora. Ela também valoriza o potencial de cada estudante e os conhecimentos que ele já tem. A seguir, saiba mais sobre os benefícios desse modelo de ensino.

Desenvolvimento de autonomia na aprendizagem

Com o surgimento e o fácil acesso a novas tecnologias, os jovens já não esperam chegar em sala de aula para esclarecer uma dúvida — ou vai dizer que você nunca pesquisou no YouTube alguma resposta para um problema? Pois é, a Metodologia Ativa valoriza esse perfil de estudante que tem sede de aprender e contribuir com o mundo.

Por isso, ela também estimula a autonomia no processo de aprendizagem. E isso só traz benefícios para o estudante, afinal, o mercado de trabalho procura pessoas capazes de compreender o mundo a sua volta. Ele também valoriza quem sabe realizar pesquisas por conta própria e, consequentemente, é capaz de contribuir com ideias inovadoras para a empresa.

Potencialização do aprendizado

Ficar sentado em sala de aula só ouvindo o professor é um processo bem entediante, não é mesmo? Não são poucos os casos de jovens que até dormem em suas carteiras porque não conseguem permanecer 45 minutos só prestando atenção às falas.

A metodologia colaborativa acaba com esse tipo de situação, pois o estudante precisa participar ativamente das aulas. O professor é um mediador do processo e tem o papel de guiar os alunos para a expansão do conhecimento.

Essa maneira dinâmica de estudar contribui para a potencialização do aprendizado, pois, como já dizia Aristóteles, “é fazendo que se aprende”.

União da tecnologia à educação

Os jovens já estão acostumados com todos os recursos tecnológicos que têm à disposição. Nesse sentido, não cabe mais às faculdades utilizarem apenas recursos como papel e caneta no processo de ensino.

A tecnologia, então, pode contribuir para a ampliação do conhecimento, pois ela ajuda a instigar a participação dos alunos em sala de aula. A Metodologia Ativa utiliza as ferramentas para direcionar o processo de aprendizagem, valorizando o uso de vídeos, exercícios e mídias digitais para compartilhar informações sobre o tema estudado.

Valorização do trabalho em equipe

O ensino colaborativo não só estimula a ampliação dos conhecimentos, como também prepara melhor o aluno para o mercado de trabalho. Ao incentivar o compartilhamento de dúvidas e ideias, a Metodologia Ativa mostra que o trabalho em equipe é fundamental para o processo de construção de qualquer projeto.

Logo, os jovens ficam muito mais preparados para enfrentar o mercado de trabalho, uma vez que eles saberão se comportar em reuniões, contribuindo com ideias inovadoras para as organizações, por exemplo. Para complementar, essa união de esforços também estimula o desenvolvimento do senso crítico e analítico — características fundamentais para o crescimento profissional.

Viu quantos benefícios são gerados pela combinação de teoria e prática no processo de ensino? Agora você sabe que essa metodologia inovadora pode ajudar você a desenvolver melhor as suas habilidades.

Gostou deste artigo? Assine a nossa newsletter para receber novidades sobre o ensino inovador!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Taxa de Inscrição Vestibular Futuro Executivo

R$25,00

O Programa Futuro Executivo da Fappes Blox foi feito para te transformar. Ele diz respeito a uma graduação em Administração com uma série de benefícios para mudar suas atitudes, comportamentos, suas visões empreendedoras e de mundo! Está pronto para transformar sua vida?

Fazendo o Programa Futuro Executivo você tem direito a um curso no Canadá, na McGill University durante um mês! Um curso de inglês e sessões de Coaching também entram na lista VIP das inúmeras vantagens do Programa. Nós da Fappes Blox acreditamos que a educação vai além de um diploma. E você?