FAPPES implementa sistema de ensino superior 100% flexível na área dos Negócios

By Virgínia Terra 1 ano ago

O mais novo e moderno método de organização acadêmica permite que o aluno escolha, de maneira autônoma, os assuntos que ele deseja estudar optando, por exemplo, por matérias que tenham maior relevância e contribuição para o momento de sua carreira concepção.

Compromissada com a qualidade da educação e a formação científica diferenciada, a FAPPES (www.fappes.edu.br/blox), instituição de ensino universitário que oferece cursos nos ramos da Graduação, Extensão e Pós-Graduação, apresenta ao mercado a implementação do Blox (https://goo.gl/rndsRY), um sistema inédito de educação por competências que teve toda sua baseada em gameficação. Foi a partir da dinâmica de jogos que a FAPPES construiu um modelo que tem como objetivo engajar ainda mais os alunos, mas principalmente, respeitar a natureza de aprendizagem, a importância das relações humanas durante o desenvolvimento individual e coletivo e a liberdade de escolha.

Só no segundo semestre deste ano mais de 1.100 alunos ingressarão neste novo sistema de ensino e a expectativa da FAPPES é que até o final de 2017 este número cresça em, pelo menos, 47%. “Sempre tivemos a vontade de fazer algo diferente e atualizado para a educação, principalmente no Brasil, e há dois anos começamos a desenvolver um sistema de crédito, mas  sentíamos que ainda não era aquilo. Foi, então, que a partir de uma desconstrução criativa, na qual, paramos de olhar para o mercado e voltamos nossa atenção para a regulamentação do MEC, que conseguimos criar um método único, inovador e que pretende promover uma disrupção na organização do ensino superior brasileiro”, afirma Leandro Berchielli, diretor geral da FAPPES.

Dividido em quatro áreas de conhecimento, todas de acordo com as normas do MEC, o Blox é 100% flexível ao aluno, que precisa escolher até dez matérias por semestre para preencher a grade semanal. Só no período noturno serão possíveis realizar mais de 322 mil combinações de grade. “O nosso novo método de ensino não organiza mais os alunos em “turmas” divididas por “semestre”. Eles são agrupados por interesses ao escolher um Blox. Isso significa que o nível de atenção e dedicação à aula será muito maior, uma vez que ninguém estará lá por obrigação”, declara Vanessa Dohme, Mestre em Gameficação e Coordenadora do Projeto Blox, na FAPPES.

Para auxiliar as escolhas, o Blox foi dividido em quatro perfis: Moderninha (assuntos que estão em alta), TMSD (temas básicos, mas fundamentais para a área de atuação), Hard (matérias mais densas que demandam maior tempo de estudo) e Trilha (matérias que têm sequencia ou exigem pré-requisitos para cursá-las). Todas as opções disponíveis de Blox estão relacionados à assuntos de Administração e Negócios, mas cada aluno terá uma jornada única em sua formação seja Bacharelado ou Tecnólogo.

Cada Blox sempre desenvolverá nos alunos pelo menos três das oito competências para se tornar um grande líder: senso crítico, cidadania, comunicabilidade, organização, aplicabilidade, interação, flexibilidade e inovação. Atualmente, existem 56 combinações diferente de competências que um Blox pode propor. “Somos disruptores. Design Thinking, Teoria U, Disruptive Leadership e Peer Instruction sempre fazem parte dos programas da FAPPES. Vale ainda ressaltar que produzimos nosso conteúdo com uma equipe de docentes com ampla experiência acadêmica e de mercado e isso, sem dúvida, é um dos nossos principais diferenciais”, comenta Berchielli.

Acolher e valorizar pessoas que desejam transformação por meio de uma educação mais humanizada é o propósito da FAPPES. Por isso, o novo sistema de ensino da Instituição permitirá que alunos com as mais variadas experiências de vida e habilidades profissionais e, até mesmo, que estejam cursando semestres diferentes, tenham a oportunidade de trabalharem juntos, enriquecendo ainda mais a experiência de aprendizagem ativa.

“A forma de nos comunicamos mudou, o modo como as pessoas se relacionam hoje já não é mais o mesmo e a FAPPES acredita que a educação também precisa evoluir. Foi pensando nisso que criamos o Blox, um sistema que permitirá ao aluno escolher “o que”, “quando” e “como” vai estudar”, afinal são as escolhas que definem o que cada um de nós será. E isso muda tudo”, finaliza Berchielli. Para saber mais sobre o Blox acesse www.fappes.edu.br/blox.

Sobre a FAPPES

Fundada em 2003, a FAPPES (Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior) é uma instituição de ensino universitário que oferece cursos nos ramos da Graduação, Extensão e Pós- Graduação. Compromissada com a qualidade da educação e formação científica diferenciada, a instituição possui uma metodologia própria que apresenta no seu conteúdo uma proposta estrutural de transformação do atual modelo acadêmico. Em 2016 a FAPPES lançou o Blox, o mais novo e moderno método de organização acadêmica que permite que o aluno escolher, de maneira autônoma, os assuntos que ele deseja estudar optando, por exemplo, por matérias que tenham maior relevância e contribuição para o momento de sua carreira. Para saber mais acesse www.fappes.edu.br/blox.

Informações para a imprensa

Michelly Magalhães